
Imaginado e concebido por artesãos da centenário atelier de relojoaria suíça
The Bird Repeater recupera tecnologia do Iluminismo para uma encenação animada no mostrador de um relógio de pulso.
Símbolo da região do Jura de onde era originário o fundador Pierre Jaquet Droz, um chapim alimenta as crias no ninho, enquanto outro abre as asas para exibir a colorida plumagem. No centro do ninho, abre-se um ovo e nasce um passarinho. Numa outra referência às origens da manufactura, a cascata de Saut du Doubs também aparece no mostrador do relógio, em permanente movimento de águas.
Verdadeiro autómato, cujo sistema de cames vem directamente da tecnologia do século das luzes, The Bird Repeater evoca todo um conjunto de ofícios das artes decorativas.
Gravadores e pintores da casa Jaquet Droz colaboraram para a concepção estética da peça, para a qual foram orquestradas oito animações diferentes – movimentos de cabeças e asas de pássaros e passarinhos, explosão do ovo e chapinhar da água. A peça é fruto de dois anos de desenvolvimento.
O mecanismo inclui um dos vituosismo da relojoaria mecânica, a repetição-minutos, que permite com a simples pressão de um dedo ouvir o bater de horas, quartos e minutos e de accionar as realistas animações.
A ressonância e a riqueza do timbre «catedral», originada por duas voltas do movimento, corresponde a um mecanismo tão complexo como o sistema de carrilhões contido na caixa de ouro de 47mm de diâmetro e apenas 14,7mm de espessura.
Dotado de uma reserva de marcha de 48 horas, com um movimento composto por 508 diferentes elementos, o relógio é proposto em dois modelos: um em ouro branco com diamantes, e outro em ouro rosa, cada um objecto de edição limitada a 8 exemplares.
Veja aqui o vídeo de apresentação da última criação de Jaquet Droz: The Bird Repeater