No início deste ano, a Mercedes-Benz lançou o desafio aos fãs de golfe e de automóveis de todo o mundo para submeterem as suas ideias para um carro de golfe futurista. O “Mercedes-Benz Vision Golf Cart” foi agora apresentado durante o Open Championship deste ano.

Durante o Open Championship deste ano, a Mercedes-Benz apresentou o “Mercedes-Benz Vision Golf Cart”. Centenas de fãs da modalidade e de automóveis participaram na competição internacional, submetendo as suas ideias para um carro de golfe futurista. Este input foi a base para um estudo de design de um carro de golfe visionário criado pelo departamento de design da Mercedes-Benz. Para além de reflectir ideias inovadoras, o estudo inclui as características e as tecnologias de um Mercedes-Benz.

No início deste ano, a Mercedes-Benz lançou o desafio a todos os fãs de golfe e de automóveis de todo o mundo para submeterem as suas ideias para um carro de golfe futurista. Começou assim a procura dos melhores, mais originais, inovadores e mais promissores conceitos. Um júri presidido por Gorden Wagener seleccionou depois as melhores contribuições entre todas as apresentadas. Os vencedores receberam um convite VIP exclusivo para o Open Championship.

Com base nestas ideias e conceitos, e respeitando a estratégia de design da Mercedes-Benz, o Mercedes-Benz Advanced Design Center em Carlsbad, Califórnia, desenvolveu o Mercedes-Benz Vision Golf Cart. Este combina o design Mercedes-Benz com a funcionalidade de um carro de golfe. Foi incorporada, por exemplo, a grelha em diamante, que empresta a esta unidade uma face moderna que é inconfundivelmente Mercedes-Benz.

Mercedes-Benz Golf_3O Mercedes-Benz Vision Golf Cart é alimentado electricamente por uma bateria que é carregada continuamente por um módulo solar integrado no tejadilho. É também possível o carregamento manual, tal como num carro de golfe convencional. O veículo é controlado de modo inovador através de um joystick montado na consola central, fazendo com que qualquer passageiro possa conduzi-lo.

A consola central incorpora igualmente um painel multimédia que inclui uma docking station para um iPad ou iPhone e um interface USB. Várias funções disponíveis no modelo podem ser controladas a partir daqui, tais como os altifalantes ou o sistema de ar condicionado, o ecrã superior, o áudio ou a comunicação com a clubhouse e outros carros de golfe.

Se for necessário, o ecrã superior integrado no pára-brisas também pode ser usado quando o carro de golfe está parado, para consultar o desenho do campo, o estado actual do jogo ou a informação meteorológica. O velocímetro digital está colocado debaixo do pára-brisas.

Um pedido semelhante em todas as propostas, independentemente do país, foi a possibilidade de poder usar um telemóvel. O carro incorpora também Bluetooth, pelo que as chamadas são possíveis através do sistema de altifalante quando está em movimento.

Mercedes-Benz Golf_2A questão da conectividade não foi esquecida. Devido à ligação entre o iPad/iPhone e o carro, é possível comunicar directamente com o clube de golfe, por exemplo para encomendar bebidas ou comida para o meio do percurso. Os dados do tempo e os sensores de chuva estão sempre disponíveis. Há também a possibilidade de enviar e-mails. Além disso, os utilizadores podem partilhar o cartão de resultados digital e até fotos do jogo directamente nas redes sociais.

Os bancos elegantes e ergonómicos são aquecidos e ventilados e podem ser regulados electronicamente, usando os comandos típicos da Mercedes-Benz na parte lateral do banco. O sistema de aquecimento AIRSCARF ao nível do pescoço, introduzido pela primeira vez em 2011 no SLK Roadster, é também uma das funcionalidades do Mercedes-Benz Vision Golf Cart. O sistema AIRSCARF, como o nome sugere, envolve o pescoço e os ombros com ar quente, permitindo conduzir o veículo aberto, mesmo com tempo mais frio. Existe também um sistema de ar condicionado integrado que assegura um ambiente agradável mesmo num dia muito quente ou muito frio.

As portas opcionais são outra funcionalidade especial. Uma função de encaixe permite instalá-las com facilidade se o tempo não estiver tão bom, oferecendo assim protecção contra o vento e a chuva. Está incluído um pára-raios retráctil para adicionar segurança. Com muita luminosidade, o pára-brisas pode ser escurecido premindo um botão; contém também um limpa pára-brisas com sensores de chuva que o activam assim que começa a chover. Adicionalmente, o espaço atrás dos bancos é ideal para guarda-chuvas.

Um pedido muito comum dos participantes internacionais foi, simplesmente, o espaço de arrumação. O Mercedes-Benz Vision Golf Cart inclui assim um vasto conjunto de opções de arrumação. Para além da bagageira debaixo da área de arrumação para dois sacos de golfe, existem dois compartimentos no painel dianteiro. A consola central está desenhada especialmente para colocar bolas e cartões de resultados e tem igualmente um espaço para óculos de sol. Existe um pequeno frigorífico atrás da consola central, e os suportes para copos entre os bancos mantêm as bebidas quentes ou frias. Um espelho iluminado foi outro pedido, particularmente pelas senhoras, e está localizado à altura dos olhos dos condutores.

Para além da sua utilização no campo de golfe, o carro pode igualmente circular em estradas normais. Os designers incluíram também todas as funcionalidades como piscas, faróis e luzes traseiras. Graças aos faróis LED, o jogo pode continuar quando começa a escurecer graças à função de holofote.

Apesar de o Mercedes-Benz Vision Golf Cart ser apenas um estudo de design, existem sem dúvida muitos golfistas que gostariam de ver o carro tornar-se realidade, com as suas ideias novas e maior diversão, mais inovação e mais conforto quando percorrem o campo de golfe.

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.