Com o bom tempo a convidar a passeios memoráveis de cabelos ao vento, escolher a companhia certa para criar momentos inesquecíveis pode ser uma missão difícil. Ciente de que os gostos são diferentes e complexos, o mercado multiplica-se em propostas que pretendem ir ao encontro das diferentes expectativas. Para que encontre o seu par perfeito, revelamos-lhe algumas das mais recentes novidades de descapotáveis de diferentes segmentos.
Se durante alguns anos a escolha de um descapotável tendeu a recair maioritariamente sobre modelos desportivos, hoje, um mercado mais exigente espera uma proposta de valor que encaixe na perfeição nos seus requisitos, sejam eles de performance, conforto ou versatilidade. Em resposta, as marcas de automóveis multiplicam-se em versões que pretendem seduzir os mais intransigentes.
BMW i8 Roadster
1 of 7
Bastante impactante visualmente é o novo BMW i8 Roadster. Com linhas futuristas, que seguem a rota disruptiva do modelo que lhe serve de base, o i8 está mais emocional que nunca. A solução cabrio é alcançada por via de uma capota em lona, pensada para mitigar o peso (acrescenta apenas 60 kg) e manter as performances ao mais alto nível. No que diz respeito à mecânica, o i8 Roadster é equipado pelo conjunto híbrido com motor a gasolina de 1,5 litros e 231 cv e motor eléctrico de 143 cv. Capaz de atingir os 100 km/h em apenas 4,6 segundos, pode alcançar os 250 km/h, uma velocidade que fica limitada aos 120 km/h se a opção recair sobre o modo eléctrico. E, com uma autonomia de 53 km, é mais do que suficiente para um passeio em comunhão com a natureza.
O irresistível Huracan Performante, que passou, desde Junho, a estar disponível na versão Spyder, é precisamente uma resposta da Lamborghini aos mais apaixonados pelas performances alucinantes.
Huracan Performante
1 of 4
Verdadeiro sonho visual, o desportivo disponibiliza agora um tejadilho de abertura electro-hidráulica que lhe permite transformar-se num cabriolet em apenas 17 segundos. A conversão pode, inclusivamente, ser realizada em andamento, desde que circule a uma velocidade inferior a 50 km/h, e promete deixar boquiabertos os transeuntes. No entanto, se quiser tirar todo o proveito das capacidades do bólide, aconselhamo-lo a manter o tejadilho. Com um chassis em alumínio e fibra de carbono, tracção integral e uma aerodinâmica exímia, o Huracan Performante Spyder recebe um motor V10 5.2 com 640 cv, que o lança numa velocidade máxima de 325 km/h.
Contudo, se é realmente um amante de emoções fortes, mas também gosta de dar passeios em grupo, a segunda geração do Ferrari Portofino poderá ser a que melhor lhe enche as medidas. O substituto do California dispõe de uma configuração 2+2, que embora tenha um espaço limitado atrás, lhe permitirá transportar mais duas pessoas numa viagem de cabelos ao vento. Tudo graças a um tecto rígido retráctil que realiza a conversão em 14 segundos. O modelo continua a recorrer a um V8 biturbo de 3,9 litros, que ganhou 40 cv. Com uma estética apurada e ainda mais elegante, bem como um chassis totalmente repensado e tracção traseira, o Portofino tem agora 600 cv. A viagem dos 0 aos 100 km/h realiza-se em apenas 3,5 segundos e a linha final atinge-se ao alcançar uma velocidade máxima de 320 km/h.
Um dos poucos cabriolets que conseguem oferecer espaço suficiente para quatro adultos, o Mercedes Classe E Cabriolet destaca-se pelo conforto a bordo, alcançado por via dos materiais e do conjunto de estras disponibilizado. Incluindo uma boa dose de tecnologia para aqueles que não dispensam as comodidades de conectividade, o modelo conta agora com a versão AMG 53, que se distingue por ser a primeira electrificada. A proposta recorre a um motor de 3.0 turbo de seis cilindros em linha com alternador/motor de arranque EQ Boost e sistema eléctrico de 48V. Dotado deste sistema híbrido inteligente, associado à caixa automática de nove velocidades, o AMG 53 debita 435 cv de potência e 520 Nm de binário. Demora 4,5 segundos a atingir os 100 km/h e a velocidade máxima está limitada electronicamente aos 250km/h.
Num segmento só seu, o Range Rover Evoque Cabrio alia a versatilidade de um SUV ao prazer de conduzir em contacto com os elementos. Verdadeiro convite à aventura, o modelo, reconhecido pelo design cativante, encerra em si a jovialidade da descoberta de novos trilhos, junto ao mar, na serra, dentro ou fora de estrada. Equipado com sistema All-Terrain Progress Control, consegue manter uma velocidade constante em condições desafiantes, como sejam a gravilha ou a areia. O novo motor Si4 de 2,0 litros encontra-se disponível em versões de 240 cv e 290 cv, sempre acoplado à caixa automática de nove velocidades, tal como acontece com o Sd4 Biturbo Diesel de 240 cv.
Mas se o que pretende mesmo é um puro todo-o-terreno, saiba que o icónico Jeep Wrangler terá uma nova versão, totalmente renovada e disponibilizada em carroçarias de duas ou quatro portas.
Jeep® Wrangler Rubicon Recon
1 of 4
A nova geração, com medidas mais generosas e um reforço a nível tecnológico, da segurança e da qualidade dos interiores, contará com dois sistemas de tracção integral, mas só chegará em Setembro, mesmo assim, a tempo de aproveitar o tempo de Verão!