A imagem de um Lamborghini remete-nos de imediato para as suas linhas dinâmicas e desportivas, pelo que olhar agora para o modelo Urus deixa-nos, no mínimo, com a boca aberta de espanto.
A Lamborghini acaba de entrar num outro mundo, muito distante dos bólides desportivos a que nos tem habituado, apresentando agora um super SUV todo-o-terreno de raça imponente: o Urus. Uma imponência espelhada nas medidas que vão dos 5,11 metros de comprimento por 1,64 metros de altura aos 2,02 metros de largura.
O motor do novo Lamborghini Urus é um oito cilindros em V, biturbo a gasolina e com 650 cv de potência máxima. Temos carro! Na estrada, e quando não seja necessário, até podemos abdicar de quatro dos 8 cilindros (ficam como que adormecidos), isto de forma a diminuir o consumo.
Esta máquina gasta apenas 3,6 segundos a acelerar dos 0 aos 100, até chegar aos 305 km/h de velocidade máxima. O sistema de tracção deste super SUV 4×4 está equipado com um diferencial autoblocante, com as forças repartidas em 40 para a dianteira e 60 para a traseira, mas, em condições especiais, podemos alterar estes números para 70 à frente e 30 atrás.
Para resolver problemas de peso, o alumínio é rei em toda a carroçaria, no chassis e até na suspensão. Mesmo assim, o peso marca os 2200 kg… Com sete modos de condução seleccionados a partir de um controlo na consola central, o Lamborghini Urus vai vencendo os vários obstáculos com a ajuda da sua caixa automática.
A mala, com 616 litros, é outra das armas do novo automóvel da marca de Sant’Agata Bolognese que, no habitáculo, dispõe de três assentos na traseira e que tem um ambiente luxuoso apesar das suas características de todo-o-terreno.
Enfim, um “brinquedo” com enorme potência e de linhas bem diferentes daquelas a que a Lamborghini nos tem habituado, mas que prima pela qualidade, estabilidade e performance.