A Montblanc entra no novo ano chinês com os mais recentes instrumentos de escrita de edição limitada inspirados nos signos do zodíaco do leste asiático e nos míticos dragões da cultura oriental.

Dando as boas-vindas ao Ano Novo Lunar, a Montblanc Signs & Symbols conta as histórias dos signos que tiveram origem no mundo dos mitos e lendas e que continuam, actualmente, a influenciar a cultura oriental. Exibindo a perícia e a mestria artesanal da Montblanc, a coleção Signs & Symbols é composta por “The Legend of Zodiacs”, um instrumento de escrita inspirado no signo do zodíaco do ano que está por vir e “A Journey Among Dragons”, uma linha que presta homenagem aos enormes poderes das criaturas míticas. Produzida em prata de lei gravada à mão, cada edição anual difere em design, materiais e significado, honrando os símbolos antigos nos quais o instrumento de escrita é inspirado.

The Legend of Zodiacs O Coelho Edição Limitada 512

A 22 de Janeiro de 2023, o Ano Novo Chinês dará início ao ano do coelho, um animal do zodíaco chinês amplamente associado à sorte. Enquanto os signos do zodíaco são universais, surgindo na cultura ocidental e oriental, nas tradições chinesas e outras do leste asiático, o zodíaco difere significativamente cobrindo um ciclo de doze anos em vez de doze meses, e consiste exclusivamente em símbolos de animais. Marcando um novo ano e novos começos, The Legend of Zodiacs O Coelho Edição Limitada 512 (8x8x8) é dedicada ao signo do coelho, assim como ao número 8, que é considerado um número de sorte nas culturas asiáticas. 

A tampa desta edição limitada é produzida em prata e decorada com um coelho gravado à mão. A árvore osmanthus gravada ao lado do coelho representa a promessa de uma carreira de sucesso. Já o repolho e o rabanete, como principais alimentos do coelho, pretendem simbolizar a riqueza, enquanto a montanha surge ao fundo como uma metáfora de protecção máxima.  

Em contraste visual com a tampa, o corpo revestido a ouro rosa é decorado com um padrão abstracto gravado com “nuvens da sorte”, que simbolizam sorte e felicidade, enquanto o cone é engastado com uma pérola, a pedra do signo do coelho. O ano actual do coelho, 2023, está gravado no anel da tampa, juntamente com os seis anos anteriores deste animal. Por outro lado, o aparo em ouro rosa é gravado com uma representação do coelho.

A Journey Among Dragons

Dragão Terrestre Edição Limitada 88

 De todas as criaturas míticas encontradas no círculo de culturas do Leste Asiático, o dragão é uma das mais antigas e importantes, visto como uma criatura positiva com alto poder espiritual, que confere sorte, riqueza, sabedoria e paz à humanidade. A mais reclusa destas criaturas misteriosas é o Dragão Terrestre. Este espírito secreto, conhecido como Li Long, habita os lugares profundos e desconhecidos da Terra.  

O carácter majestoso do Dragão Terrestre () serpenteia à volta do corpo e da tampa deste instrumento de escrita, com granadas de tsavorita verde a representar o olho visível. Enquanto a cabeça esculpida decora a tampa em prata como um relevo, o corpo molda-se ao corpo do instrumento de escrita como uma gravação engastada com diamantes, ilustrando o significado de como ‘mineral de cristal’ ou, originalmente, ‘esmalte colorido’. O gradiente de cor castanho-terra da superfície lacada do corpo refere-se ao habitat subterrâneo do espírito Li Long. O design é ainda enriquecido com pormenores em ouro maciço Au 750 e uma granada de tsavorita verde engastada no cone. O aparo produzido à mão em ouro encerra a delicada gravação de um livro, pois o oitavo filho do dragão, Fu Xi, adora literatura e destaca-se como símbolo de conhecimento e educação. O topo da tampa é coroado com o emblema Montblanc embutido em ónix preto e coberto com vidro de safira.

Dragão Terrestre Edição Limitada 8

A tampa e o corpo em ouro branco maciço Au 750 de O Dragão Terrestre Edição Limitada 8 são envolvidos pelo corpo sinuoso do dragão. Simbolizando as cores do ambiente natural do Dragão Terrestre, o corpo deste é inteiramente engastado com granadas de tsavorita, turmalinas da Paraíba e safiras verdes e azuis, apresentando granadas de tsavorita nos olhos. A coluna e a cabeça do dragão são revestidas a ouro, enquanto a garra é produzida em jade branco. O design da tampa e do corpo é enriquecido com delicadas gravações de ondas, simbolizando a água auspiciosa. Como se diz que o oitavo filho do dragão, Fu Xi, adora literatura, uma gravação de um livro aberto, representando conhecimento e educação, adorna o aparo em ouro, embelezado com uma granada de tsavorita.

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.