Descubra os relógios a não perder e que deverão fazer parte da sua wish list em 2023.

Breguet Marine Hora Mundi

O Hora Mundi junta-se à frota náutica Marine com a sua prática complicação que permite alternar entre dois fusos horários apenas com um toque num botão. A colecção Breguet Marine recebe o Hora Mundi, um relógio de viagem com mecanismo saltante instantâneo de segundo fuso horário e indicações sincronizadas de data e dia/noite. Graças a uma memória prodigiosa que calcula a hora e a data através de um intrincado sistema de cames, martelos e um diferencial integrado, o Hora Mundi é um dos relógios GMT mais complexos do mercado, mas também um dos mais fáceis de manusear.

De facto, ao contrário dos modelos GMT convencionais, neste Marine são os ponteiros centrais que indicam a hora local e a hora de referência a pedido. E não são apenas os ponteiros centrais que saltam instantaneamente, indicando a hora de referência ou a hora local, mas a janela de data e o indicador dia/noite também saltam. Para que a “magia” aconteça, basta puxar a coroa e seleccionar o fuso horário pretendido e pressionar o botão às 8h para que o Breguet Marine Hora Mundi forneça a hora, a data e a indicação dia/noite correspondentes.

Disponível numa caixa de 43,9 mm em ouro branco ou rosa, o Breguet Marine Hora Mundi é alimentado pelo calibre automático de manufactura 77F1, visível através de uma abertura em vidro de safira no fundo da caixa.

Vacheron Constantin Overseas Turbilhão Esqueleto

A colecção Overseas dá as boas-vindas a um novo turbilhão, agora integralmente esqueletizado. O novo modelo integra o movimento automático de manufactura Calibre 2160 SQ, onde o trabalho de esqueletização permitiu reduzir o peso em 20% e redesenhar completamente a arquitectura do mesmo.

Com apenas 5,65 mm de espessura – uma autêntica proeza técnica, tendo em conta a presença de uma gaiola de turbilhão -, graças, em parte, à massa oscilante periférica, este movimento esqueletizado deixa admirar o trabalho realizado na platina base e nas quatro pontes com o tratamento superficial de NAC, que concede tonalidades cinzentas antracite. O mesmo tratamento NAC aplicado às superfícies encontra-se no tambor de corda totalmente esqueletizado, criando uma rosa dos ventos no lado do mostrador, uma característica original do Calibre 2160 SQ.

Neste movimento, a Vacheron Constantin redesenhou ainda o órgão regulador alojado na gaiola do turbilhão e acoplado ao escape. Concebeu-se internamente uma espiral de balanço, equipada com curva terminal Breguet. Ao elevar a espiral exterior ao centro, acima do seu plano horizontal, consegue-se uma disposição que dota a mola de um desenvolvimento concêntrico, melhorando o seu isocronismo.

Disponível em ouro rosa ou titânio – o primeiro modelo da Vacheron Constantin fabricado integralmente neste metal  o novo relógio apresenta marcadores horários em ouro rosa ou branco aplicados ao vidro de safira. Estes mesmos metais são utilizados nos ponteiros que, como os marcadores, são revestidos a SuperLumiNova®. O anel periférico está disponível em ouro rosa lacado a preto ou em ouro branco com tratamento de PVD azul.

Ambas as versões dispõem do sistema de braceletes intercambiáveis e apresentam-se com duas pulseiras em pele e borracha: pretas com fecho de fivela em ouro rosa no caso do modelo em ouro; e azuis com fecho de báscula em titânio, no modelo em titânio.

IWC Portugieser Panda

A icónica colecção Portugieser da IWC recebe dois novos modelos equipados com mostradores Panda. Os novos modelos Portugieser apresentam mostradores contrastantes, conhecidos como Panda, elaborados em tons de azul forte sobre branco e que homenageiam o passado da família de modelos com paletas de cores que lembram o mar. Assim, o Portugieser Automático 7 Dias surge numa caixa de 42,3 mm em aço, com pulseira em pele de crocodilo azul e é equipado com o calibre de manufactura 52010, com sete dias de reserva de marcha.

Já o Portugieser Cronógrafo está disponível numa caixa de 41 mm, também em aço, com pulseira de borracha azul e é movido pelo calibre cronógrafo automático 69355, com 46 horas de reserva de marcha.

Cartier Santos

A colecção Santos de Cartier recebe novos modelos com lunetas azuis e novos mostradores, ambos com um padrão listado inédito. Assim, o modelo grande em aço (39,8 mm x 47,5 mm) disponibiliza, pela primeira vez nesta linha, uma luneta revestida a PVD azul, decorada com ranhuras horizontais. Outra novidade reside nos mostradores que, baseando-se no mesmo conceito da luneta, apresentam também uma área central com ranhuras horizontais e estão disponíveis em azul escuro escovado ou prateado escovado.

O novo Santos de Cartier é movido pelo calibre automático 1847 MC e equipado com o sistema de troca fácil e rápida de bracelete QuickSwitch, sendo entregue com uma pulseira em aço e uma adicional em borracha.

Omega Speedmaster ’57

A linha Omega Speedmaster ’57 de dois contadores, inspirada no primeiro Speedmaster, a ref. CK 2915-X, recebe uma actualização completa. O novo Speedmaster ’57 destaca-se pela presença de um novíssimo movimento cronógrafo de corda manual, o calibre Omega 9906, cujo grande destaque reside no seu tamanho, que transforma os novos modelos Speedmaster ’57 nos menores Speedmasters com certificação Master Chronometer até agora.

Em termos de design, a caixa do novo Speedmaster ’57 foi redesenhada para se assemelhar ainda mais ao perfil do CK 2915 original, apresentando asas rectas sem facetas, protectores de coroa ausentes e uma caixa simétrica. Já o mostrador mantém os clássicos ponteiros “Broad Arrow” e, no mostrador preto, os marcadores das horas afundados e a mesma cor de Super-LumiNova em tons vintage que é encontrada nos lançamentos anteriores do Speedmaster ’57. Finalmente, a luneta recebe uma inserção em aço para a escala do taquímetro, que sofreu um tratamento de gravação a laser preto.

Além do mostrador preto típico, o novo Speedmaster ’57 surpreende ao apresentar outras tonalidades menos comuns, como o verde, bordeaux ou azul.

Blancpain Air Command

A colecção Blancpain Air Command é inspirada num cronógrafo Blancpain dos anos 1950 altamente procurado, produzido em pequenas quantidades. Na esteira do seu antecessor, esta edição limitada permanece fiel ao modelo original, mas com actualizações contemporâneas.

Limitado a 500 exemplares, o Blancpain Air Command Cronógrafo Flyback é, em termos de design, muito semelhante ao original dos anos 1950. As subtis diferenças residem na caixa, coroa e numerais árabes ligeiramente maiores, assim como na posição dos botões do cronógrafo, que denuncia a grande diferença entre os dois modelos: o movimento.

De facto, ao invés do calibre Valjoux 222 que equipava o relógio original, esta edição limitada é movida pelo calibre F388B, um movimento automático com 50 horas de reserva de marcha e cronógrafo de roda de colunas de 1/10 de segundo e embraiagem vertical.

Hublot Square Bang

A Hublot apresenta a sua própria interpretação do relógio quadrado, uma forma totalmente nova para a marca. O Hublot Square Bang Unico é uma reinterpretação do Big Bang, alojado numa caixa quadrada. A nova colecção disponibiliza cinco modelos de 42 mm em três materiais distintos: dois relógios em titânio com luneta em titânio ou cerâmica preta; dois modelos em King Gold, com luneta no mesmo material ou em cerâmica; e uma versão All Black, em cerâmica preta.

Visível através do fundo em vidro de safira da caixa está o calibre de manufactura redondo 1280, um movimento cronógrafo flyback automático com roda de colunas e dupla embraiagem horizontal, ambos colocados do lado do mostrador para serem admirados. O toque final é dado pela pulseira em borracha preta com padrão “quadrado de chocolate” com fecho de báscula e sistema de troca rápida One-Click.

Piaget Polo Skeleton

Apresentado em 2021, o Piaget Polo Skeleton surpreende agora ao exibir o seu mostrador esqueletizado vestido de verde. O Piaget Polo Skeleton exibe orgulhosamente a mestria técnica da marca, com um movimento de manufactura totalmente esqueletizado, emoldurado pela icónica caixa Polo de 42 mm em aço. No modelo de 2022, o calibre automático 1200S1, com micro-rotor e apenas 2,4 mm de espessura apresenta um design moderno, com curvas harmoniosas e contrastes de texturas, que se destaca pelas platinas e pontes revestidas a verde escuro.

A nova versão do Piaget Polo Skeleton é entregue com uma pulseira em aço polido/escovado e uma pulseira em pele de crocodilo verde, ambas intercambiáveis.

Bulgari Octo Finissimo 10.º Aniversário

A Bulgari celebra o 10.º aniversário da icónica colecção Octo Finissimo com um par de edições limitadas que homenageiam, literalmente, o design original. Os novos Octo Finissimo Cronógrafo GMT 10th Anniversary e Octo Finissimo Automático 10th Anniversary apresentam mostradores de “esboço a lápis” que reproduzem os desenhos iniciais de ambos os modelos desenhados por Fabrizio Buonamass Stigliani, chefe de design da divisão de relojoaria da Bulgari. Tal como acontece com os modelos padrão, o mostrador dos novos relógios apresenta-se em titânio jateado, mas, ao contrário dos antecessores, este é impresso com linhas em preto e cinzento que reproduzem os desenhos de Buonamassa.

Ambos os relógios são idênticos à versão padrão, partilhando materiais, dimensões e movimentos. As caixas e pulseiras são em titânio, enquanto as coroas recebem uma inserção de cerâmica preta. O único detalhe extra, além dos mostradores, é a impressão de aniversário na parte inferior do vidro no fundo da caixa.

Breitling Navitimer

Amado por pilotos, coleccionadores e amantes da relojoaria no geral, usado por um astronauta no Espaço e por algumas das maiores estrelas da Terra, o Navitimer é o modelo mais emblemático da Breitling. Hoje, a marca homenageia a lenda com a introdução de uma nova colecção que mantém as características clássicas que transformaram este relógio num ícone, ao mesmo tempo que o actualiza com detalhes modernos.

Para criar o novo Navitimer, a Breitling preservou os aspectos mais reconhecíveis do código de design do ícone, como a régua de cálculo circular, os índices de bastão, os três contadores do cronógrafo e a luneta entalhada para fácil aderência. Já o regresso das asas AOPA à posição original, às 12h, adiciona um toque nostálgico a este relógio retro moderno.

Um olhar mais atento revela os detalhes de modernidade dos novos modelos. Uma régua de cálculo plana e um vidro de safira abobadado criam a ilusão de um perfil mais compacto. A alternância entre acabamentos polidos e escovados confere aos elementos metálicos uma qualidade brilhante, mas discreta. Uma silhueta mais fina da massa oscilante melhora a visão sobre o calibre de manufactura Breitling 01 com certificação COSC, visível através do fundo transparente da caixa. Este movimento, com garantia de cinco anos, disponibiliza aproximadamente 70 horas de reserva de marcha e permite que o utilizador altere a data — agora visível através de uma janela discreta no mostrador — a qualquer momento.

O novo Breitling Navitimer está disponível em vários tamanhos, dois materiais de caixa, várias cores de mostrador e numa panóplia de pulseiras.

Montblanc 1858 Iced Sea Automático Data

Inspirada no maciço do Mont-Blanc, a Montblanc apresenta a colecção 1858 Iced Sea Automático Data. Os novos modelos, que se destacam pelo look desportivo e pelas opções de mostrador que reflectem a profundidade tridimensional dos glaciares, declinam-se em seis versões diferentes.

Em comum, todas as variantes incluem uma caixa de 41 mm, uma luneta em cerâmica estilo mergulho e um verso de caixa sólido com ilustrações 3D. Equipada com uma coroa fácil de manusear, a caixa é resistente à água até 300 metros.

A colecção Montblanc 1858 Iced Sea Automático Data está disponível com três cores de mostrador distintas – azul, verde e preto – representando os diferentes tons dos glaciares. O gelo azul pode ser encontrado no Mar de Gelo do Mont-Blanc e é formado pela incorporação de bolhas de ar no gelo, enquanto o gelo verde é encontrado na Antárctida e é o resultado da presença de microscópicas partículas de musgo de neve. Já o gelo preto é formado quando o gelo não possui inclusões ou bolhas de ar, absorvendo luz suficiente para parecer preto. Este também pode escurecer com depósitos de cinzas vulcânicas na sua estrutura.

Os novos modelos, disponíveis com braceletes de metal intercambiáveis e correias de borracha, estão equipados com o movimento baseado em Sellita SW 300, calibre MB 24.17. Este movimento automático, com funções de horas, minutos, segundos e data, oferece até 38 horas de reserva de marcha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.