Um relógio Omega Speedmaster antigo foi vendido por um preço recorde de 3.115.500 francos suíços (equivalente a mais de 2,9 milhões de euros) na leiloeira Phillips, em Genebra.

O preço final do Omega Speedmaster CK2915-1 atingiu os 3.115.500 francos suíços, um valor que ultrapassa em muito o valor estimado de venda de 80.000 a 120.000 francos suíços (cerca de 75,6 a 113,4 mil euros). A peça estava entre o primeiro lote de relógios Speedmaster lançados em 1957, como parte da “Trilogia” de relógios profissionais da marca, que também incluía o Seamaster 300 e o Railmaster.

Enquanto muitos itens coleccionáveis são valorizados por terem sido armazenados em segurança, no escuro, por décadas, este modelo Omega contou com uma vida activa, exposto, muitas vezes, a plena luz solar, resultando num singular mostrador “tropical” que envelheceu para um vibrante tom “leite-achocolatado”. Além de rico e vibrante, este tom castanho é notavelmente uniforme. Adicionalmente, o material luminoso do mostrador e ponteiros envelheceu ao mesmo ritmo, conferindo um tom dourado ao mostrador. Esta uniformidade da cor confirma também que o relógio não passou por nenhuma manutenção prejudicial.

Os relógios Omega com a referência CK2915 foram apenas fabricados entre 1957 e 1959 e produzidos apenas em três iterações, tornando o CK2915-1 um dos primeiros e mais coleccionáveis modelos Speedmaster. As diferenças fundamentais relativamente às gerações posteriores incluem os grandes ponteiros de horas e minutos “Broad Arrow”, a luneta metálica e exclusivos designs no mostrador, distinguíveis pelo “O” oval da Omega.

O modelo de primeira geração referência CK 2915 é considerado “o Graal” do coleccionismo dos aficionados da Omega. Foi o primeiro cronógrafo a apresentar a escala taquimétrica na luneta, em vez de no mostrador – e foi o primeiro Speedmaster a extrair a sua energia do Calibre 321, um movimento extremamente robusto e confiável.

Além do relógio, o novo proprietário recebeu um “Extracto dos Arquivos” Omega, confirmando o fabrico do relógio a 22 de Novembro de 1957, e literatura de produto original.

Fotos gentilmente cedidas pela leiloeira Phillips em phillips.com
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.