Sob o mote “Time is a Jewel”, as novidades Bulgari para 2022 destacam-se pela mestria técnica e preciosidade estética.

Serpenti Misteriosi High Jewellery

Depois de explorar os limites da relojoaria mecânica ultra-fina com o Octo Finissimo, a Bulgari estabelece agora um novo marco, desta feita no campo do ultra-pequeno, com Piccolissimo (palavra italiana para “muito pequeno”), um novo movimento mecânico, dos mais pequenos do mundo. O novo calibre dá vida a quatro novos relógios Serpenti Misteriosi, que actualizam o design icónico da década de 1950.

Os novos Serpenti Misteriosi são opulentos e coloridos, espelhando e exibindo o virtuosismo joalheiro da Bulgari. Verdadeiras obras-primas joalheiras, as partes constituintes de cada modelo são moldadas individualmente antes de serem decoradas, engastadas e montadas. A Bulgari deu especial atenção ao design geral da estrutura de metal precioso que forma a pulseira e a cabeça da serpente para garantir que o relógio seja confortável e leve.

Construída em ouro amarelo e branco, a serpente envolve o pulso com uma pulseira de duas voltas integralmente adornada com diamantes de lapidação brilhante na cabeça e na cauda. A cabeça do animal é ainda agraciada com diamantes de corte redondo e os seus olhos podem ser formados por rubelita, esmeralda e diamante. Ao pressionar a língua da serpente no Serpenti Misteriosi, a cabeça desta abre-se para revelar o relógio. Uma coroa bidirecional localizada no fundo da caixa permite dar corda ao relógio e acertar as horas.

Serpenti Seduttori

A colecção Serpenti Seduttori, caracterizada pela pulseira flexível composta por elementos hexagonais, recebe um novo mostrador em laca preta, emoldurado por uma caixa em aço, ouro rosa ou numa combinação de aço e ouro rosa. Marcadores das horas em aço ou ouro rosa; diamantes engastados nas laterais da luneta formando dois arcos de um círculo; ou a característica rubelita com lapidação cabochão são algumas das características que contribuem para realçar o brilho e a luminosidade destes modelos.

Serpenti Tubogas

Já o Serpenti Tubogas está agora disponível numa combinação bi-metálica de ouro amarelo e aço, ou exclusivamente em ouro amarelo, ambos engastados com diamantes em ambos os lados da cabeça do réptil e embelezados por um mostrador guilhoché branco opalino.

Octo Roma Blue Carillon Tourbillon

Em 2022, a Bulgari expande a orquestra da Sinfonia della Meccanica, com dois relógios especiais que permitem experimentar o coração mecânico de um relógio através do som. Um deles é esta edição azul do Octo Roma Carillon Tourbillon, disponível numa edição limitada de 30 peças.

Este modelo combina duas complicações tradicionais de ponta – o turbilhão e o mecanismo de repetição Grande Sonnerie que soa as horas, quartos e minutos – numa abordagem modernista. Dentro da caixa de platina, o relógio apresenta um movimento gráfico esqueletizado com pontes azuis, cor que é repetida na lateral da caixa de titânio e na pulseira em pele de crocodilo azul com fecho de báscula triplo em platina.

Para aproveitar ao máximo o mecanismo Grande Sonnerie, a caixa foi concebida para amplificar a reprodução e a clareza do som. Esta é a razão por detrás das proporções generosas de 44m, que permitem maior torque e produção de potência sonora dos três martelos do calibre de corda manual BVL428. Foram também inseridas cavidades na caixa para ajudar o som a sair da câmara.

Disponível numa edição limitada de 30 peças, este modelo possui um fundo de caixa em vidro de safira, o que permite observar o movimento.

Octo Roma Emerald Grande Sonnerie

Já o Octo Roma Emerald Grande Sonnerie alia o intricado mecanismo de repetição à mestria joalheira da Bulgari, contando com o engaste de 446 esmeraldas e diamantes da Zâmbia com lapidação baguete, totalizando mais de 30 quilates. 

Com uma caixa em ouro branco com fundo em cristal de safira, o novo relógio apresenta-se com uma pulseira em pele de crocodilo verde brilhante para combinar com a luneta engastada com esmeraldas.

Lucea

A colecção Lucea da Bulgari recebe duas novas cores de mostrador: madrepérola rosa e aventurina azul. Cada mostrador é criado usando a técnica de marchetaria num padrão “Intarsio”, no qual os 37 micro-elementos são cortados e depois facetados à mão antes de serem montados de acordo com uma geometria precisa e regular para formar a superfície tridimensional do mostrador.

As lunetas e marcadores das horas com diamantes adicionam ainda mais brilho a estes relógios que estarão disponíveis com movimentos de quartzo e automáticos.