Assistir ao mais belo torneio de polo na neve do mundo e aprender a dominar todos os cavalos à solta dentro de um Maserati, em cima de uma pista de gelo, é obra. Mas possível no magnífico cenário de St Moritz. Glamour e sofisticação. Emoção e adrenalina.
St. Moritz tornou-se sinónimo de polo na neve em 1985, ano em que esta famosa estância alpina organizou o primeiro jogo da história. Desde então a modalidade cresceu em fama e adeptos, e este é o evento ao qual nenhum apaixonado quer faltar. Todos os invernos, o cenário repete-se e esta elegante cidade suíça prepara-se a rigor para receber as muitas festas e jantares de gala que os hotéis de luxo organizam durante os quatro dias de torneio.
O polo é um desporto de elites e St. Moritz um destino de sempre do jet set internacional, mas nem mesmo um lugar habituado a ricos e famosos consegue ficar indiferente ao Snow Polo World Cup, que junta glamour e sofisticação como nenhum outro evento por esse mundo fora.
Desde há um par de anos, no entanto, aquilo que era fantástico ficou ainda melhor. A Maserati juntou-se ao evento e com a marca italiana vieram todos os puro sangue que cria nos seus “estábulos” de Modena. Animais com um horsepower bem diferente dos cavalos que disputam as partidas de polo, bem entendido. Manadas inteiras dentro de um motor que passam a estar à disposição dos felizardos entusiastas que se inscreverem para participar numa das Maserati Snow & Ice Experience. Nada mais nada menos do que experiências de condução com um instrutor, que permitem divertir-se ao volante de obras primas do design automóvel, enquanto aprende a domar 400 e muitos cavalos em cima de uma pista de neve e gelo. Como colocar toda a potência no chão ao arrancar, deslizar controlado, curvar e contra becar ou corrigir a trajectória com um pequeno toque no acelerador, desviando-se dos obstáculos!

Admitimos, pode não ser tão extenuante como montar a cavalo numa partida de polo, mas é, no mínimo, igualmente estimulante. Emoção e adrenalina. Emoção e adrenalina…
A Maserati organiza as agendas para que não perca pitada em nenhum dos eventos, pelo que vai começar o dia ao volante numa das pistas de neve ou gelo, seguindo-se um almoço na tenda VIP, montada no grande lago gelado que é também o palco do torneio, e mesmo a tempo de assistir às partidas da tarde.
A próxima edição realiza-se de 25 a 28 de janeiro e a experiência custa sensivelmente 1750 euros (2000 francos suíços), incluindo alojamento, participação nos eventos e cursos de condução. Por cerca de metade deste valor, poderá levar acompanhante (sem aulas de condução). Pode saber mais informações no site da marca, em “News & Events”, mas sugerimos também que contacte o seu concessionário oficial em Lisboa ou Porto.
“Elegância e estilo, aliados à potência, velocidade e competitividade são alguns dos elementos que a Maserati partilha com o mundo equestre”, dizem-nos, e se a parceria começa com este Snow Polo World Cup St. Moritz, estende-se também ao Royal Charity Polo Trophy, no Reino Unido, e à Copa de Oro, em Sotogrande, Espanha.

Em St. Moritz, o trofeu é disputado por quatro equipas e na última edição a final foi disputada entre a Maserati e a Cartier. A casa francesa levou a melhor, pelo que há um certo clima de desforra no ar. Glamour e sofisticação. Emoção e adrenalina. Vai torcer por quem?
Model Year 2019
Os espectadores e participantes do próximo evento vão ter oportunidade de conhecer as novidades da Maserati para 2019. No ano passado, por exemplo, o enfoque foi para um novo e muito avançado pack de assistência à condução – que tivemos oportunidade de experimentar em primeiríssima mão em estradas de montanha e neve como estas perto de St. Moritz. Mas para este ano, a principal novidade é ainda mais visível: uma nova consola central, totalmente redesenhada, que apresenta um ecrã maior e um sistema de infotainment melhorado. Ou então, ainda no capítulo do bem-estar a bordo, novos interiores em pele Pieno Fiore, um couro de grão natural e muito suave ao toque, sem comparação com qualquer outro couro utilizado pela indústria automóvel. Para cúmulo, dizem-nos, ainda vai envelhecer melhor. Outros, provavelmente escolhem a nova manete da caixa de velocidades, com mudanças mais curtas e rápidas, e que permite “engrenar” o modo manual de uma forma muito simples, bastando um ligeiro toque da esquerda para a direita. Independentemente da preferência, são todas novidades transversais aos Ghibli, Quattroporte e Levante.