Categorias
Arte e Cultura Notícias escape

Olga Noronha em exposição na Boutique dos Relógios Plus Art

Até ao final de Maio, a Boutique dos Relógios Plus Art, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, recebe uma exposição de peças da artista portuense Olga Noronha, cujo inovador projecto “Joalharia Medicamente Prescrita” lhe granjeou reconhecimento nacional e internacional.

Na sua obra, a designer de joalharia explora a fusão entre anatomia e medicina, através das suas “esculturas usáveis”. As criações de Olga Noronha são um estudo intelectual, por vezes poético, acerca do corpo humano. Desta forma, a artista – fascinada pelos rituais médico-cirúrgicos – procura abordar o corpo humano de uma perspectiva artística e filosófica, relacionando-o e completando-o com objectos que lhe são estranhos e que lhe conferem complexidade e abstracção.

Assim, aliando o interesse médico-cirúrgico à formação em joalharia, Olga Noronha tem vindo a desenvolver uma linguagem única na relação corpo-jóia, manipulando materiais médicos e convertendo-os em objectos-esculturas que se fundem com a anatomia humana.

Parte da obra da artista está agora disponível para ser admirada em Lisboa, na Boutique dos Relógios Plus Art. Durante os próximos três meses. A par da exposição, Olga Noronha apresenta ainda uma estreia: a sua primeira linha de alta joalharia, desenvolvida a convite e em exclusivo para a Boutique dos Relógios Plus.

Trata-se de uma colecção de jóias, onde os materiais médicos, nomeadamente as agulhas, se vestem de gemas e metais preciosos, para dar vida e corpo a colares, anéis, brincos e pregadeiras.

Fotografia: Francisco Fonseca

Turbilhão

Por Turbilhão

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.