À semelhança do que vem acontecendo há já algum tempo, a IWC dedica cada ano a uma das suas famílias de relógios

Em 2012, é a vez da colecção Aviador estar nas luzes da ribalta, através de uma linha de peças do tempo completamente remodelada, enriquecida com mais movimentos de manufactura e com alguns detalhes de produtos já existentes retrabalhados.

Dentro da colecção Aviador da marca de Schaffhausen, destacamos a linha Spitfire, um tributo ao icónico avião com o mesmo nome. O Spitfire Calendário Perpétuo Digital Data-Mês é o porta-estandarte de toda a gama.

Trata-se afinal do primeiro relógio Aviador da IWC a apresentar um calendário perpétuo, data digital e um cronógrafo. O calendário perpétuo leva em conta a variação dos dias em cada mês, e também os anos bissextos, utilizando uma memória mecânica que compreende várias centenas de peças e que, literalmente, conta 1461 dias, ou quatro anos. Já o cronógrafo que equipa este modelo é, também ele, inovador, na medida em que cronometra as horas e os minutos através de um único contador, enquanto os segundos são mostrados, como habitualmente, através do ponteiro ao centro. Por outro lado, é um cronógrafo flyback, o que permite uma rápida reposição a zero.

spitfire1_732pxw

Dentro da caixa de 46mm em ouro vermelho do Spitfire Calendário Perpétuo Digital Data-Mês bate o calibre automático IWC 89800, um movimento com algumas inovações funcionais. De modo a que o complexo sistema de discos, necessário para fazer avançar os três indicadores digitais, não esgote a energia ou afecte a amplitude, um modo de reserva de energia foi adicionado, armazenando a energia libertada à medida que cada mudança nocturna de data ocorre.

Essa energia será posteriormente usada quando o sistema estiver sob maior esforço, no final de cada mês e ano. O calibre automático 89800 produz uma reserva de marcha de 68 horas e tem um rotor único na forma de um Spitfire, que pode ser visto através do fundo em vidro de safira.

spitfire3_732pxw

No mostrador ardósia com decoração raio de sol tudo está arrumado, legível, funcional e equilibrado. Os numerais e índices das horas são aplicados e preenchidos com material luminescente branco, assim como os ponteiros. O mês e a data são mostrados de forma digital em grandes janelas e o indicador do ano bissexto localiza-se dentro do mostrador dos pequenos segundos, às 6h. Do lado oposto, às 12h, está o contador dos minutos e horas do cronógrafo.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS


icon-Movimento
MOVIMENTO

icon-Movimento
CAIXA

icon-Movimento
MOSTRADOR

icon-Movimento
BRACELETE


A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.