A colecção HYT H5, introduzida o ano passado, recebe agora um novo membro, o HYT H5 Blue Fluid, cuja indicação do tempo se veste de azul.

No ano passado, a HYT introduziu um novo movimento, calibre 501, revelando toda a sua complexidade numa nova caixa transparente, a H5. O mais recente modelo a juntar-se a esta família é o H5 Blue Fluid, uma edição limitada a 25 peças, cuja tonalidade azul foi escolhida para transmitir a mensagem de que o tempo é como um rio e não pára para ninguém.

Muitos já estarão certamente familiarizados com a representação fluídica do tempo daHYT: dois fluidos que não se misturam entre si dentro de um capilar de vidro são movidos através de foles, sendo que um dos líquido representa o tempo decorrido, o outro o futuro e a posição em que se encontram indica o tempo presente.

As volumosas dimensões da caixa maioritariamente construída em vidro de safira (48,8 mm de diâmetro x 20,08 mm de altura) são a marca registada da HYT. Reminiscente de cúpulas científicas, a cobertura transparente da caixa do H5 revela todos os detalhes do movimento. Tomando a erosão natural como uma metáfora, os designers da HYT pretenderam reduzir as camadas e chegar à ‘verdade nua’. E, como seixos de rio desgastados pela constante erosão da água, a caixa deste modelo é lisa e quase orgânica por natureza. Olhando através dela é possível apreciar as várias camadas, texturas contrastantes e indicações do movimento.

No HYT H5 Blue Fuid, o líquido azul não é luminescente. Ao invés disso, o tubo circular que contém o líquido azul é iluminado por baixo por um trilho de Super-LumiNova branco, que corre sob o capilar. Treze marcadores das horas (o 6 surge duplicado), suspensos de uma flange de metal cinza logo abaixo da indicação fluídica, são usados para indicar as horas que passam. Os dois foles às 6 horas, responsáveis por empurrar os líquidos ao redor do capilar, destacam-se com as suas bobinas brilhantes, em contraste com a ponte de metal e o resto dos elementos no “mostrador”, com seus acabamentos em jacto de areia cinza fosco. Um toque de vermelho às 3 horas é usado para destacar o indicador de reserva de marcha, contrabalançado, às 9 horas, por um pequeno contador de segundos. O contador de minutos, às 12 horas, apresenta um ponteiro preto aberto com ponta luminescente.

Visto de lado, o H5 oferece outra visão intrigante do anel das horas em neoralita, com os seus grandes algarismos árabes recortados, que brilham no escuro. O facto de não haver asas permite que o relógio, apesar de extremamente alto, assente bem no pulso, através de uma pulseira de borracha cinza cónica e perfurada com fecho de báscula em titânio.

O H5 Blue Fuid é movido pelo calibre manual 501, cuja principal evolução técnica se prende com o excêntrico de formato intrincado, para sincronizar as indicações das horas e minutos com precisão. Este movimento bate a uma velocidade de 4Hz, disponibiliza 65 horas de reserva de marcha e, além da indicação da hora fluídica, exibe os minutos às 12 horas e os segundos às 9 horas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here