A Maserati lança o seu primeiro SUV, combinando assim a aventura fora de estrada com o habitual luxo e potência dos motores oferecidos pela marca italiana do tridente.
A luxuosa marca Maserati acaba de aderir à moda dos SUV com o seu modelo Levante e que, tal como o nome do vento que o baptizou, traz uma nova aragem a este conceito. De facto, o Levante conjuga o luxo com a aventura e o seu design, a evidenciar a elegância e o estilo italianos, que emprestam a este modelo um perfil ao estilo do coupé.
As suas linhas bem esculpidas, dando-lhe um ar atlético, não perdem o ADN dos antigos carros desportivos criados pela famosa marca italiana, inspiração esta desde logo visível na grelha frontal côncava, que exibe ao centro o símbolo do tridente. Com ópticas dianteiras bi-Xénon, há também uma opção pelo Adaptative Front Lighting System que permite ajustar o foco luminoso automaticamente depois de o sistema analisar a intensidade do tráfego, a velocidade e a iluminação existente à volta do veículo.
A passagem para o interior do Maserati leva-nos a uma atmosfera de luxo, onde o pormenor faz a diferença. Os materiais de alta qualidade aí existentes dividem-se entre a pele que forra os assentos, as madeiras exóticas e os metais, tudo trabalhado na perfeição. O requinte vai mesmo ao ponto de uma colaboração com o famoso estilista Ermenegildo Zegna, que desenha outras peças exclusivas para ligar com os estofos em pele. Um sistema de som Harman Kardon acrescenta uma mais-valia ao conforto sentido no habitáculo, que desde logo oferece bancos da frente envolventes a garantir excelente apoio e também a pensar no conforto dos passageiros que viajam no banco traseiro onde não falta espaço muito devido aos 3 metros da distância entre eixos do Levante. Um ecrã táctil de 8,4 polegadas completa o equipamento, sem esquecer a possibilidade de podermos optar por um sistema que nos permite controlar a altura dos pedais. Tudo pensado em nome do conforto.
No que respeita à motorização, temos um motor a Diesel com 275 cv e dois a gasolina: um com 350 cv e o Levante S, este o topo de gama com uns impressionantes 430 cv. O Maserati Levante tem tracção integral o que lhe permite ter umas aventuras ‘off-road’. Os responsáveis da marca equiparam-no, por isso, com o sistema Q4 que altera a repartição entre as rodas dianteiras e traseiras garantindo um melhor controlo. Para além disto, a altura da carroçaria ao solo pode ser ajustada em seis posições diferentes, sendo que só cinco servem para circular enquanto a sexta, a mais baixa, serve apenas para aparcamento. A diferença entre a posição mais alta e a mais baixa é de 85 mm. Um pormenor interessante é o facto de sempre que o veículo para, por exemplo no trânsito, o sistema fazer descer a carroçaria à posição mais baixa, voltando a subir quando se retoma a marcha.
Enfim, a Maserati a emprestar todo o luxo e potência habitual nos seus modelos a este Levante sob a forma de SUV que assim estreia o lado ‘aventura’ na famosa marca italiana.