A relojoaria e a aviação partilham muito mais do que história e evolução tecnológica. Nomes como Breitling e IWC repartem com o eterno sonho do homem criações que se tornaram sinónimos de relógios de inspiração aeronáutica. As colecções Navitimer e Pilot são hoje propostas que cativam cada vez mais adeptos, quer voem em executiva ou tenham as mãos no manche.
Há quem diga que voar se tornou normal, uma actividade banal que já não requer, como no passado, que os passageiros se vistam a preceito, como provam as imagens publicadas em revistas amareladas pelo tempo. Uma época em que subir a escada para um avião era ainda considerado como o inicio de uma verdadeira aventura.
Mas as expressões dos passageiros dos nossos dias, prestes a embarcar, revelam ainda uma emoção que contraria esta ideia. Voar continua a ser um sonho ambicionado por todos, e a relojoaria soube sempre fazer parte desta fascinante epopeia, acompanhando pilotos e passageiros num verdadeiro desafio às mais elementares leis da gravidade.
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1884. Leon Breitling
1932. Willy Breitling
Ernest Schneider
1950s - "For the plane, for the pilot" advertisement
Breitling Navitimer - vintage commercial
Aventureiros como Alberto Santos-Dumont, os irmãos Wright, Louis Bleriot, Antoine de Saint-Exupéry, Charles Lindbergh, Gago Coutinho e Sacadura Cabral, Howard Hughes, Amelia Earhart, Chuck Yeager e, porque não, Scott Carpenter ou Neil Armstrong, foram pioneiros ao contribuir que a aventura do voo chegasse a quase todos.
E se no inicio o relógio servia apenas para medir os poucos segundos que uma aeronave se mantinha no ar, rapidamente passou a auxiliar a navegação e a calcular diversos aspectos relacionados com o próprio aparelho. Dos breves segundos dos voos de Orvill e Wilbur Wright ou Santos Dumont, passámos aos minutos que Louis Blériot necessitou para atravessar o canal da Mancha. Dai para as horas, foi apenas um salto que necessitou poucos anos para ser alcançado.
Breitling DC-3 World Tour – Niagara falls – Canada
O período que se seguiu à segunda guerra mundial trouxe consigo grandes mudanças na tecnologia aeronáutica. A barreira do som foi quebrada em 1947 e os motores a jacto destronaram as hélices, tornando os voos intercontinentais mais curtos e mais confortáveis.
Calculadora de pulso
A Breitling foi uma das marcas que acompanharam pioneiros e aventureiros nesta aventura global, e o Navitimer o seu modelo mais representativo. A simples observação do mostrador de um destes modelos revela instantaneamente a ligação da marca criada por Leon Breitling ao mundo da aviação.
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Navitimer 01
Navitimer AOPA
Navitimer AOPA
Navitimer Cosmonaute
Navitimer Cosmonaute
Pouco depois do fim da primeira grande guerra, Willy Breitling, neto do fundador, assume a direcção da empresa e associa-a definitivamente à industria aeronáutica. O ministério do Ar britânico foi dos primeiros a assegurar um contrato com a empresa suíça, levando em consideração que os modelos incluíam escalas e tabelas de conversão capazes de calcular velocidades, distancias e consumos de combustível. Uma característica que os tornava particularmente adaptados às necessidades dos pilotos.
E para desenvolver ainda mais esta verdadeira ferramenta, a Breitling introduz a regra de cálculo, inicialmente no modelo Chronomat, e pouco depois, em 1954, naquele que viria a ser o modelo mais reconhecível da história da manufactura, o Navitimer.
O Breitling Navitimer destaca-se pela sua exclusiva régua de cálculo.
Os primeiros modelos tinham sobre o mostrador o logotipo da AOPA, a associação de proprietários e pilotos de aeronaves, tornando-se o acessório de eleição para pilotos de testes que consideravam o logotipo como o símbolo de uma fraternidade. Um destes pilotos chamava-se Scott Carpenter, e a seu pedido, a Breitling viria a executar o Cosmonaute, um relógio com indicação de 24 horas, estreado a bordo da cápsula espacial Aurora 7, a 24 de Maio de 1962.
E à medida que os pilotos militares ingressavam na aviação comercial em plena expansão, também o relógio se tornava um acessório indispensável do piloto da maioria das linhas aéreas comerciais. Mesmo com a crise do quartzo a colocar tudo em causa durante a década de 70, foi um outro piloto, Ernst Schneider, a assegurar que a Breitling tinha futuro e que continuava ligada ao fascinante mundo da aviação, onde o Navitimer desempenhou um papel fundamental.
Apenas o essencial
Para além da Breitling existe uma outra marca cuja história e tradição a associa aos profissionais e amadores da aviação. A produzir relógios de piloto desde a década de 30, foi em 1936 que a IWC apresentou o seu primeiro Pilot, cujas características incluíam um vidro mais resistente, luneta rotativa para registar tempos de descolagem e escape com propriedades antimagnéticas.
ICW Big Pilot Watch Heritage Titan
ICW Mark XVIII Edition Tribute to Mark XI
ICW Mark XVIII Heritage
Lançado pouco tempo depois, em 1940, em resposta a uma crescente procura, o Big Pilot revela-se como um modelo de dimensão assinalável, cujos diâmetros chegam aos 55 mm para garantir a necessária legibilidade. A colecção mantém-se hoje como uma das mais bem conseguidas pela casa de Schaffhausen, arrastando atrás de si uma legião de fãs incondicionais.
Em 1948, terminada a segunda guerra mundial, a IWC apresenta o Mark XI. Construído segundo as especificações do ministério da defesa britânico, o modelo garantia uma elevada protecção aos campos magnéticos, marcações especificas sobre o mostrador, protecção contra a despressurização, um movimento mecânico de corda manual mais preciso e barras de correia fixas. Esta lista de características foi baptizada pelo ministério como “Mark XI”, e a IWC manteve o seu fornecimento à RAF até 1981.
O IWC Mark XVII é o sucessor do histórico Mark XI
Hoje, a IWC continua esta tradição que honra tanto a relojoaria como a própria aviação, onde nomes como Spitfire ou Top Gun se associam a coroas sobredimensionadas e mostradores depurados de inspiração militar, homenageando os profissionais por detrás das máquinas voadoras.
E mesmo com os fulgurantes avanços tecnológicos na instrumentação de bordo, raros são os pilotos que dispensam um bom relógio sobre o pulso. A escolha de um destes modelos não faz de ninguém um piloto, mas representa inequivocamente a celebração de um espirito aventureiro e uma homenagem a uma aventura que teve em Ícaro o seu primeiro testemunho.