A nova colecção Seamaster Planet Ocean da Omega reflecte a beleza dos oceanos no lado negro da Terra.

Parte do objectivo da Omega como produtora de relógios de mergulho profissionais de qualidade é trazer um pouco de luz ao ambiente crepuscular. Afinal, a segurança de um mergulhador debaixo de água pode residir em algo tão aparentemente simples como conseguir ler com clareza os dígitos num relógio. Um tempo de mergulho mal calculado pode ser fatal. É por isso que espalhar um pouco de luz na escuridão pode ser bastante útil.

O Seamaster Planet Ocean foi lançado em 2005. Seis anos mais tarde, a Omega introduziu uma nova geração com, entre outras mudanças, um subtil, mas eficaz ajuste na luminosidade do mostrador. Em terra ou a bordo de um barco, o revestimento SuperLuminova dos índices e ponteiros brilhavam em branco. Com pouca luz, isto mudava para azul, com excepção do ponteiro dos minutos e da marcação de mergulho na luneta, que brilhavam em verde. Esta diferenciação permitia aos mergulhadores distinguirem instantaneamente o elemento de mergulho das funções cronométricas do relógio. A actualização estava disponível com lunetas e mostradores em cerâmica preta, branca ou azul.

Os quatro Seamaster Planet Ocean 600 M “Deep Black” são o próximo passo na evolução da gama. Desta vez a Omega foi mais longe e a caixa, mostrador, coroa, válvula de escape de hélio e luneta rotativa unidireccional são feitas de cerâmica e são pretas como os oceanos na imagem Black Marble capturada por astronautas em órbita, o que é adequado dado que o primeiro relógio Omega a ser lançado com cerâmica preta foi o bem-sucedido Speedmaster “Dark Side of the Moon”. Agora, numa agradável harmonia, o Planet Ocean “Deep Black”, um relógio que celebra o mundo abaixo das águas da Terra e sugere as ligações físicas e filosóficas entre os nossos oceanos e a Lua, junta-se a esse Speedmaster.

Os ponteiros e índices do recém-chegado são revestidos com SuperLuminova branca que emite cores azuis e verdes para uma legibilidade instantânea. E reflectindo o que acontece à luz quando penetra na água, o “Deep Black” está também disponível em versões vermelhas e azuis. Este par vem em cerâmica com acabamento mate, que oferece melhor visibilidade debaixo de água do que as versões polidas. Com o modelo vermelho, os primeiros quinze minutos da luneta são destacados (com borracha vulcanizada injectada directamente na cerâmica) na cor epónima. Porquê? Porque quando se mergulha abaixo dos 5 metros, o comprimento de onda da luz começa a ser absorvido diferencialmente e o vermelho é a primeira cor a desaparecer. Do mesmo modo, no modelo azul, o destaque dos primeiros quinze minutos nessa cor significa que desaparece aos 275 metros, a última cor a desaparecer. E abaixo disso? Bem, aos 300 metros, a escuridão é total, representada pelo modelo preto sobre preto.

Mecânica de elegância

Esta versão “Deep Black” do Planet Ocean é o primeiro relógio de mergulho profissional GMT – existe uma discreta escala à volta do mostrador e um ponteiro que indica o Tempo Médio de Greenwich, permitindo orientação entre diferentes fusos horários. O coração de todos os “Deep Black” é o calibre Omega 8906, resistente a campos magnéticos de 15.000 gauss e certificado Master Chronometer pelo Instituto Federal Suíço de Metrologia (METAS).

Em termos de design, o Seamaster Planet Ocean “Deep Black” é misterioso e discreto, como se fosse uma peça de tecnologia furtiva. As variações vermelha e azul, com a luneta em segmentos de código de cores e acabamento mate, possuem um verdadeiro sentido de propósito, de forma e função trabalhando em harmonia. O “Deep Black Ceragold é o mais elegante do grupo e consegue suavizar a robustez inerente com a sua elegância simples dada pelos pormenores em ouro.

Não importa o escolhido, pode ter a certeza de que estará na linha da frente da tecnologia relojoeira, no que diz respeito à precisão, praticabilidade e aptidão para explorar os limites do nosso mundo aquático, onde a luz dá vagarosamente lugar à mais profunda escuridão. E, com o novo Seamaster Planet Ocean “Deep Black”, não necessita mesmo de ter medo do escuro.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

icon-Movimento
MOVIMENTO
icon-Movimento
CAIXA
icon-Movimento
MOSTRADOR
icon-Movimento
BRACELETE