Inaugurou no Verão de 2017 e rapidamente se transformou no hot spot da capital. Muito mais do que um restaurante, o SUD Lisboa promete tornar-se referência internacional, oferecendo experiências gastronómicas e de lazer totalmente diferenciadoras.
“Queremos conquistar o coração do mundo a partir de Lisboa”. Quem o diz é Salomé Gorgiladze, administradora-delegada do grupo Sana e responsável pelo projecto SUD Lisboa. Para tal, o grupo com cartas dadas na área da hotelaria resolveu sair da sua zona de conforto e abraçar um projecto que se diferenciasse de tudo o existe, não só a nível local, como mundial.

“A certa altura, percebemos que podíamos estender a experiência que temos e oferecer ao mundo os padrões de exigência e qualidade Sana, mas fora da hotelaria”, refere a responsável pelo projecto. Até ver a luz de Lisboa, o SUD exigiu um intenso trabalho de pesquisa. “Visitámos muitos espaços deste género por todo o mundo, o conceito mais parecido é talvez o Tatel em Madrid ou o Bagatelle Beach, em St Tropez. Mas quisemos ir ainda mais além neste conceito de restauração e lazer, e tentámos reunir em Lisboa o melhor do que havia em cada espaço que vimos a nível internacional”, relembra Salomé, acrescentando que todo o conceito foi adaptado ao mercado português e à localização, diga-se, privilegiada do espaço.

Um verdadeiro “projecto à medida”, que nasceu com o Tejo a seus pés e que se declina, na realidade, em dois espaços distintos unidos sob o mesmo conceito e vontade de distinção. De um lado, o SUD Lisboa Hall, dedicado a receber todo o tipo de eventos; do outro, o SUD Lisboa Terrazza, espaço de refeições e lazer.
SUD Lisboa Terrazza

“Revolucionámos, de certo modo, a forma de jantar em Lisboa”, afirma Salomé Gorgiladze, continuando, “aqui é possível jantar com animação, com alguém a cantar por entre as mesas, mas sem incomodar”. Mas não é só de jantares que vive o Terrazza. O objectivo primordial é “oferecer grandes experiências e momentos inesquecíveis”.
Para tal, o novo hot spot da capital oferece uma viagem gastronómica – conduzida por Marco Legittimo, o Chef Executivo – pelos sabores mediterrânicos com enfoque na cozinha italiana, baseada num conceito de food sharing e com áreas próprias para cada momento do dia. Há uma zona exclusiva para almoços e jantares, para pequenos-almoços, para o chá da tarde, uma cafetaria com serviço take away, dois bares e uma piscina infinita com uma vista deslumbrante sobre o Tejo e a ponte que o atravessa.
“Este é um espaço para ser vivido quase 24 horas por dia, 12 meses por ano”, refere a administradora-delegada do grupo Sana. Para tal, há uma forte aposta no entretenimento com DJ residente, saxofonista e música ao vivo, momentos que se adaptam a cada hora do dia ou refeição, permitindo criar, constantemente, um ambiente único. Tudo isto harmonizado por uma grande selecção de vinhos e não só. “Temos uma escolha enorme para qualquer desejo do cliente. Oferecemos grandes experiências ao nível da comida, da garrafeira exclusiva e também dos nossos cocktails”, conclui Salomé Gorgiladze.
Mas desengane-se se pensa que estas experiências e momentos especiais não estão ao alcance do comum dos mortais. A responsável pelo projecto frisa que o SUD Lisboa “é mesmo para toda a gente”. E continua afirmando que “o objectivo é oferecer produtos de luxo, com uma óptima relação qualidade-preço, para todos os segmentos: jovens, famílias, casais, estrangeiros…”. E a verdade é que, além de todos os serviços acima descritos, o Terrazza oferece ainda um parque infantil e um pequeno bar exterior para os que estão apenas de passagem.
SUD Lisboa Hall
Projectado pelo conceituado arquitecto Antoine Pinto – e ligado ao Terrazza por um corredor em vidro -, o SUD Lisboa Hall é o novo spot para eventos em Lisboa. Numa altura em que a cidade é palco de inúmeros e reconhecidos acontecimentos de dimensão internacional, como por exemplo a Web Summit, o Hall assume-se como o espaço ideal para receber os mais diversos eventos, graças aos seus mais de 1600 m2, divididos por dois pisos, e capacidade para receber 1500 pessoas.

Mas nem só de grandes acontecimentos internacionais vive o SUD Lisboa Hall. A variedade e flexibilidade das diferentes áreas, todas elas dotadas de equipamentos de alta qualidade, permite receber todo o tipo de eventos – políticos, empresariais ou sociais-, alguns em simultâneo. Um ponto comum a todos eles é a flexibilidade do espaço. “Podemos adaptar o Hall a qualquer desejo do cliente e oferecer-lhe um evento totalmente taillor-made e chave na mão”, refere Salomé Gorgiladze. Para tal, além do espaço que oferece, o SUD Lisboa Hall conta ainda com um serviço personalizado de catering, a cargo de Chef Angel Reys, e de decoração.
Tendo “ultrapassado todas as expectativas”, o SUD Lisboa merece indubitavelmente uma visita, seja nos dias mais quentes, altura em que a piscina infinita e as esplanadas prometem conquistar corações, seja no Inverno, dado que todos os espaços (incluindo o da piscina) estão preparados para se converter em zonas aconchegadas com uma paisagem privilegiada. E se até o rio Tejo já se rendeu aos encantos do SUD, do que está à espera para lhe fazer uma visita?