Descubra as diferenças dos novos Omega Speedmaster Moonwatch Master Chronometer relativamente aos anteriores modelos com calibre 1861 e entre si e escolha o novo Moonwatch mais indicado para si.

A Omega começa o novo ano com uma actualização do icónico Speedmaster Moonwatch, que agora, cinco décadas depois, recebe um novo movimento de última geração: o calibre 3861 Master Chronometer. Veja aqui a nova colecção e abaixo descubra as diferenças dos novos modelos entre si e também o que os distingue do seu antecessor.

Moonwatch Hesalite 3861 vs Moonwatch Hesalite 1861

O vidro Hesalite, também conhecido por Plexiglas, fez parte da oferta Speedmaster desde que este icónico modelo foi lançado, em 1957.

Mostrador

 

O novo layout do mostrador é semelhante ao anterior 1861, mas a nova versão recebe um mostrador escalonado de inspiração vintage. Ainda na face do novo modelo, o logótipo surge pintado e os marcadores dos minutos e segundos foram actualizados para dar conta da frequência do novo calibre 3861.

Luneta

Em todos os novos Speedmasters calibre 3861, a fonte na luneta é mais clara e há um ponto acima do 90 (em vez de ao lado), o que é uma referência aos Speedmasters pré-1970.

Caixa

Com o movimento Co-Axial Master Chronometer 3861, o novo Speedmaster Moonwatch Hesalite é mais fino do que o seu antecessor: 13,58 mm de espessura contra 14,3 mm dos modelos equipados com o calibre 1861.

Fundo de caixa

No fundo da caixa observam-se também algumas mudanças. Por um lado, o globo Omega passou do canto do fundo sólido da caixa para a parte traseira da asa localizada às 2h; por outro, a asa localizada às 4h apresenta agora o material da caixa (aço inoxidável, Au750, etc). O habitual texto presente no fundo da caixa foi actualizado com informações adicionais do modelo, “Co-Axial Master Chronometer Professional Moonwatch” e, enquanto a versão calibre 1861 diz “Flight-Qualified By NASA For All Manned Space Missions“, no modelo calibre 3861 pode ler-se “Flight-Qualified By NASA In 1965 For All Manned Space Missions”.

Bracelete

As mudanças mais óbvias acontecem ao nível do bracelete, dado que o design e o acabamento foram actualizados em todos os novos modelos. Desapareceu o amplo elo central ao estilo Bond de 1861 e o par de elementos centrais polidos. A nova pulseira do modelo Hesalite 3861 é totalmente escovada com grande afunilamento (das asas de 20 mm até aos 15 mm do fecho) e apresenta uma nova construção aparafusada de cinco elos, além de um novo fecho de báscula com logótipo gravado, acabamento com faixas e duas posições de micro-ajuste. Por outro lado, os novos modelos já não utilizam abas no elo final.

Moonwatch 3861 Safira vs Moonwatch 1861 Safira

O novo Speedmaster Moonwatch Master Chronometer Vidro de Safira está disponível com caixa em aço, Sedna Gold e Canopus Gold.

Mostrador

Nestes modelos, à semelhança do novo Hesalite, encontramos também um mostrador escalonado. Aqui, a principal diferença reside no logótipo Omega em metal aplicado, que destaca os modelos com vidro de safira dos seus congéneres, seja com calibre 1861 ou 3861, e os novos marcadores que correspondem à frequência do movimento 3861.

Luneta

Tal como o novo Hesalite 3861, a versão safira possui uma luneta actualizada, com uma fonte um pouco mais clara e um ponto acima do 90.

Caixa

Assim como com o novo Hesalite 3861, as versões em safira também são um pouco mais finas do que a geração anterior. Apesar de incluir um novo movimento cronógrafo, a espessura do novo Speedmaster Moonwatch Safira caiu de 13,7 mm (com o calibre 1861) para 13,18 mm (com o novo 3861).

Fundo da caixa

O novo Speedmaster Moonwatch Safira possui uma abertura em vidro de safira no fundo da caixa. Comparado com a geração anterior do mesmo relógio, o texto e o tratamento em torno dessa abertura foram actualizados. Tal como no novo Hesalite, o globo Omega foi movido para uma asa adjacente, e a asa oposta agora lista o metal da caixa.

Por outro lado, onde o antecessor proclamava “The First Watch Worn On The Moon”, ladeado por uma assinatura Omega, o 3861 diz: “Co-Axial Master Chronometer The First Watch Worn On The Moon” com a assinatura Omega movida para a familiar ponte proveniente do centro do movimento, juntamente com o texto “3861” e “Master Co-Axial”.

Bracelete

O novo modelo com vidro de safira inclui um bracelete muito semelhante ao irmão com vidro Hesalite, com uma construção aparafusada de cinco elos que afunila (de 20 mm a 15 mm) até ao fecho, também com novo design. A diferença em relação ao novo Hesalite, é que os relógios em aço com vidro de safira mantêm os elos internos polidos emparelhados que percorrem o centro da pulseira. Já os dois modelos em ouro Sedna e Canopus, possuem ambos tratamentos totalmente escovados.

Moonwatch 3861 Safira vs Moonwatch 3861 Hesalite

Comparando, finalmente, os dois novos modelos em aço – que podem ser adquiridos com bracelete em aço ou pulseira de tecido preto -, além da óbvia diferença entre o vidro de hesalite e o de safira, o primeiro apresenta um logótipo Omega pintado, um bracelete totalmente escovado e um fundo de caixa em aço, enquanto o segundo possui um logótipo de metal branco aplicado, um bracelete com um par de elos centrais polidos e um fundo em vidro de safira.