Novidades Zenith 2021

457

READ THIS ARTICLE IN ENGLISH HERE

Em 2021, as novidades Zenith centram-se no icónico Chronomaster, que recebe duas novas versões. As linhas DEFY e Pilot Type 20 são também revisitadas com novos modelos.

Chronomaster Sport

A linha Chronomaster da Zenith é uma das colecções de cronógrafos mais emblemáticas do século 21. Este ano, o novo Chronomaster Sport apresenta uma estética totalmente redesenhada, acompanhada por uma evolução do cobiçado calibre El Primero. Construído para quem está sempre em movimento e para quem cada instante conta na prossecução dos seus sonhos, o Chronomaster Sport é capaz de medir com precisão e exibir intuitivamente 1/10 de segundo.

O lendário movimento El Primero A386 serve de base ao coração do Chonomaster Sport, enquanto no que ao design diz respeito, este modelo retira inspiração de outros cronógrafos Zenith notáveis e reinterpreta-os, incluindo o pré-El Primero A277 com a sua luneta preta e marcadores de pontos, o El Primero Rainbow com o seu aro luneta polido gravado com escala taquimétrica, ou a pulseira polida e acetinada do El Primero De Luca.

No Chronomaster Sport, algumas das evoluções imediatamente perceptíveis são o mostrador tricolor mais refinado e legível, uma pulseira de aço com conforto optimizado, detalhes de acabamento aprimorados, uma busca cada vez maior pelas proporções e uma leitura do 1/10 segundo extremamente precisa. Por outro lado, a luneta de cerâmica preta polida, construída sobre a caixa de 41 mm em aço, diferencia o novo Chronomaster Sport dos seus predecessores.

Resultado de mais de 50 anos de trabalho e aperfeiçoamento do El Primero, a linha Chronomaster Sport está equipada com a mais recente versão do lendário calibre, o El Primero 3600. Com uma alta frequência de 5 Hz (36.000 Alt/h), o movimento é capaz de oferecer com precisão medições de 1/10 de segundo facilmente legíveis, exibidas directamente na luneta, bem como no mostrador. A autonomia do El Primero 3600 também foi estendida para 60 horas. Visível através do fundo em vidro de safira, a nova arquitectura do movimento recebe uma roda de coluna azul e um rotor aberto marcado com a estrela de cinco pontas Zenith.

Chronomaster Revival A385

Em 2021, a Zenith revisita o primeiro relógio El Primero de 1969 com mostrador fumado, através do novo Chronomaster Revival A385. Uma das peças mais significativas da história do El Primero, o A385 foi um dos três cronógrafos de aço originais que abrigava o primeiro movimento cronógrafo automático de alta frequência do mundo. Emoldurado pela sua caixa em aço tonneau estava um mostrador fumado castanho, possivelmente o primeiro mostrador fumado da indústria relojoeira e, certamente, o primeiro da Zenith.

A colecção Chronomaster Revival testemunhou o regresso de vários cronógrafos icónicos da Zenith. Mais do que relógios de inspiração vintage, esta colecção traduz-se em reproduções fiéis de referências históricas, usando os planos de produção originais de 1969, que preservam as proporções originais e o acabamento da caixa de aço de 37 mm com botões tipo bomba.

O A385 original ficou conhecido em 1970, quando participou na “Operação Céu” da Zenith. Para provar que um movimento mecânico era superior aos movimentos de quartzo da época, um A385 foi amarrado ao trem de aterragem de um Boeing 707 da Air France, num voo de Paris a Nova York, para testar a sua resistência a agressões externas, como flutuações drásticas de temperatura, força do vento e alteração da pressão do ar. Ao aterrar, o relógio ainda funcionava perfeitamente.

Na época do lançamento do A385, em 1969, o mostrador de efeito fumado era uma escolha intrigante que nunca tinha acontecido num relógio. Adicionando contraste e profundidade ao mostrador, é um traço de design que recentemente cresceu em popularidade. O Revival deste modelo consegue trazer os mesmos tons metálicos quentes do original. Mantendo o tema retro, o Chronomaster Revival A385 está disponível em duas opções que poderiam ter vindo directamente de 1969: a primeira é a pulseira “escada” em aço, um remake moderno das pulseiras Gay Frères que se tornaram emblemáticas dos primeiros relógios El Primero . A segunda opção é uma pulseira em pele de bezerro castanha clara, que desenvolverá uma pátina única com a utilização e o passar do tempo.

DEFY 21 Urban Jungle

Através da colecção DEFY, a Zenith continua a definir novos padrões em precisão e design de vanguarda, utilizando materiais inovadores e de alto desempenho combinados com movimentos inovadores. Um excepcional cronógrafo de 1/100 de segundo com uma linguagem de design futurista, o novo DEFY 21 Urban Jungle destaca-se pela nova cor verde caqui ousada e vibrante. Esta versão especial do DEFY 21 é dedicada a todos os que vêem a extensa metrópole como o seu playground; onde um horizonte elevado de cimento, aço e vidro dá vida a um mundo onde cada dia é uma aventura repleta de sonhos e de infinitas possibilidades.

Numa estreia para a Zenith, a manufactura revestiu o seu cronógrafo de 1/100 de segundo com uma armadura de cerâmica verde. Altamente resistente a riscos e intensamente colorida, a caixa de cerâmica verde caqui do Urban Jungle é totalmente acabada com uma superfície fosca.

Visível através do mostrador aberto com contadores prateados e pretos, o incomparável cronógrafo de alta frequência com dois órgãos reguladores é decorado com uma platina principal verde caqui e uma massa oscilante em forma de estrela. A completar o visual, está uma pulseira de borracha cinza com uma inserção de borracha com efeito cordura verde.

Pilot Type 20 Chronograph Silver

Revisitando a estética icónica e histórica do Pilot, ao mesmo tempo que se inspira no design de aeronaves vintage, a Zenith revela o Pilot Type 20 Chronograph Silver, um cronógrafo “de aviador” que agora surge, pela primeira vez, em prata.

Uma edição limitada a 250 peças, o Pilot Type 20 Chronograph Silver relembra o pedigree único da Zenith no mundo dos relógios de aviador ao longo de um século, tendo acompanhado os pioneiros do voo no início do século 20, principalmente Louis Bleriot e a sua histórica viagem através do Canal da Mancha, em 1909.

Com uma inspiração visual mais directa em aeronaves históricas, a caixa de 45 mm é produzida em prata esterlina. Como a fuselagem de uma aeronave, o mostrador prateado apresenta detalhes rebitados que lembram painéis de metal. Para obter o máximo de legibilidade em todos os momentos, os numerais árabes das horas de grandes dimensões e os ponteiros “catedral” apresentam revestimento luminescente branco.

A completar o visual de aviador, está a pulseira em pele de bezerro castanha com um rebite e um fecho de fivela em aço com uma aba distinta, que lembra os capacetes de piloto vintage.

Turbilhão
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.