Os Recordes da Bulgari

Bulgari Octo Finissimo

133

Um sucesso absoluto desde o seu lançamento, a colecção Bulgari Octo Finissimo impôs-se como uma elegante fusão entre o design italiano e a mestria mecânica suíça, sob o signo do extra-plano. Descubra todos os recordes alcançados.

  

2014Octo Finissimo Tourbillon

Recorde de Espessura para um Movimento com Turbilhão

O primeiro Octo superlativo surge em 2014, em plena comemoração dos 130 anos da Bulgari, e privilegia a inclusão de um escape de turbilhão que, na sua estreia, arrecada de imediato o título de relógio com menor espessura do mundo a integrar esta complicação. Com um movimento de corda manual com apenas 1,95 mm de espessura (mais fino do que uma moeda de 2 euros), acabou por ser a altura do turbilhão voador deste relógio a definir a medida do próprio calibre.

É que, habitualmente, a gaiola de um turbilhão é bastante espessa, uma característica que compromete a integração desta complicação num conceito extra-plano. Era, pois, necessário desenvolver uma metodologia de construção inovadora, que acabou por surgir na forma de uma mono platina destinada a receber todos os componentes, entre eles o turbilhão, que, aplicado a um sistema de rolamentos montado ao redor em vez de em cima da gaiola, acabou por poupar pelo menos 1 mm de espessura, ainda na fase de planeamento.

Uma solução inédita, que permitiu a duplicação da espessura da mola do tambor de corda, expandindo desta forma a autonomia para perto das 55 horas. Com 249 componentes incorporados numa caixa de platina, o Octo Finissimo Tourbillon totaliza 40 mm de diâmetro e representa o primeiro passo da Bulgari no campo dos extra-planos.

 

2016 – Octo Finissimo Minute Repeater

O Repetição Minutos mais Fino de sempre

O estudo inicial efectuado para o repetição de minutos terá dado origem à versão final, em termos de volumetria e estética, da linha Octo Finissimo, mesmo ainda antes da apresentação da versão inaugural com escape de turbilhão. Sendo ainda considerada como a complicação mais exigente no universo da relojoaria mecânica, a repetição de minutos exige um número considerável de especificidades e regras na sua construção, assim como um domínio total de determinadas artes, de forma a se alcançar o melhor resultado possível: uma sequência uniforme e regular de batidas com um som cristalino e intenso, assim que o mecanismo é activado. Um desafio exigente, ampliado pela norma de que, quanto maior o volume da caixa, maior o volume de som produzido. Só que neste caso, a espessura do modelo não ultrapassa os 6,85 mm, enquanto que o calibre BVL 362 se satisfaz com uns exíguos 3,12 mm para acomodar nada menos que 362 componentes.

A solução para este desafio acabou por ser encontrada na conjugação de aspectos estéticos e técnicos, como foi o caso da opção do titânio para a caixa que, neste caso, potencia a reverberação dos gongos. No caso do mostrador, onde o número 12 e os indexes se apresentam recortados, as aberturas resultantes assumem um carácter estético bastante apelativo, mas também técnico, ao permitir a passagem do som dos gongos que assim se propaga pelo volume total da caixa. Um excelente exemplo onde a estética se submete, efectivamente, à função.

 

2017 – Octo Finissimo Automatico

O Movimento de Corda Automática mais Fino de sempre

Passados três anos da apresentação do Turbilhão, e apenas um ano após a apresentação do repetição de minutos, a Bulgari volta à carga e revela o Octo Finissimo Automatic, o relógio extra-plano de corda automática mais fino do mercado. Com apenas 5,15 mm de espessura total, para um diâmetro de 40 mm, e incorporando um movimento com apenas 2,23 mm, a marca romana explorava mais uma vez os limites do exequível. Um exercício de micromecânica onde cada componente, sem excepção, teve de ser pensado desde a sua génese com o propósito de alcançar a espessura mais reduzida possível, o que engloba todo e qualquer elemento da caixa, e mesmo da pulseira. O resultado é o calibre BVL 138, cuja frequência de oscilação de 21.600 aph garante uma autonomia de 60 horas com origem num micro rotor de platina.

 

2018 – Octo Finissimo Turbilhão Automático

O Turbilhão de Corda Automática mais Fino do Mundo

Acumulado o conhecimento decorrente do lançamento, em 2014, do Finissimo com escape de turbilhão e, em 2017, do calibre BVL 138 de corda automática, 2018 assiste à conjugação lógica das competências ganhas com ambos. O lançamento do Octo Finissimo Turbilhão Automático leva a elegância contemporânea masculina para um nível cimeiro, onde a marca de 3,95 mm representa novamente um recorde do mundo. Quanto ao movimento do Calibre BVL 288, os exíguos 1,95 mm parecem ser suficientes para redefinir as fronteiras da alta relojoaria contemporânea. Segundo Guido Terreni, desde o início do projecto que a escolha da linha Octo, assim como as dimensões do modelo, estavam definidas e deveriam contribuir para a criação de um modelo topo de gama que permitisse, simultaneamente, uma utilização como relógio de uso diário.

2019 – Octo Finissimo Cronógrafo GMT

O Cronógrafo Mecânico mais Fino do Mundo

Em 2019, a Bulgari voltou a surpreender ao conquistar o quinto recorde mundial da marca. Trata-se do Bulgari Octo Finissimo Chronograph GMT, o cronógrafo mecânico mais fino de sempre, com apenas 3,3 mm de espessura.

Com um movimento integrado de manufactura – o calibre BVL 318, com rotor periférico em platina -, que exibe as funções clássicas do cronógrafo, este modelo possui ainda uma função GMT, que permite definir a hora local através de um botão às 9h. A hora de casa é indicada num contador às 3h, com indicação 24 horas e dia/noite. O contador de minutos do cronógrafo está posicionado às 6h, enquanto o contador de pequenos segundos surge às 9h.

Esta criação Bulgari apresenta-se integralmente em titânio – caixa de 42 mm, bracelete e mostrador – e representa o quinto elemento da colecção, sendo a quintessência do Octo, uma fusão de design e tecnologia num corpo extraordinariamente fino.

2020 – Octo Finissimo Turbilhão Cronógrafo Esqueleto Automático

O Turbilhão Cronógrafo Esqueleto Automático mais Fino do Mundo

Pelo sexto ano consecutivo, a Bulgari apresenta um Octo Finissimo recordista. O novo Octo Finissimo Turbilhão Cronógrafo Esqueleto Automático representa o relógio mais fino que combina corda automática com cronógrafo de toque único, escape de turbilhão e calibre esqueletizado ultrafino.

Este modelo retira conhecimento das versões lançadas em 2018 (turbilhão automático) e 2019 (cronógrafo automático), no entanto, combina essas funções de cronógrafo e turbilhão com outras. Por exemplo, todo o movimento é esqueletizado e o cronógrafo no relógio deste ano é um cronógrafo de um único toque (não deve ser confundido com um monobotão).

O movimento do Octo Finissimo Turbilhão Cronógrafo Esqueleto Automático é resultado de vários anos de desenvolvimento. O calibre consiste em 388 componentes e mede apenas 3,5 mm de espessura. Este é protegido por uma caixa Octo Finissimo, com apenas 7,4 mm de espessura.

Os mestres relojoeiros da Bulgari foram capazes de atingir esta espessura recorrendo a um movimento integrado. Isso significa que o calibre dentro do relógio é integrado directamente na caixa. O calibre ultrafino BVL 388 estabelece o recorde do movimento mais fino com esta combinação de complicações e funções e oferece 52 horas de reserva de marcha.

Octo Finissimo S

O Movimento Automático Estanque Até 100 Metros mais Fino do Mundo

A Bulgari continua a desbravar novos caminhos, agora com o Octo Finissimo S, que alia o mais fino movimento solotempo automático a uma resistência à água até 100 metros.

Disponível numa caixa extra-plana de 40 mm em aço, com mostrador preto ou azul, o Octo Finissimo S bate ao ritmo do movimento automático solotempo mais fino do mundo e vê a sua resistência à água aumentar de 30 para 100 metros.

Apesar do “tour de force” tecnológico representado por estes Finissimo, é o design italiano evidenciado pelos Octo que mais se destaca. Eminentemente puro, trata-se de um estilo que recusa o propósito redutor de um carácter meramente decorativo, submetendo-se ás regras essenciais da proporção. Algo perfeitamente normal, ou não tivesse Fibonacci nascido em Itália.

Turbilhão
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.