Lamborghini Huracan Super Trofeo Omologata (STO)

4999

O mais recente automóvel da Lamborghini – o Huracan Super Trofeo Omologata (STO) – não é, definitivamente, um carro de corrida para a estrada, mas sim um verdadeiro carro de corrida, que podemos conduzir na estrada.

Desenvolvido como uma versão de pista homologada para a estrada, o Lamborghini Huracán STO adopta um motor V10 e chega como sucessor directo do Huracán Performante. O novo desportivo oferece actualizações pensadas para utilização em competições e, ao mesmo tempo, legalizadas para a estrada. Além disso, pesa cerca de 43 kg a menos do que o Performante e usa fibra de carbono em mais de 75% da carroceria. No total, o STO pesa apenas 1.339 kg.

Na dianteira, a receita aerodinâmica deixou capô, pára-lamas e pára-choque integrados num único elemento, remetendo para o icónico Miura e para o Sesto Elemento. Na parte traseira, os pára-lamas incorporam entradas de ar ao estilo NACA. A lista de novidades inclui ainda aleta traseira e spoiler ajustável, resultando num aumento de eficiência aerodinâmica de 37% e em 53% mais de força descendente em relação ao Huracán Performante.

O sistema de travagem também foi actualizado com uma configuração de carbono-cerâmica Brembo CCM-R, derivada de carros de F1, para fornecer condutividade térmica, resistência e maior poder de paragem. Além disso, a Lamborghini adiciona três novos modos de condução: STO (voltado para a estrada), Trophy (pensado para as pistas) e Rain (para pisos molhados).

A potência permanece inalterada em comparação com o Huracán Evo com tracção às quatro rodas e com o Huracán Performante, ou seja, 640 cv extraídos do motor 5.2 V10 naturalmente aspirado. O torque é de “apenas” 57,6 kgfm, contra 61,2 kgfm dos outros modelos.

Tanto o interior como o exterior podem ser personalizados com inúmeras combinações de pintura e acabamento, através do programa Ad Personam. No interior os bancos são em fibra de carbono (com cinto de segurança de quatro pontos), assim como o forro das portas e os tapetes, tudo a pensar na redução de peso.

No que diz respeito ao desempenho, o Huracán STO surpreende com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3 segundos e dos 0 aos 200 km/h em 9 segundos. Já os travões Brembo ajudam o supercarro a parar completamente em apenas 30 metros quando vindo a 100 km/h. A velocidade máxima deste desportivo é de 310 km/h.

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.