Em 2022, a IWC volta a apostar na cerâmica para dar vida a quatro novos relógios Pilot TOP GUN, uma colecção de relógios de piloto tácticos, desenhados em homenagem à escola de voo com o mesmo nome.

Mais leve e mais dura do que o aço, totalmente resistente a riscos e com uma superfície espelhada suave ao toque, a cerâmica assume-se como um material ideal para caixas de relógios. Sendo pioneira na utilização de cerâmica, a IWC tem apostado consistentemente neste material ao longo dos anos, expandindo a gama de cerâmicas utilizadas.

Assim, a marca começou por apresentar, em 1986, o Cronógrafo Calendário Perpétuo Da Vinci numa caixa inovadora em cerâmica de óxido de zircónio preto; posteriormente utilizou a cerâmica de nitreto de silício castanha no Pilot Cronógrafo Edição “The Last Flight” e a cerâmica de carboneto de boro preta no Ingenieur Automático Edição “AMG GT”, ambos em 2015.

A produção de caixas de cerâmica coloridas é um exercício particularmente exigente a que a IWC se dedicou desde o início, criando, ainda na década de 80, pequenas séries ou protótipos em cerâmica branca, azul, verde e até rosa. Um dos muitos desafios é criar a tonalidade de cor final, que é determinada em estreita cooperação com engenheiros durante inúmeros testes para encontrar as misturas de pigmentos ideais para os lotes de cores.

Um desafio adicional advém do facto de que a cor final deve combinar com precisão com outros componentes do relógio, como o mostrador ou a pulseira. Para dar cor à cerâmica, o óxido de zircónio é combinado com outros óxidos metálicos. As matérias-primas e a proporção de mistura são diferentes para cada tonalidade de cor. Além disso, o processo de produção e as suas condições específicas devem ser adaptados à cerâmica colorida e aos seus componentes, como por exemplo a temperatura e a duração do processo de sinterização.

Nos últimos anos, este material de alta tecnologia foi incorporado na colecção Pilot, sobretudo nos modelos TOP GUN. Estes relógios orientados para o desempenho são concebidos para uma utilização diária nos limites apertados de um cockpit e durante longos destacamentos em porta-aviões. Alta resistência a riscos e corrosão são requisitos essenciais, tornando a cerâmica uma escolha de material perfeita. Em 2022, a IWC volta a apostar na cerâmica colorida e apresenta quatro novos modelos.

Pilot TOP GUN Cronógrafo Edição “Lake Tahoe”

O Cronógrafo TOP GUN Edição “Lake Tahoe” inspira-se, como o próprio nome indica, nas paisagens do Lago Tahoe vistas pelos pilotos quando sobrevoam o local. Este modelo apresenta-se numa caixa de 44,5 mm em cerâmica branca, com mostrador preto e pulseira de borracha branca com fecho de báscula.

Movido pelo calibre automático de manufactura 69380, com 46 horas de reserva de marcha e indicações de horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo, dia e data, a edição “Lake Tahoe” está disponível numa edição limitada a 500 exemplares.

Pilot TOP GUN Cronógrafo Edição “Woodland”.

Já a edição “Woodland”, inspira-se nas paisagens verdes de Woodland e está disponível numa caixa de 44,5 mm em cerâmica verde com botões e coroa em Ceratanium, mostrador verde escuro e bracelete de borracha preta revestida a tecido com fecho de fivela em Ceratanium.

À semelhança do irmão vestido de branco, este relógio é movido pelo calibre automático de manufactura 69380, com 46 horas de reserva de marcha e indicações de horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo, dia e data, e está disponível numa edição limitada a 500 peças.

 

Pilot TOP GUN Cronógrafo 41 Ceratanium

Embora com um look semelhante aos seus homólogos verde e branco, este modelo é, contudo, concebido a partir de um material distinto. Lançado pela primeira vez em 2019 pela IWC, o Ceratanium combina todas as propriedades leves e rígidas do titânio com as propriedades duras, sem desgaste e resistentes a riscos da cerâmica.

Este material patenteado é utilizado em todos os componentes da caixa, incluindo luneta, coroa, botões e fivela. Como o próprio nome sugere, a caixa mede ​​41 mm e este relógio oferece as especificações utilitárias típicas da colecção Pilot, como o vidro de safira, coroa de rosca e resistência à água até 100 metros. A novidade está no fundo em vidro de safira parcialmente colorido que expõe sutilmente o calibre 69385 fabricado pela IWC.

O cronógrafo automático possui um mecanismo de roda de colunas e armazena até 46 horas de reserva de marcha. A completar a estética totalmente preta do Pilot TOP GUN Cronógrafo 41 Ceratanium, está uma pulseira em borracha preta com inserções de tecido preto e um mostrador preto com escala dos minutos, numerais e marcadores cinzentos. Trata-se de um relógio furtivo, mas que garante uma legibilidade intensa graças À utilização de Superluminova.

Big Pilot TOP GUN 43

O Big Pilot Top Gun em cerâmica preta é um modelo básico da colecção desde 2012. Agora, a IWC apresenta este relógio pela primeira vez numa caixa de 43 mm. A cerâmica de óxido de zircónio preto está presente na caixa, enquanto a coroa e o fundo de rosca gravado com o logotipo Top Gun são em titânio. O mostrador preto exibe ponteiros pretos, escala dos minutos, marcadores e numerais brancos e luminescência branca. A completar o design está uma correia têxtil verde com sistema de troca rápida e fácil de bracelete.

A alimentar as funções de horas, minutos e segundos está o calibre de manufactura 82100, com sistema de corda Pellaton e reserva de marcha de 60 horas. O movimento do Big Pilot Top Gun é ainda protegido por uma gaiola interna de ferro macio para protecção contra campos magnéticos.