O Longines Conquest Classic Moonphase é um relógio sedutor pela excelente combinação entre complicação e elegância que associa ao mundo do desporto equestre.

A Longines e os cavalos têm provavelmente a relação mais estreita de que há memória entre uma marca de relógios e o desporto equestre. Uma ligação cujas origens remontam a 1878 quando a marca produziu um cronógrafo decorado com a imagem de um jóquei e da sua montada. Passados apenas três anos, a Longines tinha já sido adoptada pelos entusiastas americanos das corridas de cavalos e, quando em 1912 se associa pela primeira vez a um concurso de saltos, passa a ser presença assídua nos mais importantes eventos do desporto equestre mundial.

Esta longa ligação assenta nos últimos anos numa palavra que define como nenhuma outra o ponto de contacto entre a marca relojoeira, o equídeo e o desporto que se lhe associa: Elegância. Um termo que, como nenhum outro, descreve bem o Conquest Classic Moonphase. O nome “Conquest” foi patenteado pela Longines a 25 de Maio de 1954, sendo adoptado ao longo dos anos por diferentes linhas da casa de Saint-Imier. É o caso da Conquest Classic, dedicada aos aficionados do desporto equestre que todas as épocas vibram com eventos de prestigio de Chantilly a Hong Kong, do Dubai a Royal Ascot.

O Conquest Classic Moonphase é assim um tributo aos cronógrafos construídos no final do século XIX dedicados aos jóqueis e aficionados das corridas de cavalos de Nova Iorque. A sofisticação do modelo com 42 mm de diâmetro torna-se imediatamente aparente através do mostrador. Um elemento que, para além das indicações reservadas ao cronógrafo, inclui ainda data analógica, dia da semana e mês sob duas janelas, indicação de 24 horas e abertura para fases da lua às 6 horas. Os 9 índices aplicados, assim como os ponteiros das horas e dos minutos, estão cobertos com Super-LumiNova®.

Tudo controlado pelas 28.800 aph do movimento mecânico de corda automática L678, baseado no excelente Valjoux 7751 visível através da tampa de fundo transparente. Disponível em aço ou ouro, a caixa associada a uma bracelete de aligátor com fecho de báscula garante uma resistência à imersão de até 5 bar de pressão, o equivalente a um mergulho de 50 metros de profundidade.

A subtileza do Conquest Classic Moonphase reflecte bem o elemento comum que a Longines partilha com o desporto equestre, o de uma elegância natural apreciada de preferência no ambiente dos mais prestigiados eventos equestres de todo o mundo.

Carlos escreve como freelancer para diversas publicações nacionais e internacionais sobre o tema que sempre o fascinou, a alta-relojoaria. Uma área que considera ser uma porta para um mundo muito mais vasto, multidisciplinar e abrangente - uma fonte de informação cientifica, histórica e social quase inesgotável sobre quem somos e como aqui chegamos.