Situado no coração de uma floresta tropical com muitos milhares de anos, o One & Only Nyungwe House é o mais recente eco resort do Ruanda, o novo destino-sensação de África, repleto de surpresas e experiências mágicas.
Esta é a viagem de uma vida. Sobretudo para quem viu o filme que deu a Sigourney Weaver um dos melhores papéis da sua carreira. “Gorilas na Bruma” conta a história real de Dian Fossey, figura lendária que, durante 20 anos, estudou e lutou pela preservação dos gorilas das montanhas da África Central. A zoóloga acabou por ser assassinada, em 1985, mas foi graças aos seus esforços para pôr fim à mutilação e comercialização destes animais que hoje os gorilas são uma espécie protegida. Estima-se que existam cerca de 880, perto de 480 nas montanhas vulcânicas do Virunga e uns 400 na Floresta Impenetrável de Bwindi, 30 quilómetros a norte. Felizmente, o número parece estar a aumentar. A par do número de hotéis e resorts de luxo.
Nos anos 1980, o Ruanda era um dos países mais pobres de África. Em 1994, foi palco do genocídio de mais de um milhão de tutsis às mãos de extremistas hútus, mas desde então um milagre parece ter acontecido neste canto do planeta. Kigali, a capital deste pequeno país, é hoje considerada uma das cidades mais limpas, seguras e progressivas de África, liderando a nação numa história de progresso económico louvável, e ostentando a maior percentagem mundial de mulheres no Parlamento. Agora a aposta faz-se numa forte política de conservação da natureza, com quatro parques nacionais e uma biodiversidade ímpar, incluindo, além da área de montanhas e floresta, uma zona de savana com os “big five”, uma das maiores concentrações de hipopótamos de África, e um dos maiores lagos do mundo (o Kivu). Por tudo isto, o país duplicou as receitas turísticas em apenas seis anos, ultrapassando 440 milhões de dólares anuais.
O Virunga Lodge foi pioneiro com os seus safaris no Parque dos Vulcões, seguiu-se o Bisate Lodge, um acampamento de luxo contemporâneo gerido pela Wilderness Safaris, que catapultou o Ruanda para as páginas das revistas de todo o mundo, e há muito que era aguardada a chegada ao país da One&Only, cadeia de luxo conhecida pelos seus hotéis no Dubai, Maldivas, Cidade do Cabo e Los Cabos.
One&Only
A inauguração do One&Only Nyungwe House, aconteceu no final de 2018. A apenas 20 minutos da entrada principal do Parque Nacional Nyungwe, no sudoeste do país e a cinco horas de viagem de Kigali, o novo eco resort está situado numa plantação de chá, num planalto sobranceiro àquela que é uma das florestas tropicais mais antigas de África, lar de 13 espécies de primatas e 20% de todos os macacos existentes no continente…
Praticamente invisível entre a vegetação luxuriante mesmo para quem chega de helicóptero, a Nyungwe House é uma visão mágica que surge entre as brumas. Além do edifício principal que acolhe o restaurante “farm to table” e o Tea Lounge onde todos os dias se realiza uma tradicional cerimónia do chá, oito villas de madeira acolhem um total de 22 luxuosos quartos combinando design moderno com têxteis e peças de artesanato local, a par de uma lareira e um confortável deck privativo. À sua espera, um menu de aventuras memoráveis, entre caminhadas pela floresta guiadas por especialistas, trekkings à descoberta de chimpanzés e de espécies “vulneráveis” como os macacos colobus e mangabeys, observação de aves (Nyungwe acolhe 300 espécie de aves, 27 das quais endémicas), travessias de pontes suspensas ou ainda aulas de lançamento de dardo e arco e flecha. Seguem-se workshops sobre a arte do cultivo do chá, projectos de conservação da natureza e também a possibilidade de participar no “Umuganda”, um programa nacional de voluntariado que convida os hóspedes a participar em trabalhos comunitários, aliando a cooperação à aprendizagem sobre a cultura e os costumes locais. De resto, é aproveitar este santuário privado para mergulhar na natureza, fazer piqueniques nas colinas, usufruir da cozinha orgânica e sazonal, praticar ioga com vista para a copas das árvores ou beber um gin tónico na piscina.
Com abertura prevista para este Verão, o segundo resort One&Only no Ruanda é o local certo para terminar a viagem em grande. É que o Gorilla’s Nest, fica no sopé da cordilheira do vulcão Virunga, no Parque Nacional dos Vulcões, o destino turístico mais famoso do país. Além de alojamento de luxo, em modernos bungalows suspensos, e vistas de cortar a respiração, o novo resort tem como ponto alto a oferta de expedições privadas que permitem ver de perto os célebres gorilas das montanhas, uma experiência única e, atrevemo-nos a dizer, quase irrepetível, já que apenas são atribuídas 80 licenças diárias!…