Esqui, viagens e relógios são as paixões que unem Morten Linde e Jorn Werdelin. Foi com base nesta “Santíssima Trindade” que estes amigos de infância decidiram, em 2002, lançar-se na aventura das suas vidas: a fundação da marca relojoeira Linde Werdelin.

Como decidiram criar a Linde Werdelin (LW)?

Jorn_Werdelin_004Jorn: Somos amigos de infância. Partilhávamos as mesmas paixões, assim como actualmente – esquiar, viajar, relógios. Os relógios são parte da minha família há várias gerações, com o meu pai e avô a trabalhar no retalho por mais de 60 anos. Quando adolescente, trabalhei na loja do meu pai, onde fazia de tudo um pouco, desde troca de braceletes a gravações. Na altura estávamos no pico da revolução digital e o Morten e eu andávamos obcecados em procurar a última inovação. Esta tendência continua actualmente e é este fascínio mútuo pela mecânica e tecnologia que fez com que nos juntássemos e formássemos a nossa ideia daquilo que um relógio desportivo moderno deveria ser.

Morten_Linde_AP_008Morten: Em 2002, eu e o Morten começámos a falar sobre criar uma empresa. Eu já tinha desenhado relógios para outras marcas, mas nunca tinha estado na posição de criar um universo completo à volta dos meus produtos. Queríamos criar um relógio com funcionalidades acrescidas, oferecidas através de um instrumento digital que pudesse servir melhor as comunidades do esqui e do mergulho. Sentimos que o mercado estava a perder a oportunidade de combinar a mecânica com tecnologia digital, sem que uma comprometesse a outra.

Quais as principais características que diferenciam os relógios LW de outras marcas?

Jorn: Originalidade, instrumentos, modernidade, raridade e envolvimento pessoal dos fundadores. Todos os relógios são criados por mim e pelo Morten. Cada peça é uma experiência, daquelas que continuaremos a explorar.

Morten: Um relógio desportivo moderno adequado a um estilo de vida activo. O melhor de dois mundos, relógios analógicos compatíveis com experiências digitais através dos nossos instrumentos de esqui e de mergulho – a aliança perfeita para viajantes aventureiros. Olhamos o movimento através das nossas próprias lentes, por exemplo o Fases da Lua para mergulho nocturno, e fazemos uso de materiais avançados de formas novas e únicas.

 

LW_OKTOPUS_DOUBLE_DATE_CARBON_GREEN_07
OKTOPUS DOUBLE DATE CARBON GREEN

Quando lançam um novo produto, qual o processo base e quanto tempo demora da ideia ao produto final?

Morten: Depende da forma como vemos o processo e varia de modelo para modelo. Por exemplo, o novo SpidoLite 3DTP Carbono. O processo começou em 2012 com a caixa em carbono 3DTP, onde tivemos que aprender sobre o material. Depois de dois anos de pesquisa e design, conseguimos fazer uma caixa Oktopus e produzimos o Oktopus Moon Carbono e subsequentemente o Oktopus Data Dupla Carbono – Verde. Foi o máximo possível naquela altura. Dois anos mais tarde, através de um processo contínuo de tentativa erro, conseguimos finalmente alcançar a estrutura da caixa do Spido esqueletizado. Todas as peças são revolucionárias.

Oktopus DOUBLE DATE Carbon GREEN
Oktopus DOUBLE DATE Carbon GREEN

Já passaram mais de dez anos sobre a criação da marca. Como resumem este período?

Jorn: Tem sido empolgante, educativo, desafiante e motivante.

Morten: Uma aventura. Libertador – ser responsável por criar e construir todo um universo para os nossos produtos. Recompensador – ter a oportunidade de colaborar com artesãos talentosos e alcançar os nossos objectivos juntos. Afortunado – todos os dias trabalho com algo que adoro.

Jorn Werdelin
Jorn Werdelin

E como gostariam de estar quando a marca fizer 20 anos?

Jorn: Tentamos ser o mais possível centrados no cliente. A mudança na produção, percepção e distribuição funciona a favor das marcas independentes. Personalizámos os nossos serviços, com programas como Try It e LW by Appointment, e pretendemos continuar nessa direcção, fechando a fenda entre nós e os nossos clientes.

 Saiba mais na edição impressa da Turbilhão