A mais antiga e conhecida regata à volta do mundo prepara-se para chegar a Lisboa. Uma prova de resistência e tenacidade onde o tempo é um factor determinante, a Volvo Ocean Race conta, nesta edição, com a IWC como cronometrista oficial.
Conhecida como o Evereste das regatas, a Volvo Ocean Race é a mais desafiante prova de vela do mundo. Fundado em 1973, este evento desportivo à escala global alia o glamour das regatas onshore com a resistência e tenacidade das travessias offshore. Realizada de quatro em quatro anos, a Volvo Ocean Race cumpre em 2012 a sua 11ª edição e, pela primeira vez, Lisboa é palco de uma das etapas desta prova que percorre mais de 39 mil milhas náuticas, quatro oceanos e dez países.
E porque como em qualquer competição desportiva, seja ela no ar, em terra, ou no mar, o tempo é um factor preponderante, determinando vencedores e vencidos, a manufactura relojoeira IWC Schaffhausen alia-se à Volvo Ocean Race como cronometrista oficial da prova.
Para celebrar esta parceria, a marca de alta relojoaria lançou uma edição especial e limitada do cronógrafo Portuguesa Yacht Club. Uma peça com caixa em titânio e mostrador em fibra de carbono, materiais de ponta utilizados também nos barcos que competem nesta regata, e cujo fundo apresenta a inscrição «Volvo Ocean Race 2011-2012».
Embora não seja um temporizador de regatas tradicional, os primeiros 10 minutos do contador do cronógrafo do Portuguesa Yacht Club Edição Volvo Ocean Race são coloridos para ajudar a calcular o tempo que falta para o início da corrida. Já a caixa de 45,4 mm foi especialmente concebida para a vela: estanque até 60 metros, esta apresenta uma coroa aparafusada e envolve um mostrador grande com ponteiros e índices luminescentes para uma óptima legibilidade.
Um bracelete em borracha preta completa este relógio com calibre automático de manufactura IWC 89361 com cronógrafo flyback.
Além de cronometrista da Volvo Ocean Race, a IWC estreia-se ainda como patrocinadora oficial da equipa Abu Dhabi Ocean Racing que, juntamente com outras cinco equipas, luta pelo troféu de vencedor numa prova que teve início em Espanha, em Novembro do ano passado, e que agora chega a Portugal.