A Omega acaba de apresentar as novidades da marca para 2022. Os novos modelos surpreendem pela utilização de novos materiais, novas técnicas, muita cor e por abrangerem os três principais universos da marca: água, terra e espaço.

Seamaster Planet Ocean Ultra Deep

A nossa viagem pelas novidades Omega para 2022 tem início nas profundezas dos oceanos. Em 2019, a Omega apresentou ao mundo o Planet Ocean Ultra Deep, um relógio conceito que viajou com Victor Vescovo até aos 10.928 metros de profundidade, amarrado ao exterior do submarino do explorador. Agora, a Omega acaba de lançar a versão de “produção” desse modelo, o novo Seamaster Planet Ocean Ultra Deep.

E se a versão conceito que viajou até às profundezas do oceano era um enorme pedaço de titânio que media 55 mm de diâmetro e cerca de 28 mm de espessura, o novo Ultra Deep, que está disponível em titânio ou numa nova liga de aço proprietária da Omega chamada “O-MEGASTEEL”, mede 45,5 mm de diâmetro e 18,12 mm de espessura.

Embora menor do que o seu antecessor, o novo modelo é apto para mergulho a uma profundidade de 6000 metros, possui certificação ISO 6425 via METAS e um design que permite mergulho de saturação sem a necessidade de uma válvula de escape de hélio. Essas especificações de mergulho profundo exigiram uma quantidade considerável de desenvolvimento tecnológico por parte da Omega, incluindo quatro novas patentes pendentes relativas ao vidro, junta do vidro, coroa e fundo de caixa de duas peças.

No que diz respeito à versão em titânio, esta mantém várias características de design do original. Assim, o modelo de produção é produzido em titânio de grau 5 jateado e apresenta uma caixa assimétrica (para ajudar na proteção da coroa), uma luneta em cerâmica com escala em Liquid Metal e um mostrador em titânio com detalhes azuis.

O fundo da caixa do Ultra Deep Titanium é fechado e usa uma arquitectura de duas peças para máxima resistência à água. Apesar de ser compatível com ISO 6425 e testado sob pressão com uma máquina que teve que ser desenvolvida internamente, a Omega também testou sob pressão o Ultra Deep Titanium em ambiente real, levando um exemplar a uma profundidade de 6269 metros sobre a Fossa das Marianas.  

Já o Ultra Deep em aço está disponível com as mesmas especificações da versão em titânio, à excepção da caixa simétrica com protectores de coroa tradicionais. No total, este modelo disponibiliza três cores diferentes de mostrador: azul gradiente com luneta preta, branco com luneta azul e preto acinzentado gradiente com luneta laranja. 

Relativamente ao aço com que estes modelos são produzidos, trata-se do “O-MEGASTEEL”, uma liga proprietária da marca que é 40% a 50% mais dura do que o aço 316L e que suporta mais do dobro da pressão.  Além das especificações técnicas, o O-MEGASTEEL também é mais branco e possui mais brilho do que o aço convencional.

Todas as variantes do novo Seamaster Planet Ocean Ultra Deep estão equipadas com o calibre Omega Master Chronometer 8912, com 60 horas de reserva de marcha. 

Seamaster Diver 300m

Ainda no universo dos relógios de mergulho, a Omega apresenta uma nova versão do aclamado Seamaster Diver 300M. O novo modelo apresenta-se vestido de verde, uma cor presente no mostrador com padrão “onda”, na luneta em cerâmica e na pulseira de borracha.

Com uma caixa de 42 mm em aço, o Seamaster Diver 300M está equipado com o calibre Co-Axial 8800, visível através do fundo transparente da caixa.

Seamaster Aqua Terra

Em ano de aniversário, a linha Aqua Terra actualiza-se e recebe 10 novas cores de mostrador, nos modelos de 34 mm e 38 mm. Os novos relógios abandonam o habitual padrão teka e recebem 10 novas tonalidades que são o resultado de um processo individual de deposição de vapor, seja químico (CVD) ou físico (PVD), usando tecnologia a que a marca não tinha acesso até recentemente.

Por outro lado, as cores do mostrador – que apresentam nomes como “Açafrão”, “Terracota” e “Arenito” – pretendem representar a transição entre os dois estados naturais que a coleção Aqua Terra representa: a água e a terra.

Além dos novos mostradores, os novos Aqua Terra de 34 mm e 38 mm possuem caixas em aço com coroa aparafusada e resistência à água té 150 metros idênticas às dos modelos já presentes na colecção. Contudo, nos novos relógios as caixas são totalmente polidas. Já a pulseira em aço com três elos também passou por um redesenho suave, agora com elos arredondados.

Todos os novos Aqua Terra estão equipados com o calibre Master Chronometer de corda automática Omega 8800, certificado pelo METAS, que oferece um alto grau de antimagnetismo, 55 horas de reserva de marcha e uma janela de data às seis horas.

Constellation

Da terra para o céu, a viagem continua com a colecção Constellation que, em 2022, celebra o 40.º aniversário. Aqui, os modelos de 41 mm apresentam novas cores de mostrador com lunetas em cerâmica. Está disponível uma variação com mostrador branco, luneta e marcadores azuis, enquanto todos os outros modelos, incluindo o mostrador vermelho, o mostrador verde e o mostrador cinza, possuem detalhes dourados. Dentro de cada um dos novos modelos bate o calibre 8900.

Já os Constellation de 28 mm, movidos a quartzo, surgem agora em cores pastel, combinadas com diamantes. Os mostradores rosa e azul apresentam marcadores clássicos, enquanto os modelos verde e roxo surgem com diamantes aplicados.

Finalmente, os modelos de 29 mm recebem agora mostradores em aventurina de diversas cores. Estes estão disponíveis numa variedade de materiais de caixa e numa infinidade de opções de diamante e são equipados com movimentos automáticos.

Speedmaster ’57

A Omega apresenta para 2022 uma actualização completa da linha Speedmaster ’57 de dois contadores, uma subcolecção da família Speedmaster que foi introduzida pela primeira vez em 2013 e que se baseia no primeiro Speedmaster, a ref. CK 2915-X, apresentando algumas actualizações notáveis, mesmo que o pacote estético permaneça semelhante.

Os novos modelos destacam-se pela presença de um novíssimo movimento cronógrafo de corda manual, o calibre Omega 9906. Este é, naturalmente, certificado Master Chronometer pelo METAS, possui tambores duplos montados em série para uma reserva de marcha de 60 horas, é equipado com uma roda de colunas e possui a decoração Côtes de Genève habitual da Omega. 

Mas o grande destaque do novo movimento reside no tamanho deste. Com cerca de 31,5mm de diâmetro e uma espessura de apenas 6,4 mm, o calibre 9906 é mais fino do que vários outros movimentos cronógrafo manual convencionais. Graças a este facto, o novo Speedmaster ’57 transforma-se no menor Speedmaster com certificação Master Chronometer até agora, medindo 40,5 mm de diâmetro e menos de 13 mm de espessura.

Em termos de design, a caixa do novo Speedmaster ’57 foi redesenhada para se assemelhar ainda mais ao perfil do CK 2915 original, apresentando asas rectas sem facetas, protectores de coroa ausentes e uma caixa simétrica. Já o mostrador mantém os clássicos ponteiros “Broad Arrow” e, no mostrador preto, os marcadores das horas afundados e a mesma cor de Super-LumiNova em tons vintage que é encontrada nos lançamentos anteriores do Speedmaster ’57. As variantes de mostrador verde, bordeaux e azul apresentam marcadores de horas aplicados e Super-LumiNova branco que brilha a verde no escuro. Finalmente, a luneta recebe uma inserção em aço para a escala do taquímetro, que sofreu um tratamento de gravação a laser preto.

Além do mostrador preto típico, o novo Speedmaster ’57 surpreende ao apresentar outras tonalidades menos comuns, como o verde, bordeaux ou azul.

Speedmaster Moonwatch

E terminamos na vastidão do Espaço, com uma nova variação do aclamado Moonwatch. O icónico modelo está agora disponível numa caixa de 42mm em ouro Moonshine com mostrador em ouro Moonshine ou verde PVD. O ouro Moonshine é a mais recente liga proprietária da Omega que possui uma cor amarelada e uma alta resistência ao desbotamento da cor ao longo do tempo.

Equipados com o calibre 3861 de corda manual, os novos Moonwatch disponibilizam uma pulseira em ouro Moonshine, em pele ou borracha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.