A Mercedes acaba de abrir caminho para um novo segmento, com a apresentação do novo, e muito exclusivo CLS Shooting Brake. A receptividade do mercado não poderia ter sido melhor. De tal forma que o estudo que a Porsche tinha iniciado há alguns anos para um modelo semelhante poderá agora sair do plano conceptual e concretizar-se…

Numa interpretação de estilo e funcionalidade que aproveita o carácter de um coupé desportivo e o une às capacidades de espaço e versatilidade de uma carrinha, o Mercedes CLS Shooting Brake combina o melhor de dois mundos e abre a experiência automóvel a novas possibilidades.

Para lhe fazer frente, a Porsche apresentou, no Salão de Paris, o Panamera Sport Turismo. Ainda sob a forma de protótipo, pretende avaliar as reacções do mercado e deverá ser a base para um modelo a comercializar em 2015.

Mercedes Benz CLS Shooting Brake

O CLS Shooting Brake dá continuidade às linhas distintas do coupé. Apesar das dimensões mais generosas (4956 mm de comprimento, 1881 de largura e 1416 de altura), mantém o design distinto que o caracteriza. O capot longo, a cintura elevada, o declive acentuado do tejadilho e os vidros sem moldura são elementos que facilmente o identificam.

Igualmente exclusivo é o “olhar” rasgado desta versão, que pode beneficiar da tecnologia de iluminação dinâmica com 71 lâmpadas LED, que, para além de garantirem um efeito visual impressionante, concedem óptimas condições de visibilidade ao condutor durante a noite e simulam, na perfeição, a luz natural do dia.

No interior, existe agora mais um lugar na segunda fila de bancos, uma novidade em relação ao modelo base, que disponibilizava apenas quatro lugares independentes. Qualidade de acabamentos e requinte continuam a ser as notas dominantes no habitáculo, quer nos materiais utilizados, quer na disposição de instrumentos e comandos.

A nível de equipamentos, a dotação de série vem ao encontro dos padrões a que a Mercedes já nos habituou. Mas existem ainda diversos packs opcionais para dar resposta a necessidades específicas do cliente.


Porsche Panamera Sport Turismo

O Porsche Panamera Sport Turismo assenta na mesma filosofia de combinação de prestações desportivas com o sentido prático de uma utilização diária.

Tem uma largura de 1990 mm, uma altura de 1401 mm e um comprimento de 4950 mm e, a nível estético, distingue-se pelos extremos da carroçaria curtos e a porta da bagageira ampla e funcional. Os indicadores de mudanças de direcção, as luzes de presença integradas nas enormes entradas de ar frontais, os faróis de LED de quatro pontos com desenho inovador e o spoiler traseiro adaptativo em carbono são elementos que reforçam a exclusividade.

Destaque ainda para a ausência de espelhos retrovisores, substituídos por câmaras cujas imagens são reproduzidas no habitáculo. E, aqui, a inovação tecnológica é protagonista, o que, desde logo, se denota pela existência de ecrãs tácteis em substituição dos habituais painéis de instrumentos e de comandos.

Apaixonada por automóveis e em demanda de emoções fortes, no momento de escolher uma vertente do jornalismo, Andreia Amaral não teve dúvidas de que escrever sobre carros seria o que a faria feliz. Ao longo da sua carreira, trabalhou para diversas publicações do sector. Ecléctica em interesses, hoje, divide o seu tempo entre dois amores: os motores e a Economia. Para além de colaborar com diversas revistas, é editora da Turbo Oficina e do Guia Empresarial (suplemento do JN).