Aliando características vintage com detalhes técnicos de última geração, as novidades Montblanc para 2021 prometem conquistar os fãs da Alta Relojoaria.

READ THIS ARTICLE IN ENGLISH HERE

Colecção 1858

1858 Geosphere Edição limitada 1858

O Montblanc 1858 Geosphere é um dos principais ícones da linha Montblanc 1858, com os seus dois distintos globos hemisféricos giratórios em cúpula e uma complicação in-house Horas do Mundo. Inspirada pelas explorações do lendário montanhista Reinhold Messner, a Montblanc apresenta o novo Montblanc 1858 Geosphere Edição Limitada 1858, que homenageia a sua viagem solitária de cinco semanas pelo deserto de Gobi, em 2004.

Reproduzindo o esquema de cores do terreno rochoso, o relógio combina uma caixa de bronze micro-jateado com uma gravação especial na parte de trás, uma luneta bidireccional de cerâmica castanha, um mostrador lacado bege e castanho fumado e uma correia vintage em pele de bezerro castanho Sfumato a condizer.

Inspirado pela viagem de 2004 de Reinhold Messner, o verso da caixa revela uma gravação única que mostra os famosos Penhascos Flamejantes do deserto de Gobi, também conhecidos como Bayanzag, que estavam na rota de Messner pelo norte da Ásia. A Montblanc usa uma técnica especial para destacar o deserto de Gobi na parte de trás do relógio dando-lhe uma verdadeira renderização em 3 dimensões, proporcionando profundidade e realismo como se fosse uma fotografia.

Foi dada atenção especial ao mostrador com castanho fumado a bege. Um acabamento lacado combinado com elementos revestidos a ouro rosa quente, como ponteiros e índices aplicados, completa o design geral deste relógio. Para maior legibilidade, o indicador dia / noite, os ponteiros em forma de catedral, os índices, as indicações da bússola e os globos do hemisfério são todos revestidos a Super-LumiNova® bege aplicado à mão.

O Montblanc 1858 Geosphere Edição Limitada 1858 é equipado com o calibre automático de Manufactura MB 29.25. Esta complicação exibe dois hemisférios que trazem uma maneira instintiva de ler diferentes fusos horários. O relógio possui dois globos de hemisfério giratórios em forma de cúpula às seis e às 12 horas, que são cercados por uma escala fixa com os 24 fusos horários e incluem um indicador dia / noite revestido a ouro rosa e castanho (para os hemisférios norte e sul) . O meridiano de referência de longitude para ambos os hemisférios é destacado com uma linha preta revestida com Super-LumiNova®. Além disso, um segundo fuso horário, usado como indicação da hora local, está localizado às nove horas e uma abertura de data (ligada à hora local) está localizada às três horas.

1858 Monopusher Cronógrafo Origins Edição Limitada 100

Inspirado no cronógrafo militar mono-botão Minerva de 46 mm da década de 1930, a nova edição limitada presta homenagem às origens da Manufactura. O relógio vai além de uma simples reedição, mantendo os elementos-chave do modelo original enquanto integra toques vintage. Equipado com o calibre de cronógrafo mono-botão de manufactura MB M16.29, o Montblanc 1858 Monopusher Cronógrafo Origins apresenta uma caixa de 46 mm feita de uma liga especial de bronze, um fundo de caixa tipo “oficial”, um mostrador preto vintage com elementos bege e uma pulseira correspondente em pele de crocodilo castanha Sfumato.

A caixa deste modelo foi feita numa liga especial de bronze que obterá uma pátina atraente com o tempo e é uma reminiscência de ferramentas de exploração do passado. Foi acrescentado um fundo de caixa tipo “oficial”, tal como nos relógios de bolso tradicionais, protegendo o movimento, que é adornado com gravações em ambos os lados: do lado de fora da parte de trás da caixa tipo “oficial”, está a cabeça da Deusa Minerva, enquanto o interior da tampa traz a inscrição “Ré-édition du chronographe militaire Minerva des années 1930 doté d’un caliber fait main dans la pure tradition horlogère suisse” (reedição de um cronógrafo militar Minerva dos anos 1930, equipado com um calibre feito à mão seguindo a tradição relojoeira suíça).

Ao abrir o fundo da caixa tipo “oficial”, é revelado o calibre cronógrafo mono-botão de manufactura MB M16.29, uma autêntica reconstrução do calibre cronógrafo Minerva que data do início do século XX. Para esta edição limitada, a execução do movimento é de particular importância, pois a platina principal e as pontes foram deixadas em Maillechort bruto (também denominado “prata alemã”), um material tradicional de alta qualidade usado em movimentos Minerva em tempos anteriores.

Como no calibre do cronógrafo original, o MB M16.29 apresenta a icónica ponte em forma de V (cujo design foi protegido em 1912), uma roda de colunas, acoplamento horizontal e uma frequência tradicional de 18.000 A / h. Em homenagem aos movimentos históricos, a seta Minerva é visível na extremidade do “bloqueador” do cronógrafo.

O relógio está disponível com um mostrador preto, combinado com ponteiros contrastantes em forma de catedral cor de ouro rosa e numerais com Super-LumiNova bege, para maior legibilidade à noite. Esta legibilidade continua nos algarismos árabes, bem como nos ponteiros das horas e dos minutos, graças a toques adicionais de luminescência. Uma reminiscência ao cronógrafo original é o logótipo Minerva no mostrador que está simetricamente posicionado abaixo do logótipo histórico da Montblanc, às 6 horas.

Outros detalhes vintage incluem contadores bicompax com pequenos segundos e minutos do cronógrafo, bem como a escala dos minutos ao estilo caminhos-de-ferro, que foi reproduzida a partir do design original.

1858 Cronógrafo Split Second Edição Limitada 18

Reinterpretando um cronógrafo militar histórico Minerva de 46 mm da década de 1930 equipado com o calibre original 19-09CH, o Montblanc 1858 Cronógrafo Split Second Edição Limitada 18 apresenta uma caixa produzida numa liga de ouro inovadora chamada Lime Gold, um mostrador dourado com elementos verdes contrastantes e uma pulseira em nobuck verde vintage a combinar.

É a primeira vez que a Maison apresenta um modelo com esta cor de ouro baptizada de Lime Gold, graças à sua cor dourada profunda que deriva para um verde amarelado pálido. Para combinar com a cor da nova caixa de 44 mm, o Montblanc 1858 Cronógrafo Split Second Edição Limitada 18 apresenta um mostrador dourado com acabamento raio de sol. Fornecendo legibilidade e estilo vintage, a estética monocromática é combinada com elementos verdes contrastantes de tons diferentes, como os ponteiros das horas e minutos luminescentes em forma de catedral, a escala dos minutos, o ponteiro central dos segundos do cronógrafo, e as escalas do taquímetro e do telémetro, bem como o emblema histórico da Montblanc às 12 horas. Para dar uma aparência tridimensional tanto de dia como de noite, os algarismos árabes são totalmente feitos de Super-LumiNova através de um processo especial patenteado que encapsula o material luminescente e cria uma forma de “mono-bloco” sem contornos. A cor dourada foi escolhida para o ponteiro central dos segundos do cronógrafo, bem como para os contadores de 30 minutos do cronógrafo e pequenos segundos.

Como no relógio original, o Montblanc 1858 Cronógrafo Split Second Edição Limitada 18 possui uma escala telemétrica que gira à volta do mostrador. O relógio também possui um taquímetro no centro do mostrador em colimaçon (em forma de caracol) que permite ao utilizador medir um período de tempo de até três minutos em vez de um minuto, como é o caso dos cronógrafos tradicionais.

A parte de trás da caixa revela o calibre cronógrafo mono-botão de manufactura MB M16.31, inspirado nos calibres Minerva 19-09CH originais de 1909 e na evolução, o 17-29, desenvolvido na década de 1930, que eram usados tanto para relógios de bolso como de pulso. Para esta edição limitada, as platinas e pontes são feitas em Maillechort (prata alemã) banhado a ouro. O calibre possui duas rodas de coluna para o cronógrafo e a complicação split, acoplamento horizontal e reserva de marcha de 50 horas. Como o seu antecessor, é composto pela mesma ponte em V (cujo desenho foi protegido em 1912) e uma grande roda de balanço com 18 parafusos batendo na frequência tradicional de 2,5 Hz / 18.000 A/H.

O Montblanc 1858 Cronógrafo Split Second Edição Limitada 18 é completado com uma nova pulseira vintage em pele nobuck de crocodilo verde que foi finalizada com costura bege para reforçar o visual vintage. A pulseira também está equipada com um fecho de fivela em Lime Gold 18K para o toque final perfeito.

Colecção Heritage

Heritage Pythagore Pequenos Segundos Edição Limitada 148

A Montblanc revela um novo movimento de manufactura inspirado no histórico calibre 48 Minerva Pythagore criado na década de 1940. Trata-se do Heritage Pythagore Pequenos Segundos Edição Limitada 148, dois modelos em ouro rosa ou branco com mostradores de novas cores, que apresentam a assinatura secreta Minerva e são equipados com o novo calibre de Manufactura MB M14.08, com formas geométricas que lembram o histórico movimento Pythagore.

Na década de 1940, Andrey Frey, então proprietário e relojoeiro da Minerva, concebeu um movimento moderno notável, o calibre 48, que foi usado no Pythagore. A ideia era posicionar as pontes usando proporções matemáticas definidas pela Proporção Áurea (φ = 1,618 …). Este calibre distintivo foi apreciado pelas suas linhas rectas e ângulos geométricos e foi o auge do design contemporâneo na sua época, equipando os relógios Minerva durante muitos anos.

Inspirando-se na forma do movimento original e seguindo meticulosamente o teorema da Proporção de Ouro, os engenheiros da Montblanc desenvolveram um Calibre de Manufactura MB M14.08 totalmente novo, que agora equipa os relógios Heritage Pythagore Pequenos Segundos Edição Limitada 148. Os novos modelos apresentam todos os códigos vintage da colecção e exibem o nome Minerva no mostrador na forma de uma assinatura secreta.

Seguindo o design histórico da colecção, o Montblanc Heritage Pythagore Pequenos Segundos Edição Limitada 148 está disponível numa caixa de 39 mm em ouro branco ou rosa, asas curvas com facetas e está equipado com um vidro de safira em forma de caixa para um look vintage. Inspirado nos relógios Minerva históricos dos anos 1940 e 1950, foi dada atenção especial aos mostradores que incluem acabamentos técnicos, como uma decoração em dois tons, uma forma de cúpula e lacagem. Os relógios apresentam mostradores em cores vintage, como azul ou caramelo queimado.

Para completar o design geral, os relógios são adornados com pulseiras em pele de crocodilo Sfumato vintage castanhas ou azuis. Ambos são limitados a 148 peças em homenagem ao histórico movimento Pythagore.

Heritage Manufacture Calendário Perpétuo Edição Limitada 100

Inspirado pelos históricos relógios de pulso Minerva dos anos 1940 e 1950, o novo Heritage Manufacture Calendário Perpétuo Edição Limitada 100 apresenta uma estética vintage com um novo mostrador cor de caramelo queimado e uma caixa em ouro rosa. Com a complicação patenteada de Manufactura desenvolvida in-house, este relógio é um dos mais legíveis com indicações bem posicionadas e a possibilidade de acertar a hora através da coroa tanto para frente como para trás, permitindo o ajuste rápido de um mês em menos de um minuto.

Este modelo oferece ainda uma visão das fases da lua realistas revestidas a ouro rosa abobadado e rodeadas por um céu estrelado, que apenas requerem ajustes a cada 122 anos. A indicação das fases da lua é combinada com uma função de duplo fuso horário com um indicador de 24 horas.

Uma reminiscência dos relógios Minerva históricos, o mostrador abobadado lacado assume um destaque particular ao vestir-se de um quente e intenso castanho Sfumato vintage. A face do modelo é emoldurada por uma caixa de 40 mm em ouro rosa e está equipado com um vidro de safira tipo caixa. Uma pulseira em pele de crocodilo castanho Sfumato completa o design.

Colecção Star Legacy

Star Legacy Metamorphosis Edição Limitada 8

O Star Legacy Metamorphosis Edição Limitada 8 surge agora numa cor azul cintilante. Este relógio inovador transforma-se, literalmente, ao revelar duas faces diferentes. Uma série de complicações de alta relojoaria entra em jogo, impulsionada pelo calibre de Manufactura MB M67.60 feito à mão.

A transformação entre as duas faces é altamente complexa e envolve mais de 320 componentes individuais, todos meticulosamente feitos à mão e que se movem ao mesmo tempo. Além disso, só a construção do Exo Turbilhão contém mais de 100 componentes e todo o relógio é composto por nada menos do que 718 componentes, todos tradicionalmente feitos à mão na Manufactura Montblanc em Villeret.

O mecanismo é activado por uma alavanca deslizante na lateral da caixa (semelhante à de um mecanismo repetição de minutos) que é ligada a um mostrador. É composto por uma parte fixa e venezianas móveis, que podem ser abertas e fechadas conforme a face desejada. Quando as venezianas estão fechadas, o mostrador do relógio exibe uma função da hora mundial às seis horas na forma de um globo giratório do hemisfério norte rodeado por uma escala de 24 horas e uma indicação dia/noite. Às 12 horas, a roda do balanço, revestida a ródio com espiral azulada e 18 parafusos, bate na frequência tradicional de 18.000 oscilações por hora.

Quando as venezianas são abertas, o mostrador revela o patenteado Exo Turbilhão de um minuto da Montblanc, mantido no lugar por uma ponte de vidro de safira, e representando o sol às 12 horas. Isto foi possível graças à construção da complicação, que permite que a roda do balanço seja posicionada fora da gaiola e abaixo das venezianas. Um disco de data saltante aparece ao redor do Exo Turbilhão. Às seis horas, uma realista lua tridimensional com a sua posição exacta no céu, como vista da Terra, gira constantemente à volta do globo de forma giroscópica, exactamente como faria na sua viagem à volta da Terra. A lua é apresentada contra um fundo de aventurina que brilha como um céu nocturno estrelado. A complicação astronómica das fases lunares só precisa ser ajustada um dia a cada 122 anos.

A caixa de 44,8 mm surge em ouro branco e apresenta um vidro de safira na parte de trás, que revela a beleza do movimento manual com acabamento à mão calibre MB M16.68. A caixa emoldura ainda um mostrador tridimensional construído em oito partes diferentes inteiramente decoradas à mão usando técnicas tradicionais de relojoaria. A base é em ouro e foi destacada com um padrão guilhoché em algumas zonas, e com uma decoração jacto de areia noutras. Uma cúpula branca prateada às 12 horas, com uma decoração azuré no centro, abriga o contador de horas e minutos, espelhando o efeito tridimensional do Exo Turbilhão Suspenso.

Turbilhão
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.