O protótipo CLA 45 AMG Racing Series antecipa o desportivo de corridas para clientes da Mercedes-AMG, acompanhando o êxito mundial do asas-de-gaivota SLS AMG GT3.

Genes das corridas automóveis, tecnologia competitiva e um design impressionante, o Coupé de quatro portas CLA 45 AMG Racing Series de alta-performance, próximo da versão de produção, fará parte da série de automóveis de 2.0 litros com turbocompressor.

Mercedes-CLA-45-AMGA versão standard do CLA 45 AMG, disponível desde Junho deste ano, tem os genes perfeitos para se tornar um automóvel de competição para clientes. Sendo o motor de 4 cilindros mais potente actualmente em produção em série, o 2.0 litros AMG com turbocompressor debita 360 cv (265 kW) de potência e um binário máximo de 450 Nm. Tal como no modelo normal, a potência do modelo de corrida é transferida pela transmissão desportiva AMG SPEEDSHIFT DCT de 7 velocidades.

O CLA 45 AMG Racing Series próximo da versão de produção tem capacidade para participar em diversos campeonatos internacionais de corridas, tais como troféus nacionais específicos da Marca ou o campeonato alemão VLN (Veranstaltergemeinschaft Langstreckenmeisterschaft Nürburgring – Associação organizadora dos campeonatos de longa-distância de Nürburgring).

2045866405883333163As especificações técnicas variam de acordo com o tipo de campeonato e as respectivas regras. A potência do motor e a transmissão são variáveis, podendo ser combinadas com tracção integral ou com tracção puramente dianteira, na versão padrão.

mercedes-benz-cla-45-amg-racing-series-4As características típicas de um modelo de corrida, totalmente fabricado em fibra de carbono (CFRP), tornam o design extravagante do CLA 45 AMG ainda mais impressionante: nova saia dianteira e traseira, longas asas e painéis laterais. Adicionalmente, os pneus específicos para corrida concedem uma largura impressionante ao veículo.

Graças às asas traseiras em fibra de carbono e aos orifícios de refrigeração para o motor e os travões, o CLA 45 AMG Racing Series apresenta um ar imponente, mesmo parado. Para a utilização na pista, os atributos aerodinâmicos do coupé de alta-performance são ainda mais optimizados, através da utilização dos componentes em fibra de carbono recentemente desenvolvidos: a saia dianteira com separação na dianteira resulta numa pressão adicional, tal como o difusor traseiro com três lamelas e o aerofólio traseiro, ajustável.

Mercedes-CLA45-AMG-Racing-concept-01A entrada de ar nos painéis laterais, em frente das rodas traseiras, garante o arrefecimento eficaz dos travões traseiros. A ventilação dos arcos das rodas, nas asas, que se estendem ao longo de seis centímetros de cada lado, aumentam a pressão nos eixos dianteiro e traseiro.

Para completar o verdadeiro estilo típico do desporto automóvel, o capô e a tampa da mala estão equipados com pegas de libertação rápida. Em suma: o ADN desportivo da AMG, a marca de performance da Mercedes-Benz, é reconhecido imediatamente no CLA 45 AMG Racing Series.

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.