DATA

03-01-2017 15-01-2017

LOCAL

Galeria Espaço Arte Livre
www.joaofigueiredo.com

ENDEREÇO

Av. da Liberdade, Nº 65 – 1º Andar
Lisboa

 

Second Chance é o título da nova exposição de João Figueiredo, uma mostra composta por 35 trabalhos em pintura, uma instalação e um vídeo, que corporiza o processo e percurso criativo do artista plástico nos últimos 16 anos, de reinterpretação de obras clássicas, em particular o retrato.

Pensamentos, percepções e emoções são conceitos sempre presentes na obra de João Figueiredo. Sob uma pluralidade de técnicas, formatos e linguagens, os seus trabalhos, em particular o retrato, provocam distintas leituras e diálogos, numa conversa constante entre o visitante e a obra.

As obras reunidas em Second Chance convidam uma vez mais a essa conversa. Através de uma aparentemente convencional galeria de retratos, o público ocupa o lugar de voyeur e é desafiado a conhecer as personagens da imaginação do artista.

Construídas a partir da profundidade obscura do preto, em técnica mista sobre impressão Lambda em alumínio, as figuras masculinas e femininas de João Figueiredo, afirmam-se como seres únicos em função dos seus caprichos e o olhar é o ponto inicial a partir do qual se pode, ou não, interagir com elas e construir histórias. Como numa conspiração palaciana, a narrativa desenvolve-se em vários sentidos. Alguns olhares provocam, outros afirmam, outros ainda questionam, mas todos desejam. Existem jogos de poder, desejos proibidos, amores não correspondidos. É no fundo o retrato da enleada rede de desejos nem sempre compatíveis que caracterizam a natureza humana.

Second Chance é uma viagem ao interior do visitante e ao reencontro de perguntas que foram ficando sem resposta. Porque, como afirma o artista, “a resposta é importante, mas a questão é-o muito mais. Implica curiosidade, o que é um acto de inteligência”.

PARTILHAR
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.