Unidas pelo alto desempenho

IWC e AMG

45

Fundada num compromisso partilhado de ir além dos limites da mecânica e da alta tecnologia, a parceria entre a IWC e a AMG tem, ao longo de 17 anos, alcançado feitos nunca antes vistos numa aliança entre marcas destes dois sectores.

Decorria o ano de 2004 quando se deu a  parceria entre estas duas insígnias de topo. A cooperação entre a prestigiada marca relojoeira suíça e o departamento de alto desempenho desportivo da Mercedes-Benz, AMG, foi fundada num compromisso partilhado de ir além dos limites da mecânica e da alta tecnologia.

Fruto de uma longa e frutífera história em engenharia de precisão ao mais alto nível, estes dois parceiros consolidaram as suas posições no topo das suas respectivas áreas de negócio, o que levou esta união de esforços a alcançar feitos nunca antes vistos numa parceria entre marcas destes dois sectores.

Muitos dos valores da IWC e  da AMG são partilhados, como a tradição, a paixão pelo desempenho, a mecânica, a habilidade, a perfeição e a simplicidade. Não que queiram produzir coisas simples, mas sim projectar produtos que eliminam componentes desnecessários para atender a uma função ou funções específicas. Portanto, não é de admirar que muitas pessoas que possuem relógios IWC também possuam carros Mercedes AMG e vice-versa.

Tal como os engenheiros da Mercedes AMG, os designers, técnicos e mestres relojoeiros da IWC são incansáveis na busca por um nível de perfeição, conhecido por ambas as empresas como “engenharia de desempenho”. A IWC possui uma tradição que remonta a muitos anos de trabalho com materiais até então desconhecidos na relojoaria, incluindo o titânio e a cerâmica. Essa tradição acaba por inspirar os engenheiros da AMG no desenvolvimento de novos materiais necessários para a Fórmula 1.

 

IWC Pilot Cronógrafo AMG

Para comemorar a aliança de 17 anos em que se celebra a paixão pela engenharia de alto desempenho, as duas marcas colaboraram no desenvolvimento de um novo cronógrafo IWC Pilot de 43 mm com uma caixa de titânio – a primeira na colecção de relógios “Pilot” da marca.

Neste relógio podemos encontrar materiais usados em engenharia automóvel que são utilizados para construir carros de alto desempenho fabricados pela Mercedes-AMG, como é o caso do titânio de grau 5, que é leve e resistente a riscos, que foi a matéria prima usada para a construção da caixa, o que acaba por lhe conferir uma aparência cinza mate, que se diz ser inspirada no acabamento da pintura Selenite Grey Magno, exclusiva da AMG.

Já o mostrador de fibra de carbono deriva directamente dos componentes aerodinâmicos frequentemente encontrados em elementos da AMG. Os totalizadores prateados do cronógrafo contrastam com a típica textura do mostrador de fibra de carbono, combinação que nos remete para instrumentos regularmente encontrados no mundo do automobilismo.

Esta edição especial vem equipada com o calibre 69385 fabricado pela IWC, um movimento que oferece um cronógrafo de roda de colunas e calendário com indicação do dia da semana e dia do mês.

Gonçalo Ferreira, licenciado em Professor de Ensino Básico do Primeiro Ciclo, casado e com dois filhos tem como paixões, além da família, os relógios e as motas. Colaborador da Boutique dos Relógios desde 2003, Gonçalo assume, além das funções normais na loja, a função de formador de novos elementos das equipas. Com um profundo conhecimento em relojoaria, graças a diversas acções de formação dadas pelas marcas em Portugal e na Suíça, Gonçalo Ferreira é colaborador da Turbilhão desde o número 1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.