
As comemorações do 60º aniversário do lendário horsebit loafer Gucci começam esta semana com a abertura de uma exposição no Gucci Museo, em Florença, e com a apresentação de uma campanha global que irá transformar as montras das lojas da marca e a sua página de Facebook numa cascata de sapatos.
Foi em 1953 que o horsebit loafer nasceu, quando o filho de Guccio Gucci, Aldo Gucci, expandiu o negócio de família incorporando calçado, ditando assim o destino deste modelo como o sapato mais icónico alguma vez criado pela marca Gucci, com o duplo anel e a barra, retirados do hardware equestre.
Patente desde 20 de Fevereiro no Gucci Museo em Florença, uma exposição dedicada ao tema narra o legado do horsebit loafer, desde a sua origem nos pés de homens legendários da década de 50 e 60, passando pela sua inclusão na colecção permanente do Metropolitan Museum of Art, em 1985, até aos dias de hoje. Uma variedade de loafers de arquivo fornece o testemunho da evolução do sapato ao longo dos anos, incluindo modelos das últimas seis décadas. Fotografias de arquivo a preto e branco da realeza de Hollywood fotografada usando os loafersproporcionam o background para os sapatos em exposição
Os designs mostram a aplicação do hardware Gucci numa variedade de materiais e conjugada com outros elementos distintivos da marca como as riscas, o bamboo e o duplo G interlaçado. Uma variedade de proporções, incluindo os saltos altos que elevaram o loafer de senhora a novas alturas, assim como um híbrido único entre oloafer e o botim, revelando assim modelos nunca antes vistos pelo público.