A Miu Miu acaba de apresentar a colecção cápsula Miu Miu Denim Icons. Trata-se de uma linha de calças de ganga, declinada em seis formatos diferentes, cada um deles inspirado na década em que foram criados e baptizados com o nome das mulheres espirituosas, elegantes e ultra-confiantes que os usaram.

Produzidos em ganga azul-escura e pesada, os jeans Lauren inspiram-se nos anos 40 e apresentam-se com o tradicional desgaste dos jeans funcionais e utilizados para trabalho bruto da época. Na década seguinte, as calças de ganga tornaram-se mais uma declaração de moda. Assim, os jeans Brigitte reflectem os anos 50 e apresentam-se em denim escuro, com cintura subida e cortados no tornozelo, referenciando a silhueta feminina das calças Capri. Já os jeans Françoise, dos anos 60, surgem em ganga branca com pernas rectas e cintura subida. Naquela época, os jeans tinham-se tornado omnipresentes, significando juventude e emancipação, e, à medida que a sua popularidade crescia, aumentava igualmente a paleta de cores, o tipo de cortes e de lavagens.

Inspirados nos anos 70, os jeans Jane apresentam cintura descida, um corte à boca de sino e são produzidos numa ganga pálida lavada. Afinal, o “flower power” estava no auge, assim como as calças à boca de sino e os jeans. Já os jeans Brooke, dos anos 80, representam um design unissexo e apresentam-se num denim escuro amplamente apreciado naquela década. Finalmente, os jeans Kate, representativos da década de 90, traduzem-se numas calças de ganga azul-clara, descomplicadas, que podiam facilmente ter sido emprestadas pelo namorado, tão estilosas e minimalistas quanto os jeans ao longo dos anos 90.

De facto, poucas são as peças de vestuário tão sugestivas de uma época como um par de jeans. Actualmente símbolo universal da democratização do guarda-roupa, onde cada pessoa e geração os veste à sua maneira, os jeans são agora homenageados pela Miu Miu numa colecção cápsula que reflecte a história desta peça icónica.

Turbilhão
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.