Se o horizonte é o limite, o mar é onde os sonhos se tornam verdade
Groupe Beneteau
295
Movido pelo desejo de tornar os sonhos realidade, há mais de cem anos que o Groupe Beneteau produz os mais belos e exclusivos barcos. Sob o mote “directamente do mar”, o estaleiro familiar permanece fiel à máxima do seu percursor: o impossível não existe!
Com a inovação impressa no seu código genético e munido de um conhecimento ímpar, o Groupe Beneteau conquistou um posicionamento destacado no mercado da navegação e é um dos maiores players mundiais do sector.
Hoje, é a quarta geração da família que segura o leme do negócio, com sede em Saint-Gilles-Croix-de-Vie, uma pequena cidade costeira na região de Vendée, a 80 km de Nantes (França). Foi lá que conhecemos os bastidores da produção de algumas das mais belas embarcações que navegam nos nossos mares rumo ao horizonte.
Através das suas dez marcas – Beneteau, Jeanneau, Lagoon, Prestige, Monte Carlo Yachts, CNB, Four Winns, Glastron, Wellcraft, Scarab –, o Groupe Beneteau cria desde veleiros a barcos a motor, de iates a catamarãs. No total, existem mais de 200 modelos disponíveis, com dimensões entre os 4,5m e os mais de 30m. Pelo meio, as configurações e especificações podem ser personalizadas, num sem-número de possibilidades que respondem a todas as necessidades e concretizam os desejos de qualquer um. E, como no mundo das embarcações de lazer, os barcos mais desejados costumam ser personalizados, existem diversas hipóteses para o casco, mas também para o layout da cabine, design e cor, com assentos, tops, capas, revestimentos interiores e mobiliário feitos à medida dos gostos e desejos de cada um. Como resultado dos avanços do parceiro Gerber Technology em sistemas de automação de alto desempenho, é também possível escolher diferentes motores e avançados sistemas electrónicos de apoio à navegação ou de conforto.
Argumento principal da empresa: a capacidade de incorporar todos os usos, todas as experiências, criando a diversidade que vem com as marcas. Na foto: Um iate à vela Jeanneau – o Sun Odyssey-490.
Só no ano passado, o grupo francês entregou mais de 9500 barcos, entre eles 28 modelos totalmente novos, vendidos através de mil pontos de comercialização em todo o mundo (sobretudo distribuidores dedicados). Por detrás destes números, há uma agilidade industrial e logística de alto nível, reiterada por parcerias sofisticadas e amadurecidas com fornecedores de equipamentos técnicos e de interiores, bem como de todos os sistemas de fabrico a que o Grupo recorre.
É precisamente a nível interno que se encontra o principal activo da história de sucesso da Beneteau: seis mil funcionários a trabalhar num total de 19 fábricas, empenhados no desenvolvimento e na construção de embarcações. “O seu know-how técnico único e a excelente qualidade de acabamento são visíveis em todos os nossos produtos”, revela Mirna Cieniewicz. “É a paixão deles, o que liberta a nossa capacidade criativa e energia. Impulsiona-nos para maximizar a satisfação dos nossos clientes e a oferecer-lhes o melhor serviço possível, onde quer que estejam no mundo”, enfatiza a diretora de comunicação. E foi sempre assim.
Excelente habilidade e tecnologia de última geração
Desde que Benjamin Bénéteau começou o seu negócio, em 1884, a história da empresa foi paulatinamente marcada por inovações. Em 1910, o fundador construiu o primeiro barco motorizado de pesca de sardinha; em 2017, o Groupe Beneteau lançava a interface digital universal Ship Control. “Todas as marcas do Grupo são guiadas pelo nosso compromisso de inovar e melhorar o desempenho, antecipando expectativas, desenvolvendo os materiais mais inovadores e projectando produtos de alto desempenho a custos menores”, explica Mathieu Herson, do Departamento de Compras.
1 of 4
“A Fundação Beneteau apoia os valores de inovação e património através de acções focadas principalmente na protecção do meio ambiente”, Annette Roux-Bénéteau, Presidente e Membro do Conselho de Supervisão do Grupo
O kit de peças para o casco de um barco inclui cerca de dez materiais.
Corte e separação contínuos em alta velocidade, integrados no fluxo de trabalho geral.
Este compromisso foi reforçado através do plano de transformação global “Transform to Perform”, lançado em 2015, que levou a Beneteau a iniciar um programa para melhorar drasticamente o fluxo de trabalho, o tempo de actividade e rendimento para o corte de materiais de fibra de vidro e para a produção de todos os cascos. O Grupo conseguiu mesmo duplicar a sua produtividade, ao implementar uma solução de corte, selecção e separação de peças assinada pela Gerber Technology,
Na verdade, a construção de barcos e iates atingiu hoje um padrão que parecia impossível há apenas alguns anos. Em grande parte, tal deve-se ao recurso a compósitos reforçados com fibras, que começaram há muito tempo a sua marcha triunfal na construção naval. De resto, a utilização de materiais compósitos premium nos cascos e nas peças é transversal a todas as marcas da casa, que, assim, cumprem com os mais altos padrões de acabamento de superfícies, resistência a intempéries, efeitos a longo prazo de sal e água fresca, assim como osmose e protecção contra rubor e mudança de cor.
O espírito da inovação
Apoiar a inovação, proteger o meio ambiente, promover o património dos barcos de recreio e o conhecimento são pilares de sustentação do Grupo, que, em 2015, criou a Fundação Beneteau. Em apenas três anos, a entidade lançou 21 projetos e iniciou uma série de competições de referência. No sector náutico, a fundação lidera iniciativas para promover a economia de energia e respeitar o meio ambiente marinho, posicionando-se na resposta aos desafios que actualmente se afiguram para produtos e aplicações marítimas.
1 of 2
Landry Chauvière: “As nossas metas bastante ambiciosas de aumento de productividade foram alcançadas com nosso parceiro de tecnologia Gerber”.
As fábricas do grupo de construção e de mobiliário de barcos operam de acordo com os melhores princípios de fabrico mundiais e incorporam os benefícios da transformação digital.
A fundação já alcançou alguns resultados notáveis, como sejam o desenvolvimento de propulsão híbrida, uso de pultrusão para cascos de barcos mais leves e tratamento baseado em electrólise para águas residuais de embarcações. “Enquanto cabe a todos avaliar seu nível de compromisso, escolhemos o nosso há muito tempo, banindo as palavras ‘impossível’ e ‘nunca’”, resume Mirna Cieniewicz a propósito do espírito inovador do Groupe Beneteau.