Com um design inspirado nos aviões de guerra americanos dos anos setenta, o Horological Machine N.º 4 (HM4) da MB&F apresenta, no entanto, uma execução deveras modernista.

Assumindo a forma de dois cascos únicos que relembram as turbinas de um A-10 Thunderbolt, esta peça relojoeira apresenta dois mostradores localizados lado a lado, como se de manómetros num painel de instrumentos se tratassem, mas completamente independentes.

HM4_732x850Um exibe o tempo que resta na reserva de marcha do “motor” e o outro mostra as horas e minutos, cada um deles controlado independentemente por uma coroa no fundo da turbina respectiva.

A configuração do HM4 é, assim, a de um relógio de piloto tradicional, onde os mostradores são perpendiculares ao pulso do utilizador para uma visibilidade óptima sem ter que retirar as mãos do volante.

HM4_OW_UNDER_732x850O movimento do HM4 é igualmente surpreendente. Com mais de 300 componentes e três anos de desenvolvimento, este apresenta um sistema onde a energia do duplo tambor de corda horizontal é transferida para duas engrenagens verticais que permitem a exibição nos mostradores.

Vestido de titânio e composto por cinco vidros de safira distintos, o MB&F muda, literalmente, a forma de olhar para uma peça de alta relojoaria.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

MB&F Horological Machine N.º 4


icon-Movimento
MOVIMENTO
Manual, máquina tridimensional de manufactura, duplo tambor de corda em paralelo, 311 componentes, 21.600 alt/h, 72 horas de reserve de marcha.

icon-Movimento
CAIXA
Titânio, 54 x 52 mm, em forma de turbinas de avião, duas coroas, 5 vidros de safira.

icon-Movimento
MOSTRADOR
Dois mostradores pretos a lembrar os manómetros do painel de instrumentos, indicação de horas e minutos no mostrador direito e da reserva de marcha no esquerdo.

icon-Movimento
BRACELETE
Pele vintage cosida à mão com pespontos brancos com fecho de báscula em titânio e ouro branco.


Turbilhão
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.