“O toque suave da caxemira transmite-nos um inevitável sentimento
de amor”
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Melanie Costa Leite com Relógio Audemars Piguet em ouro rosa, Anel e Colar Tirisi
É um caso sério de amor à primeira vista. Ou será ao primeiro toque na textura sublime e preciosa da caxemira? Com inspiração, talento e determinação, Melanie Costa Leite transformou a sua paixão numa marca de luxo com projecção internacional – Melanie Cashmere –, que se distingue pela elegância intemporal das peças.
Como foi o seu percurso até à criação da marca Melanie Cashmere?
Licenciei-me em Gestão em Londres e, após terminar o curso, sabia que gostaria de trabalhar em moda. Tive a oportunidade de estagiar na Vogue Portugal e na Condé Nast International, em Londres. Trabalhei ainda na marca Victoria Beckham. Mas o meu sonho de criar uma marca de caxemira permanecia e, com uma vontade cada vez mais forte, saí da Victoria Beckham e dediquei-me inteiramente ao meu projecto.
O que a fascina na caxemira?
A caxemira transmite amor. É uma matéria-prima inacreditavelmente bonita de trabalhar.
Permite-nos criar peças simples ou elaborar uma camisola em malha de cabo, por exemplo. Sempre sonhei ter um guarda-roupa cheio de camisolas de caxemira, que não fossem apenas básicos, que tivessem um pequeno twist, um detalhe que as tornasse especiais.
Melanie Costa Leite com Relógio Audemars Piguet e Anel, Colar e Brincos Tirisi
Como é que esta paixão se transformou na marca Melanie Cashmere?
Sempre desejei criar uma marca de caxemira. Foi apenas uma questão de tempo até me sentir preparada e ter os contactos necessários para conseguir produzir com alta qualidade. Fascina-me o desafio de criar algo do zero. Este é um projecto ambicioso, em que todos os dias acontece algo diferente, mas as bases estão bem fundadas e agora estamos a crescer.
A minha visão para Melanie Cashmere é a de uma marca moderna e de luxo, baseada no conforto da caxemira, com modelos elegantes, femininos, intemporais, adequados a qualquer idade. Uma mesma peça pode ser usada por uma mulher de 24 ou de 75 anos, resultando num look mais cool ou mais elegante, dependendo da adaptação ao estilo individual de cada cliente.
O que distingue a caxemira de outros tecidos, como a lã de alta qualidade, por exemplo?
A caxemira é uma fibra natural mais fina e macia do que a lã comum, o que a torna mais preciosa. Tem uma grande durabilidade e a capacidade de controlar a temperatura do corpo, mantendo-nos quentes no Inverno e protegendo-nos do calor no Verão. E claro, o toque suave da caxemira transmite-nos um inevitável sentimento de amor.
Como é feita a selecção da caxemira para as suas criações?
A nossa caxemira vem de Itália, da Cariaggi e Loro Piana: marcas que trabalham com 100% caxemira ou com uma mistura de caxemira e seda que é especialmente útil em peças mais justas à pele, tornando-as mais confortáveis, como, por exemplo, o nosso top Catarina (70% caxemira e 30% seda) e o casaco Martina. Estas marcas também têm certificações e recorrem a métodos que respeitam o bem-estar dos animais.
Como é a manufactura das peças?
A colecção actual é produzida em Portugal, Itália e Escócia. Na nova colecção, que vamos lançar em Setembro, estamos mais focados em Portugal e Itália. A nossa produção é realizada em fábricas especializadas em malhas de caxemira, onde o conhecimento e a paixão por esta matéria-prima é visível no trabalho das pessoas. É um prazer trabalhar com pessoas assim, que acreditaram em nós desde o início, quando produzíamos menos quantidade.
A sua colecção distingue-se por uma simplicidade elegante e intemporal. Quais foram as suas fontes de inspiração?
É um cliché, mas pensei em peças que gostaria de ter no meu guarda-roupa. Peças confortáveis, práticas, femininas, mas sempre elegantes. Básicos com cortes clássicos, apropriados para qualquer estação do ano ou ocasião, seja para trabalhar ou para um jantar. No que respeita a cores, adoro tons suaves e naturais – embora também tenhamos incluído o preto, que dá sempre jeito. Cabe a cada pessoa fazer o style it up or down, conjugando com acessórios mais coloridos, como carteiras ou sapatos.
Quando estou a criar novos modelos penso numa mulher com um dia-a-dia bastante preenchido: trabalho, crianças e ainda uma casa para gerir… Mas que quer estar sempre no seu melhor, bem-vestida, ainda que com simplicidade. Tinha de criar uma marca com a qual me identificasse a 100% e acredito na máxima less is more. Em Setembro vamos integrar na nossa colecção camisolas oversized, mas sem perder a feminilidade.
A renda está presente em algumas peças. O que mais a encanta nesta combinação com a caxemira?
Sempre gostei imenso de renda. Dá um toque ainda mais feminino e torna uma peça casual mais elegante. É uma combinação que não sai de moda e podemos usar em qualquer estação.
Devido às suas características, acredita que a caxemira é um básico que todas as mulheres devem ter no seu closet?
Acho que todas as mulheres gostam de caxemira, que é sem dúvida um básico que devem ter no closet devido à sua versatilidade e durabilidade. É um bom investimento. Se cuidarmos bem de uma camisola de caxemira de corte clássico, podemos vesti-la durante anos.
O que distingue uma peça de caxemira de elevada qualidade?
A caxemira italiana é, geralmente, mais suave do que a escocesa. No entanto, a escocesa vai-se suavizando com o uso.
A qualidade de um fio de caxemira mede-se pelo seu comprimento: quanto mais comprido, melhor será o resultado final, com menos riscos de criar peeling (borbotos) na peça. Por isso optámos por trabalhar com a Cariaggi e a Loro Piana, porque sabemos que a qualidade da caxemira que nos fornecem é a mais elevada do mercado.
Outras marcas recorrem à caxemira de fio muito curto, que normalmente já não se devia utilizar, para poderem ter a designação ‘cashmere’ nas suas etiquetas, o que automaticamente faz aumentar o preço do produto.
Há alguma peça da sua colecção que seja a sua favorita ou que considere um must-have?
Adoro o casaco Anna. Tem um comprimento perfeito, é quase o substituto de um sobretudo. Dá para usar com um vestido, com calças clássicas ou com uns jeans, para um look mais cool, com uma blusa de seda ou com o nosso top Catarina.
E qual a peça que está a ter mais sucesso?
Os nossos twinsets Martina e o casaco Anna, duas peças com renda. E também o nosso vestido Diana, que tem um corte que o torna muito versátil, para além de ser super confortável. Dependendo dos acessórios, pode ser usado durante o dia ou num jantar mais formal.
Melanie Cashmere é um projecto com dois anos e alguma projecção internacional. Quais os seus planos para o futuro da marca?
Estamos a criar uma marca de lifestyle, em que as pessoas se identificam com a nossa história e com o que representamos. Em breve, gostaríamos de fazer um pop-up em que apresentaríamos todas as nossas peças, para que as pessoas pudessem sentir a experiência Melanie Cashmere.
Quanto à nossa colecção, é importante que tenha um crescimento orgânico. Percebermos o que o nosso cliente procura e preencher essa necessidade. Por isso, neste momento estamos a aumentar a nossa colecção de Senhora e também de Bebé, que está a ter uma grande procura.
Em que mercado está a apostar – ou a planear apostar – mais?
A venda online no nosso website ajuda-nos a ter um relacionamento mais próximo com o cliente e, por isso, conseguimos ver em que mercados temos mais procura, como é o caso da Alemanha, Inglaterra, Noruega, Suíça, França e dos EUA, especialmente Nova Iorque.