Na Watches & Wonders 2023, a Montblanc apresenta novidades que relembram a estreita relação da Maison com o montanhismo, o mergulho e a conservação, assim como a dedicação incansável da Montblanc à excelência cronométrica, mesmo nos ambientes mais extremos.
1858 Geosphere Cronógrafo 0 Oxygen The 8000
Inspirado nos 14 picos mais altos do mundo, todos a mais de 8.000 metros acima do nível do mar, o Montblanc 1858 Geosphere Chronograph 0 Oxygen recorda a admiração da Montblanc por montanhistas como Nimsdai Purja, o mais rápido a conquistar todos os 14 picos, num recorde de seis meses e seis dias, em 2019, sem utilizar oxigénio suplementar; ou Reinhold Messner, o primeiro do mundo a escalar todos os 14 picos sem oxigénio suplementar, em 1986.
Inspirada por estas conquistas incríveis, a Montblanc apresentou o primeiro relógio sem oxigénio na caixa em 2022 – o Cronógrafo Geosphere 0 Oxygen em 2022 – uma conquista que permite evitar o embaciamento a baixas temperaturas e evitar a corrosão dos componentes do relógio. Agora, a Maison apresenta o novo 1858 Geosphere Cronógrafo 0 Oxygen The 8000 Edição Limitada 290 em colaboração com Messner.
Trata-se de um modelo de 44 mm, cujos globos giratórios, representativos dos hemisférios norte e sul, apresentam a mesma tonalidade das pedras encontradas nas montanhas do Pólo Norte e Pólo Sul. A emoldurar estes globos está o mostrador com padrão glaciar cinzento Sfumato, ao qual foi conferido um efeito gradiente através de uma técnica tradicional denominada gratté-boisé.
O tom cinzento do Montblanc 1858 Geosphere Cronógrafo 0 Oxygen é inspirado na rocha e no gelo encontrados nos ápices dessas montanhas. A aparência deste relógio é ainda animada por detalhes em laranja que homenageiam o equipamento e vestuário de montanhismo. No verso da caixa é possível admirar uma gravação do K2.
1858 Cronógrafo Automático 0 Oxygen The 8000
Em 2023, a Montblanc revela ainda o novo 1858 Cronógrafo Automático 0 Oxygen The 8000 com 42 mm, uma edição limitada a 290 peças totalmente em titânio, criada em parceria com Purja. A correia incomum deste modelo é inspirada na corda que Purja utilizou para escalar os 14 picos, cujos nomes surgem gravados no verso da caixa, juntamente com as altitudes respectivas e duas citações de Purja. Bandeiras de oração do Himalaia também figuram no verso da caixa, evocando a herança ancestral do Evereste e Purja.
1858 Geosphere Cronógrafo 0 Oxygen The 8000 e 1858 Automático Data 0 Oxygen The 8000
Além do relógio 1858 Geosphere Cronógrafo 0 Oxygen The 8000 com 44 mm movido pelo calibre automático MB 29.27 e do 1858 Cronógrafo Automático 0 Oxygen The 8000 com 42 mm alimentado pelo movimento automático MB 29.25, esta colecção sem oxigénio inclui ainda o modelo com 42 mm 1858 Geosphere Cronógrafo 0 Oxygen The 8000, movido pelo calibre MB 25.13 com 48 horas de reserva de marcha. Este relógio surge numa caixa em aço, com luneta canelada bidireccional em cerâmica preta, mostrador cinzento escuro Sfumato com padrão glaciar e luminescência azul.
A colecção inclui também o modelo 1858 Automático Data 0 Oxygen The 8000 de 41 mm, equipado com o movimento MB 24.17 com 38 horas de reserva de marcha, luneta fixa em cerâmica preta, mostrador com padrão glaciar em cinzento escuro Sfumato e luminescência azul.
1858 Iced Sea
Este ano, a colecção 1858 Iced Sea, composta por relógios de mergulho com mostradores com padrão glaciar inspirado no Mer de Glace, o principal glaciar do maciço do Mont Blanc, recebe uma nova cor de mostrador, cujo tom cinzento escolhido é exactamente o mesmo tom do gelo encontrado no topo do Mont Blanc.
O novo modelo pode ser adquirido em separado ou numa caixa de edição limitada que inclui as versões com mostrador verde e azul do 1858 Iced Sea Automático Data do ano passado. Cada relógio possui uma gravação a laser de vistas diferentes do Mont Blanc no fundo da caixa. O modelo com mostrador azul exibe Aiguille du Moine, o verde mostra Les Drus e o modelo cinzento Les Grandes Jorasses. As caixas em aço com asas curvas destacam-se por lunetas unidireccionais em cerâmica, cada uma com um sector de cores contrastantes das 12 às 3 horas e encerram o movimento automático MB 24.17/SW200, com 38 horas de reserva de marcha.
Limitado a apenas 191 edições, o Montblanc 1858 Iced Sea Automático Data Coffret disponibiliza uma variedade de correias intercambiáveis. Através do Plexiglass deste cofre, os três relógios repousam sobre uma base de granito que se destina a imitar a rocha da montanha Mont Blanc.
Este ano, a Montblanc revela ainda uma nova edição boutique deste relógio com uma luneta em cerâmica preta, mostrador verde glaciar e gravação tridimensional de um mergulhador em verde no verso da caixa.
1858 The Unveiled Secret Minerva Cronógrafo Monobotão
A linha Montblanc 1858 The Unveiled Secret Minerva Cronógrafo Monobotão, que se destaca por apresentar o movimento de corda manual MB M16.29 invertido, recebe uma nova edição limitada a 88 peças numa caixa de 43 mm com um novo tipo de acabamento. Assim, depois de revestida a preto, a caixa deste novo Montblanc Unveiled Secret Minerva Cronógrafo Monobotão foi manualmente lavada e escovada com quartzito. Esta técnica especial de escovagem confere um acabamento envelhecido e garante que não há duas caixas com a mesma pátina. A caixa envelhecida é acentuada por uma luneta canelada em ouro branco.
Montblanc 1858 The Unveiled Timekeeper Minerva Edição Limitada
A Montblanc apresenta ainda o Unveiled Timekeeper de 42,5 mm, disponível numa caixa em aço e luneta em ouro branco com mostrador azul, ou em ouro lima com mostrador verde escuro. A primeira variante é limitada a 100 peças, enquanto a última é limitada a 28.
O que torna este modelo especial é a sua luneta que inicia e pára o cronógrafo do Unveiled Timekeeper. Um clique inicia o cronógrafo, um segundo clique e o cronógrafo pára, e um terceiro este regressa a zero. A Montblanc solicitou o registo de três patentes para este sistema de cronógrafo.
O Montblanc Unveiled Timekeeper celebra o 100º aniversário do primeiro movimento cronógrafo de pulso da Manufactura Minerva. Inspirado no Calibre 13.20 de 1923, o Calibre MB M13.21 possui a mesma construção do 13.20, embora modernizado com acabamentos e materiais contemporâneos. Outros detalhes reminiscentes incluem o taquímetro e escalas telemétricas, detalhes brilhantes e luminescentes, um mostrador com acabamento em raios de sol, que evocam os cronógrafos de meados do século.
Star Legacy Fases da Lua Edição Limitada 1786
O novo Montblanc Star Legacy Fases da Lua é limitado a 1786 peças e está disponível numa caixa de 42 mm em aço que emoldura um mostrador cinzento. O novo modelo destaca uma nova faceta do Mont Blanc: o lado rochoso voltado para sul, onde a neve tem dificuldade em assentar na face vertical.
A complicação de fases da lua é exibida às seis horas e sobrepõe-se ao padrão glaciar cinzento do mostrador. A lua revestida a ouro rosa e as estrelas sobre um fundo são cercadas por um indicador de data redondo.
Star Legacy Cronógrafo Edição Limitada 1786
À semelhança do modelo com fases da lua, também o Montblanc Star Legacy cronógrafo surge numa caixa de 42 mm em aço, com mostrador cinzento com padrão glaciar. Este relógio exibe dois contadores de cronógrafo com ponteiros bastão revestidos a ródio às três e às nove horas, enquanto as funções de tempo são exibidas com ponteiros em forma de folha revestidos a ouro rosa.