Fotografia: Matilde Ramos

DATA

23-02-2018 19-05-2018

LOCAL

Galeria Millennium
https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Institucional/fundacao/Pages/fundacao.aspx

ENDEREÇO

Rua Augusta, 96, 1100-053 Lisboa

 

A propósito da edição do livro Guia de Arquitectura Eduardo Souto de Moura Projectos Construídos em Portugal a editora A+A Books convidou o artista e fotógrafo Nuno Cera a “viajar” por Portugal Continental e Insular retratando os projectos que constam da publicação, e que de uma forma hors-texte evocam em fragmentos o traço e a linguagem do arquitecto.

Desta “viagem” surge a Exposição Poesia Mineral, que irá estar patente na Galeria Millennium de 23 de Fevereiro a 19 de maio de 2018, em Lisboa. Composta por 18 fotografias e 2 vídeos o layout da exposição, pensado pelo artista Nuno Cera, apresenta e contextualiza a quem a “vê” fragmentos intencionalmente preferidos da obra do Arquitecto Eduardo Souto de Moura.

As fotografias apresentadas reconhecem a poética que caracteriza o trabalho de Nuno Cera e são como que um ensaio à sua experiência pessoal, sensitiva e de visão do objecto a retratar. A análise que o seu olhar provoca leva o espectador a aprofundar o sentimento da realidade e da beleza justapondo-se a uma alegoria da obra de arquitectura. Este exercício de linguagem artística, que resiste ao olhar objectivo, leva Nuno Cera a uma experiência de liberdade no espaço, na forma, na matéria e no lugar.

Poesia Mineral ultrapassa os limites de uma exposição de fotografia. Ela revela o que o olhar de Nuno Cera constrói: um ensaio livre sobre a grandeza da arquitectura de Eduardo Souto de Moura compreendendo o seu poder através da delicadeza poética que, como artista, tanto o distingue.

PARTILHAR
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.