Omega Speedmaster Calibre 321 Ouro Canopus

O mítico calibre 321 regressa

2443

Para assinalar o 65.º aniversário do primeiro Speedmaster, a Omega acaba de apresentar o novo Speedmaster Calibre 321 Ouro Canopus, inspirado no icónico CK2915-1 de 1957 e equipado com o histórico Calibre 321.

Depois da reintrodução do histórico Calibre 321, que equipou o Speedmaster de 1957 até ao final dos anos 1960, há três anos, a Omega entra em 2022 com o lançamento do novo Speedmaster Calibre 321 Ouro Canopus, um modelo em quase tudo fiel ao primeiro Speedmaster, o CK2915-1 de 1957, um relógio caracterizado por possuir, pela primeira vez, a escala taquimétrica impressa na luneta e não no mostrador, uma caixa simétrica com asas rectas, uma luneta em aço escovado, ponteiros Broad-Arrow e, claro, movido pelo mítico calibre 321.

Todos estes elementos regressam agora com o novo Omega Speedmaster Calibre 321 Ouro Canopus, um modelo que assinala o 65.º aniversário da introdução do Speedmaster e que, embora seja bastante fiel ao original, apresenta algumas diferenças, sobretudo em termos de materiais. Assim, o novo relógio apresenta-se numa caixa com o mesmo formato e tamanho do CK2915-1 – 38,6 mm -, mas produzida em ouro Canopus (a liga de ouro branco propriedade da Omega, conhecida pelo seu brilho e durabilidade), ao invés do aço.

O novo modelo respeita também o visual e acabamentos do relógio de 1957, com uma combinação de superfícies escovadas e polidas, uma luneta circular escovada em ouro, asas rectas e formato angular. A escala taquimétrica externa é produzida em esmalte grand feu preto e a exibição é fiel ao original com o ponto acima do noventa (DON) e um ponto diagonal nos setenta. O Omega Speedmaster Calibre 321 Ouro Canopus está equipado com um vidro de safira moderno, mas desenhado para imitar o visual clássico do Hesalite.

O elemento que mais diferencia esta versão do modelo histórico é o mostrador. O Speedmaster Calibre 321 Ouro Canopus apresenta um mostrador em ónix preto, com índices aplicados, os clássicos contadores do cronógrafo do Speedmaster e, claro, ponteiros Broad-Arrow em ouro branco com PVD de Ouro Canopus. Uma ode ao passado, o novo modelo apresenta o logotipo Ω aplicado e tipografia vintage com um O oval para o logotipo Omega – algo exclusivo do CK2915. Todos os elementos são preenchidos com material luminescente branco para um visual mais moderno.

O fundo de caixa em vidro de safira também apresenta alguns recursos exclusivos, como a gravação do clássico Seahorse, cujo olho é formado por uma safira azul. Dentro da caixa está o Calibre 321, uma reprodução do movimento histórico (base Lemania) que equipava os primeiros modelos Speedmaster. O movimento, montado à mão num atelier dedicado, exibe não só o mesmo design e acabamento do original, como é mecanicamente idêntico, com apenas pequenas actualizações. Assim, este ainda bate a 18.000 alternâncias/hora, mas agora possui uma reserva de marcha de 55 horas. A arquitectura clássica com roda de colunas e embraiagem horizontal também foi mantida.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Omega Speedmaster Calibre 321 Ouro Canopus


icon-Movimento
MOVIMENTO
Manual, Calibre 321 (in-house, reprodução histórica), acabamento revestido a ouro Sedna, cronógrafo de roda de colunas e embraiagem horizontal, 18.000 alt/h, 55 horas de reserva de marcha.

icon-Movimento
CAIXA
Ouro Canopus, 38,6 mm, vidro de safira abobadado, fundo em vidro de safira com gravação a laser Seahorse e engaste de safira azul, estanque até 60 metros.

icon-Movimento
MOSTRADOR
Ónix preto, luneta em esmalte grand feu preto com escala taquimétrica, marcadores das horas e ponteiros Broad-Arrow em ouro branco, indicações de horas, minutos, pequenos segundos, taquímetro e cronógrafo.

icon-Movimento
BRACELETE
Ouro Canopus polido e escovado, elos planos de 19 mm, fecho de báscula com botões de segurança e sistema de ajuste.