Há 45 anos Neil Armstrong e Buzz Aldrin tornaram-se nos primeiros homens a pisar a superfície lunar. Com eles, o Speedmaster Professional tornou-se também o primeiro relógio na Lua. Para celebrar estes acontecimentos históricos, a Omega lança uma edição limitada Speedmaster Professional 45.º Aniversário Apollo 11.

“Um pequeno passo para o Homem, um grande passo para a Humanidade.” Foi com esta já celebre frase que Neil Armstrong resumiu os primeiros passos de um ser humano na Lua, a 20 de Julho de 1969. Minutos depois, Buzz Aldrin juntava-se a Armstrong para pisar a superfície lunar.

A proeza foi descrita como uma das maiores conquistas tecnológicas da humanidade e a Omega participou activamente neste acontecimento histórico. Por cima do seu fato espacial, Buzz Aldrin usava um cronógrafo Omega Speedmaster Professional. Neil Armstrong tinha deixado o seu Speedmaster a bordo do Módulo Lunar como plano de contingência ao sistema de cronometragem electrónico.

145 anos passados, a Omega comemora a primeira aterragem lunar e a sua ligação com o famoso cronógrafo que integrou esta aventura, lançando o Omega Speedmaster Professional Edição Limitada do 45º Aniversário Apollo 11. Lembrando as cores da Lua e dos módulos lunares e de comando da Apollo 11, este relógio apresenta uma caixa cinzenta, de 42mm, em titânio de grau 2 escovado com um toque de ouro, rodeada por uma luneta em ouro Sedna™, realçada por um anel de cerâmica preta mate com uma escala taquimétrica.

5O mostrador em PVD preto, com um contador de 30 minutos, um contador de 12 horas e um pequeno submostrador de segundos, foi produzido com um laser que remove o material em excesso no mostrador criando um alto-relevo no nome, algarismos do submostrador e nos marcadores de horas. Os índices e os ponteiros das horas, minutos, segundos e do submostrador são em ouro rosa e o ponteiro central do cronógrafo é revestido a ouro rosa. Já os ponteiros das horas, minutos e o central do cronógrafo são revestidos a SuperLuminova.

O verso de caixa tem gravado o icónico emblema do cavalo-marinho, recordando a sua origem na linha Seamaster, com a seguinte gravação a preto: “FLIGHT QUALIFIED BY NASA FOR ALL MANNED SPACE MISSIONS”, “THE FIRST WATCH WORN ON THE MOON” e “APOLLO 11, 45TH ANNIVERSARY, LIMITED EDITION, 0000/1969”.
3Outra caraterística do relógio Speedmaster Professional Edição Limitada 45º Aniversário Apollo 11 é o bracelete castanho em tecido de nylon, inspirado nos clássicos braceletes desenvolvidos para a “NATO”.

Produzido numa edição limitada de 1969 exemplares, este relógio está equipado com o calibre 1861, um movimento cronógrafo de corda manual, e é apresentado num estojo especial.

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.