Harry Winston Opus “Jukebox” 14

Autómato inusitado

137

A mítica linha Opus da Harry Winston acaba de receber um novo membro. Uma verdadeira jukebox em miniatura, o Opus 14 é o primeiro modelo desta linha a ser lançado sob a égide do Grupo Swatch.

Extraordinariamenbnte complicado e muito divertido. Assim é o novo Harry Winston Opus 14. Resultado de uma parceria entre a marca e os relojoeiros independentes Franck Orny e Johnny Girardin, esta grande complicação surpreende, quer pelo aspecto visual, quer pelo mecanismo inusitado.

Com uma caixa robusta de 54,7 mm em ouro branco, o Opus 14 encerra um autómato que lembra o mecanismo de uma jukebox dos anos cinquenta e detalhes que remetem directamente para os anos dourados do Rock n’Roll, com os característicos restaurantes da época e a lendária Rota 66. Este é o caso do acabamento dos contadores, com efeitos que lembram um disco de vinil, da insígnia de duas cores com o número 14, da tonalidade vermelha do arco da indicação retrógrada dos minutos e dos numerais das horas azuis.

hw_opus_14_opumhm55ww001_profile_blackbg_hd

Patenteada, a primeira jukebox em miniatura do mundo possui quatro discos com as funções de hora local, GMT, data e uma estrela que remete para o passeio da fama de Hollywood com a assinatura de Harry Winston. Pode escolher-se o disco desejado accionando o selector localizado às 9 horas. Esta acção faz com que os mostradores, empilhados, se movimentem para baixo e para cima, como se um disco tivesse sido escolhido por um ouvinte.

Pressionando uma vez o botão às 4h, este activa um braço móvel que “pega” num disco, posicionando-o na plataforma correcta para ser lido. Pressionar o mesmo botão pela segunda vez move o disco novamente para dentro. Todo o processo leva cerca de 8 segundos e o movimento faz, ainda, um som que lembra jukeboxes antigas.

hw_opus_14_opumhm55ww001_back_blackbg_hdA complexidade do movimento – composto por 1066 peças – é suportada por dois tambores de corda: o primeiro oferece 68 horas de reserva de marcha, enquanto o segundo suporta até cinco movimentos completos de “trocas de discos”.

O Harry Winston Opus 14 está disponível numa edição limitada a 50 exemplares.

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.