Celebrada como uma das marcas relojoeiras mais inovadoras e criativas dos tempos modernos, a MB&F apresenta criações, cujo nível de complexidade técnica e artística as transforma em verdadeiras obras-primas da relojoaria. Peças que aliam microengenharia, arte e escultura que agora chegam a Portugal pela mão da Boutique dos Relógios Plus.

Há nove anos, um homem teve uma visão absolutamente extraordinária: criar colectivas de artesãos relojoeiros, artistas e profissionais talentosos – todos amigos – com o intuito de, anualmente, desenhar e produzir uma obra-prima relojoeira radical e original. Esse homem foi Maximillian Büsser e a marca que nasceu deste projecto a MB&F.

HM5-RTMestre em engenharia e microtecnologia, o percurso de Büsser no universo relojoeiro começou em 1998, na Winston Rare Timepieces. Aí, ajudou a transformar a imagem da marca e introduziu a extraordinariamente original colecção Opus.

Esta linha de relógios nasceu dos esforços coordenados entre Maximillian Büsser e diversos relojoeiros independentes e designers mecânicos.

O sucesso arrebatador dos designs Opus inspiraram Büsser a abandonar a Winston, em 2005, e a embarcar numa aventura independente com o objectivo de continuar a forjar colaborações criativas e assegurar liberdade conceptual no design mecânico.

LM1_RGAssim nasceu a MB&F. Maximillian Büsser and Friends é uma colectiva criativa dedicada a produzir as mais ousadas, artísticas, provocadoras, extravagantes e divertidas máquinas relojoeiras do nosso tempo. Trabalhando com um exército de conspiradores talentosos e criativos, em menos de dez anos, a MB&F produziu sete “Horological Machines” (máquinas relojoeiras) distintas e três “Legacy

Machines”, estas últimas uma homenagem à relojoaria tradicional dos séculos XVIII e XIX. Os designs individuais estão disponíveis numa variedade de cores e metais, mas o espirito mantém-se o mesmo em cada encarnação.

Além das peças do tempo regulares, a MB&F também introduziu versões “Performance Art”, especialmente desenhadas por diversos artistas, e que adicionam ainda mais dimensões criativas a peças que já são repletas de surpresas.

MegaWind-RGAgora presentes em Portugal, pela mão da Boutique dos Relógios Plus, as “Máquinas Relojoeiras” da MB&F são obras-primas que desafiam todas as expectativas de uma peça do tempo tradicional e celebram o talento artístico mecânico e a engenharia escultural para criar um mundo onde cronometrar o tempo se pode transformar em arte performativa.

Boutique relogios

Turbilhão
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.