Vacheron Constantin

Overseas Turbilhão

A colecção Overseas dá as boas-vindas a um novo turbilhão, agora integralmente esqueletizado. O novo modelo integra o movimento automático de manufactura Calibre 2160 SQ, onde o trabalho de esqueletização permitiu reduzir o peso em 20% e redesenhar completamente a arquitectura do mesmo.

Com apenas 5,65 mm de espessura – uma autêntica proeza técnica, tendo em conta a presença de uma gaiola de turbilhão -, graças, em parte, à massa oscilante periférica, este movimento esqueletizado deixa admirar o trabalho realizado na platina base e nas quatro pontes com o tratamento superficial de NAC, que concede tonalidades cinzentas antracite. O mesmo tratamento NAC aplicado às superfícies encontra-se no tambor de corda totalmente esqueletizado, criando uma rosa dos ventos no lado do mostrador, uma característica original do Calibre 2160 SQ.

Neste movimento, a Vacheron Constantin redesenhou ainda o órgão regulador alojado na gaiola do turbilhão e acoplado ao escape. Concebeu-se internamente uma espiral de balanço, equipada com curva terminal Breguet. Ao elevar a espiral exterior ao centro, acima do seu plano horizontal, consegue-se uma disposição que dota a mola de um desenvolvimento concêntrico, melhorando o seu isocronismo.

Disponível em ouro rosa ou titânio – o primeiro modelo da Vacheron Constantin fabricado integralmente neste metal – o novo relógio apresenta marcadores horários em ouro rosa ou branco aplicados ao vidro de safira. Estes mesmos metais são utilizados nos ponteiros que, como os marcadores, são revestidos a SuperLumiNova®. O anel periférico está disponível em ouro rosa lacado a preto ou em ouro branco com tratamento de PVD azul.

Ambas as versões dispõem do sistema de braceletes intercambiáveis e apresentam-se com duas pulseiras em pele e borracha: pretas com fecho de fivela em ouro rosa no caso do modelo em ouro; e azuis com fecho de báscula em titânio, no modelo em titânio.

 

Roger Dubuis

Excalibur Monobalancier Esqueleto Automático

A mais recente evolução da colecção Excalibur é o novo Monobalancier, um modelo que leva o desempenho ao máximo com o novo calibre RD 720SQ com desenvolvimentos técnicos concebidos para aumentar a reserva de marcha para 72 horas. Já o micro-rotor também foi optimizado de modo a minimizar as suas vibrações e produzido em ouro rosa com acabamento em tungsténio com uma gravação do monograma da Roger Dubuis.

Na procura contínua para encontrar soluções que melhorem o desempenho e a precisão, a Roger Dubuis dobrou a inércia da roda de balanço para melhorar a estabilidade e torná-la menos sensível a choques. Da mesma forma, foram alcançadas uma melhor eficiência e transmissão de energia optimizando a forma da roda de escape, agora construída a partir de silício revestido a diamante, assim como as palhetas ajustáveis, e um novo lubrificante.

Reinterpretado para o mundo moderno com sofisticação e elegância, o Excalibur Monobalancier é projetado com linhas de corte limpo, moldura canelada e entalhes afiados, enquanto a estrela de assinatura é remodelada para levitar livremente acima do tambor.

O Roger Dubuis Excalibur Esqueleto Automático destaca-se ainda pela remodelação da estrela assinatura da marca, que agora levita livremente acima do tambor de corda, e está disponível em duas edições, ambas com caixa de 42 mm: uma em ouro EON com pulseira em pele de bezerro em relevo preta e outra em ouro EON com 60 diamantes e uma correia em pele de bezerro roxa.

 

Greubel Forsey

Double Balancier Convexe S2

Uma das complicações assinatura da Greubel Forsey – Duplo Balanço – faz a sua estreia na nova caixa S2, um desenvolvimento sobre a caixa S, revelada em 2019 no GMT Sport. Assim, a caixa oval de 46,5 mm x 43,5 mm veste-se de titânio para receber o movimento com dois balanços inclinados a 30°, accionados por uma única engrenagem. Um diferencial esférico calcula a média da taxa cronométrica de ambos os balanços. O toque final é dado pela bracelete de titânio.

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.