Numa conferência de imprensa realizada na Cité du Temps em Genebra no dia 9 de Dezembro, a marca de relojoaria Suíça, a Omega e o director do Instituto Federal Suíço de Metrologia (METAS) anunciaram a sua colaboração num novo processo de certificação relojoeira que a marca passará a utilizar em 2015 para testar cada um dos seus relógios com tecnologia Master Co-Axial.

Em meados de 2015, os primeiros relógios Omega serão produzidos com a designação “Master Co-Axial Officially Certified”. Uma diferença significativa entre a nova certificação e as suas antecessoras é a de que esta irá testar o relógio acabado e não apenas o seu movimento.

OMEGA___METAS__3

Christian Bock, director do METAS, afirmou que o novo processo de certificação dará à Omega e a outras marcas relojoeiras suíças a oportunidade de demonstrar a qualidade e desempenho funcional dos seus relógios num âmbito mais alargado do que alguma vez foi possível. Sublinhou a importância do METAS ser um organismo totalmente independente, sem qualquer enviesamento, e que apenas acede a envolver-se em projectos quando se assegura que a sua neutralidade e isenção não são comprometidas de qualquer forma. O acordo com a Omega não inclui qualquer sugestão de exclusividade e outros clientes poderão ter acesso à mesma certificação.

OMEGA___METAS_1

Raynald Aeschlimann, Vice-Presidente da Omega e director de vendas internacionais, afirmou que esta nova certificação “Swiss Made” totalmente independente confirma a qualidade de cada relógio, enquanto Andreas Hobmeier, Omega Vice-Presidente de Produção e Procurement se referiu em detalhe aos testes que cada relógio Master Co-Axial terá de passar para obter a menção “Officially Certified”. Os relógios serão testados na sua precisão durante e após a exposição a campos magnéticos superiores a 15.000 gauss: terão de manter o desempenho dentro de um intervalo de tolerância entre 0 e +5 segundos por dia, a sua autonomia (manter o funcionamento sem se dar corda, medida em horas) e a sua resistência à água.

Os proprietários de relógios que sejam Master Co-Axial Officially Certified terão a possibilidade de aceder online ou através de um smartphone aos resultados e parâmetros de desempenho dos testes realizados pelos seus relógios.

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.