No ano em que a Omega revisita o passado glorioso e, ao mesmo tempo, lança um piscar de olhos ao futuro com o lançamento do calibre Master Co-Axial, a Turbilhão falou com Stephen Urquhart, presidente da marca, sobre os motivos que transformaram e mantêm a Omega como uma das marcas de relojoaria mais reconhecidas do mundo.

A Omega é uma das mais bem-sucedidas marcas relojoeiras contemporâneas. Parte desse sucesso tem a ver com parcerias como com os Jogos Olímpicos ou James Bond. Ao mesmo tempo, a Omega destaca-se também por aportar performance e tecnologia ao seu design. Os relógios Omega foram à Lua e ao fundo do mar… De que modo uma marca promove tudo isto numa mensagem nuclear? 

De facto, a Omega é uma marca multifacetada e orgulhamo-nos dos eventos e associações que sublinham o nosso passado, presente e futuro. As parcerias que menciona – os Jogos Olímpicos e James Bond – assim como as inovações que introduzimos todos os anos, incorporam os valores centrais da Omega. O nosso espirito pioneiro, compromisso com a qualidade e precisão e compromisso social são aspectos muito importantes de quem somos. Estando associados a uma variedade de projectos, desportos e pessoas, todos os nossos envolvimentos reflectem a nossa herança e expressam os nossos valores e ambições.

3

Sendo a única marca que utiliza um escape que não o suíço, quão difícil é continuar a comunicar esta diferença e a sua importância?

Estamos constantemente a desenvolver novos calibres Co-Axial que apresentam novas funções e tamanhos. Os aficionados da relojoaria e clientes responderam, sem dúvida, bem ao que comunicámos no que diz respeito à tecnologia e às vantagens que mencionei antes. Ao longo dos últimos 15 anos, criámos várias campanhas e iniciativas de marketing focadas na tecnologia e nunca senti que tivéssemos esgotado o tópico. Além disso, os vendedores especialmente treinados nossos colaboradores nas boutiques monomarca Omega em todo o mundo são incrivelmente conhecedores da inovação e podem responder a qualquer pergunta que um cliente possa colocar acerca dos relógios equipados com os calibres Co-Axial e sobre a tecnologia em si.

A Omega está também focada em novos materiais e tecnologias: ouro Sedna, cerâmica laranja, movimentos antimagnéticos e uma nova tecnologia para engastar diamantes em superfícies duras como a cerâmica ou safira. Qual a importância destas inovações?

Estamos sempre à procura de formas de realçar os produtos Omega e de desafiar a nossa indústria. As nossas inovações, que envolvem tanto calibres como materiais, confirmam que a Omega continua a ser guiada pelo seu espirito pioneiro e dedicação à qualidade.

4

Muitas pessoas quando pensam na Omega pensam em Co-Axial. O que é o Co-Axial e de que forma este é uma parte importante da marca Omega?

Não há dúvida de que os nossos calibres Co-Axial representam o avanço mais importante para a nossa marca na história recente. O mestre relojoeiro George Daniels foi o inventor do escape Co-Axial que foi adaptado pela Omega para produção em série. Introduzido em 1999, o escape Co-Axial foi na prática o primeiro escape relojoeiro novo em 250 anos. A introdução no mercado dos calibres Co-Axial em 2007 representou um ponto de viragem para a Omega e essa aposta é provada ano após ano à medida que estendemos a linha com novos movimentos e integramos tecnologias como a inovação antimagnética.
Este ano lançámos uma nova família de movimentos relojoeiros mecânicos: os nossos calibres Master Co-Axial. Estas inovações têm a performance e precisão dos seus predece3ssores Co-Axial com o benefício adicional de resistir a campos magnéticos superiores a 15.000 gauss. A tecnologia Co-Axial e Master Co-Axial pertence exclusivamente à Omega e estes movimentos, embora complexos, têm vantagens impressionantes, tais como uma melhor performance cronométrica ao longo do tempo, menos fricção e eficiência mecânica melhorada.

1

Quais são as principais novidades este ano? Alguma preferida?

As colecções de Relojoaria que introduzimos na Baselworld são notáveis por duas razões. Alguns destes novos modelos, por exemplo o Seamaster 300, o Seamaster Aqua Terra e o De Ville Trésor, estão equipados com o revolucionário calibre Omega Master Co-Axial, um movimento mecânico que demonstra a mesma fiabilidade e precisão que o predecessor Co-Axial, ao mesmo tempo que é capaz de resistir a campos magnéticos superiores a 15.000 gauss. Por outro lado, os designs e estilos de muitos destes novos relógios foram inspirados em modelos populares que a Omega introduziu no passado.
O Seamaster 300 é certamente um dos destaques da Feira de Basileia deste ano. Relembrando o modelo que introduzimos originalmente em 1957, este relógio foi aprimorado com o calibre Master Co-Axial 8400 e a linha apresenta designs que utilizam as nossas tecnologias inovadoras, como o Ceragold™, ouro Sedna™ e Liquidmetal®. Para as senhoras introduzimos o Seamaster Aqua Terra movido pelo calibre Master Co-Axial 8520 e um De Ville Prestige com um design borboleta no mostrador madrepérola. Estes relógios enfatizam a nossa paixão por criar relógios de senhora com personalidade e estilo.