Com um encanto muito próprio, Lisboa continua a ser um dos destinos mais vibrantes para visitar. Abençoada por dias soalheiros a maior parte do ano, que conjugados pela envolvência do rio Tejo lhe conferem uma luz única, é ainda reconhecida pela sua riqueza histórica e patrimonial, entre outras atracções.
Activos que lhe valeram este ano já várias nomeações nos World Travel Awards. Não é de estranhar, por isso, que cada vez mais, na hora de optar por um hotel para descobrir e sentir a cidade, a emoção domine os critérios de selecção, procurando-se, acima de tudo, o melhor que Lisboa tem para oferecer, e todos os pormenores de bom gosto também contam. Falamos de pequenos hotéis, boutique ou de charme, que em comum têm um projecto arquitectónico diferenciado, ou que estão instalados num edifício histórico e a decoração é definida pelo detalhe. São espaços exclusivos, com grande carácter, individualidade, e pautados pelo luxo. Uma entrada privilegiada para a construção de memórias inesquecíveis.
Deixe-se encantar pela selecção das mais recentes aberturas em Lisboa.
Palácio Ludovice Wine Experience Hotel
Outrora a residência privada de João Frederico Ludovice, arquitecto responsável pelo Palácio de Mafra, em 2022 o emblemático palacete, que foi o primeiro a ocupar um quarteirão inteiro em Lisboa, abriu portas como Palácio Ludovice Wine Experience Hotel, onde a História se cruza com o luxo e o com vinho. Nesta pérola do séc. XVIII, que soube manter a imponência graças à exímia renovação a cargo do arquitecto Miguel Câncio Martins, ainda estão intactos os corrimões e as escadarias em mármore, bem como os centenários azulejos. As suas paredes, porém, já acolheram uma escola, a polícia, a embaixada da Rússia e o Solar do Vinho do Porto, com o qual tem agora uma parceria.
Situado entre os míticos bairros do Chiado, Bairro Alto e Príncipe Real, o palácio é ainda brindado com a encantadora vista do miradouro de São Pedro de Alcântara e do emblemático Eléctrico da Glória.
Além de mais de 150 marcas de vinhos do Douro e do Porto, aqui encontramos um ponto de referência da enologia portuguesa, que pode ser elevada ao êxtase com a experiência gastronómica do restaurante Federico, erguido nos alicerces de uma antiga adega.
Sublime Lisboa
Justamente no coração do bairro das Amoreiras, o elegante palacete do séc. XX reabre as suas portas transformado num luxuoso hotel de charme. Nascido nos anos 20, nos seus mais de 100 anos de vida, o palacete, de enormes janelas e altos tectos, já presenciou mudanças de regime e revoluções.
Rodeado de museus, monumentos e até um aqueduto, o Sublime Lisboa promete harmonizar conforto com design, num ambiente cuidadosamente seleccionado, e com um serviço de concierge de luxo.
No restaurante Davvero, o chef Isaac Kumi aposta nos sabores mediterrâneos autênticos numa proposta de fusões. Sob visão do Chef Executivo do Grupo Hélio Gonçalves, o final do dia pronuncia-se de cocktail na mão, acompanhado de um petisco, enquanto se aguarda pelo abrir portas do restaurante.
Wine & Books Lisboa Hotel
Situado na Ajuda, considerado um dos bairros mais monumentais de Lisboa, o Wine & Books Lisboa Hotel apresenta uma fusão do que melhor define a cultura portuguesa: literatura, gastronomia, vinho, fado e a hospitalidade lusitana. Nas suas estantes descansam máquinas de escrever, livros, enciclopédias e garrafas de vinho. De olhar sobre a Lisboa do passado e a do futuro, o Wine & Books comemora a cidade através da arquitectura, arte e memória. Em frente ao hotel ergue-se a Igreja da Memória, um monumento que remete para a Basílica da Estrela, tendo sido mandada construir por D. José I após sobreviver a um atentado. Nas redondezas poderá encontrar ainda o Palácio Nacional da Ajuda, que inaugurou recentemente o Museu do Tesouro Real, o seu jardim botânico, uma herança do período do romantismo, e a Torre de Belém, entre outros.
Ao luxo de uma vista imponente, junta-se o conforto e a qualidade do ambiente dos quartos, onde a decoração foi pensada para proporcionar um descanso de qualidade.
E porque uma experiência não fica completa sem a componente gastronómica, o Wine & Books Lisboa Hotel desafia os paladares mais exigentes com as propostas da Tasca da Memória, assim baptizada não só pela sua localização, mas também pela sua filosofia, ao resgatar a típica tasca portuguesa e apresentar agora as suas genuínas receitas num formato mais sofisticado. Os pequenos momentos de prazer, como um cocktail refrescante ou um copo de vinho demorado e sentido, estão reservados ao Bar do Hotel.
The Ivens Hotel
Escondido em pleno Chiado fica a antiga residência, ocupada até 2016, das rádios Renascença, RFM e Mega Hits. O The Ivens Hotel nasce do cruzamento entre duas ruas cujos nomes prestam homenagem a ilustres exploradores portugueses –, Roberto Ivens e Hermenegildo Capelo. O espaço apresenta-se como um oásis oculto no meio da cidade, um espaço seguro para todos os hóspedes em busca de conforto na sua jornada. Roberto Ivens e Hermenegildo Capelo foram dois notáveis exploradores de finais do século XIX, tendo encabeçado a expedição de 1877 que ligou Angola à costa moçambicana. Movidos pela importância de cartografar o território, chegaram a estar 42 dias perdidos na selva, mas a expedição revelou-se essencial para a criação do “mapa cor-de-rosa”.
Os desenhos, esboços, cartas, plantas, rochas e animais trazidos pelos exploradores inspiram agora o cenário idílico que figura nas paredes do hotel. No restaurante Rocco – na verdade são três os espaços: Gastrobar, Crudo bar e Ristorante – o arquitecto catalão Lázaro Rosa-Violán deixou a sua marca com uma proposta maximalista que tem sido tema de destaque em revistas e nas redes sociais. E quando se fala em imagens instagramáveis, o pódio está reservado às casas de banho, que já conquistaram o título de atracção única em Lisboa.
A sobriedade ficou reservada aos quartos, dois dos quais de assinatura, e por isso reservados a clientes especiais. O conforto, tema dominante da decoração, estende-se aos aromas: o The Ivens é o primeiro hotel em Portugal com amenities da marca londrina Jo Malone.
Nicola Rossio Hotel
Localizado numa das praças mais carismáticas do país, a Praça D. Carlos IV, em pleno Rossio, o Nicola Rossio Hotel faz de um edifício pombalino restaurado o seu lar. De mãos dadas com o centenário café Nicola, um marco histórico do séc. XVIII, o hotel presta homenagem ao estilo deco e geométrico do Nicola e da praça envolvente.
À verde sálvia que abraça todo o hotel juntam-se notas de preto e branco, numa alusão à calçada portuguesa, recriando um ambiente onde se respira a identidade e a história de Lisboa. A honrar a tradição portuguesa de bem receber, os hóspedes são acolhidos com um pastel de nata e vinho do Porto.
Por Companhia das Cores