Em 2020, a Panerai celebra o 70.º aniversário de um dos seus mais icónicos relógios – Panerai Luminor – com a introdução de novos modelos e novas tecnologias.

Este ano, a Panerai continua o seu processo de desenvolvimento imparável, reinventando as dimensões estéticas do ícone Luminor. A colecção é uma manifestação contemporânea de elementos marcantes da história da marca. Luminor é o nome de uma substância luminescente desenvolvida pela Panerai e de um modelo que ganhou destaque no início dos anos 50, graça à sua utilidade de mergulho e ligação com os feitos militares mais notáveis da marca.

Luminor Marina Goldtech

A Panerai amplia a colecção Luminor Marina com uma nova interpretação moldada a partir de um exclusivo e distintivo metal precioso. Trata-se do Luminor Marina – 44 mm em Panerai Goldtech™. Este material é ouro vermelho derivado de uma fórmula aperfeiçoada pelo Laboratorio di Idee da Panerai e caracterizado por uma elevada percentagem de cobre (24%) combinado com platina (0,4%). O resultado da combinação destes dois materiais é um tom intenso e único e um grau extremo de resistência mecânica e contra a oxidação.

Goldtech é um tipo de ouro vermelho, caracterizado por uma elevada percentagem de cobre combinado com platina. Esta aliança confere ao Goldtech um tom intenso e único e um elevado grau de resistência mecânica e contra a oxidação.

O Luminor Marina – 44 mm Panerai Goldtech™ oferece ainda um novo foco estético que amplia o potencial do ouro. A alternância de acabamentos escovados e brilhantes acentua e realça o carácter dinâmico do mostrador tipo sanduíche azul escuro, com decoração satiné soleil.

Através do fundo da caixa em vidro de safira, pode ser apreciado o funcionamento do calibre P.9010, um movimento automático de apenas 6 mm de espessura, inteiramente concebido e produzido pela Manufatura da Panerai em Neuchâtel. Este dispõe de uma reserva de marcha de três dias, garantida pela presença de dois tambores de corda, e incorpora a função de ajuste rápido da hora, que pode ser adiantada ou atrasada em saltos de uma hora, e está automaticamente ligada ao indicador da data.

Hermético até 5 bares (50 metros de profundidade), o novo Luminor Marina Panerai Goldtech™ – 44 mm vem equipado com uma correia em pele de crocodilo azul com costuras beges e fecho trapezoidal em Panerai Goldtech™ escovado. Uma correia em borracha azul escura completa o conjunto, com uma ferramenta especial que permite alterar e retirar o fecho.

Luminor Marina – 44 mm DMLS

O novo Luminor Marina – 44 mm DMLS destaca-se por combinar características de alta tecnologia com um perfil mais desportivo. O princípio fundamental subjacente ao modelo é a melhoria técnica e estética dos materiais que o compõem: uma mistura de titânio DMLS e Carbotech™.

Leve e muito resistente, a caixa do novo modelo é feita em titânio com a tecnologia Direct Metal Laser Sintering (DMLS), um processo futurista de impressão 3D, através do qual o pó de titânio, sinterizado por um laser de fibra óptica de alta potência, adopta uma forma sólida que cresce 30 mícron (0,03 mm) de cada vez. Trata-se de um processo único, uma vez que pode criar uma cavidade oca no seu interior. Este material, junto com o igualmente avançado Carbotech™, um composto de carbono desenvolvido pelo Laboratorio di Idee da Panerai, usado para a luneta, para a coroa e alavanca do dispositivo protector da coroa Safety Lock, confere ao Luminor Marina – 44 mm DMLS uma estética contemporânea e pouco convencional. Um mostrador antracite com índices e números em SuperLuminova™ realça a identidade visual monocromática.

 

 

No coração deste modelo está o calibre P.9010, um movimento automático com apenas 6 mm de espessura, inteiramente desenhado e desenvolvido pela Manufactura da Panerai em Neuchâtel. Este calibre está equipado com uma função de ajuste rápido da hora, que também altera a data, e de uma reserva de marcha de 3 dias, graças ao duplo tambor de corda.

Hermético até 30 bares (300 metros de profundidade) o novo Luminor Marina – 44 mm DMLS vem acompanhado de uma correia preta Panerai SportechTM com costuras antracite. Uma segunda correia em borracha preta completa o conjunto, juntamente com uma ferramenta específica para remover e substituir o fecho.

Luminor Marina Fibratech™ – 44 mm

No âmbito da ciência dos materiais, a Panerai volta a desafiar os limites do conhecido através de uma descoberta envolvendo fibras do mineral basalto, um elemento especial que integra os novos relógios Panerai Fibratech™. Uma solução usada pela primeira vez na indústria da relojoaria e apresentado hoje no novo Luminor Marina Fibratech™ – 44 mm (PAM01663).

Fibratech™ é feito a partir de fibras minerais unidireccionais, produzidas através da fusão da rocha de basalto; estas fibras, unidas a polímeros, convertem-se em finas camadas que se sobrepõem numa orientação precisa e depois são consolidadas, graças a um processo em que são submetidas a temperaturas elevadas e forte pressão. O resultado é um material 60 % mais leve do que o aço, sólido e altamente resistente contra a corrosão.

Obtido a partir de fibras naturais e eco-sustentáveis, Fibratech é um composto com propriedades físicas e mecânicas incríveis. É 60 % mais leve do que o aço, sólido e altamente resistente contra a corrosão. Testado pela indústria aeroespacial e posteriormente desenvolvido e aperfeiçoado pela Panerai para dar forma aos seus relógios, Fibratech™ é feito a partir de fibras minerais unidireccionais, produzidas através da fusão da rocha de basalto; estas fibras, unidas a polímeros, convertem-se em finas camadas que se sobrepõem numa orientação precisa e depois são consolidadas, graças a um processo controlado em que são submetidas a temperaturas elevadas e forte pressão.

Com uma aparência cinzenta mate pouco homogénea, mas acima de tudo com um aspecto absolutamente impossível de imitar, uma vez que depende inteiramente do corte do material, Fibratech™ abre novas e emocionantes oportunidades para a Panerai no âmbito técnico e estético. Usado para fabricar a caixa do Luminor Marina Fibratech™, é o material predominante de uma mistura que destaca e melhora o Carbotech™, usado para a luneta, a coroa e o dispositivo de alavanca de ponte protector da coroa.

O novo modelo está equipado com o calibre P.9010, um movimento automático de apenas 6 mm de espessura, equipado com a função para repor rapidamente a hora, modificando ao mesmo tempo a data. Este movimento, com duplo tambor de corda, possui uma reserva de marcha de três dias.

Com uma hermeticidade até 30 bares (300 metros), o novo Luminor Marina Fibratech™ – 44 mm apresenta-se com uma correia feita a partir da Panerai Sportech™, um tecido impermeável com efeito de borracha, azul com costuras brancas, equipado com um fecho em titânio trapezoidal, com revestimento preto DLC. Uma segunda correia em borracha azul também vem fornecida, juntamente com uma chave para remover o fecho.

Luminor Marina Carbotech – 44mm

Com o novo PAM01661, a icónica colecção Luminor Marina experimenta o Carbotech. Este material é formado sobrepondo camadas de fibra de carbono umas sobre as outras, alternando o grão a cada camada. Este “mega sanduíche” de carbono é então pressurizado a alta temperatura, ao mesmo tempo que é fundido com uma matriz de ligação à base de PEEK (poli-éter éter cetona). Devido a esta estrutura irregular, cada peça feita de Carbotech é totalmente única e extremamente forte, sendo capaz de suportar choques de qualquer ângulo, pois o impacto é dissipado por toda a estrutura molecular da peça.

No novo Luminor Marina Carbotech, toda a caixa de 44 mm é produzida neste material e destacada por pormenores azuis no mostrador e ponteiros, cor que se estende também ao pesponto da correia. Dentro da caixa bate o calibre P.9010, com apenas 6 mm de espessura, ajuste rápido das horas ligado ao mecanismo da data e duplo tambor de corda, para três dias de reserva de marcha.

Estanque até 300 metros, o Luminor Marina Carbotech é acompanhado por uma correia Panerai Sportech, um material de borracha resistente à água, confortável e prático.

Luminor Luna Rossa GMT – 44 mm

Da parceria da Panerai com a Luna Rossa nasce uma nova linha com função de duplo fuso horário, inspirada pelo Challenger of Record da 36.ª edição da America’s Cup. Trata-se do novo Luminor Luna Rossa GMT – 44 mm, um modelo que incorpora materiais de ponta que a Panerai tem em comum com a equipa Luna Rossa, como o titânio, um metal com propriedades hipoalergénicas e uma ligeireza e resistência à corrupção incomparáveis. Com o revestimento especial em DLC à base de carbono, o metal adquire um maior grau de resistência ao desgaste.

Apresentado para apoiar a Equipa Luna Rossa na regata para a 36.ª edição da America’s Cup, o Luminor Luna Rossa GMT – 44 mm destaca e reafirma o seu papel de relógio oficial com uma inscrição personalizada no mostrador e uma intricada gravação no fundo da caixa. Mas, acima de tudo, explora novas fronteiras com o próprio mostrador, que está coberto de uma fina camada de tecido técnico da equipa de navegação do monoscasco AC75 Luna Rossa.

Seleccionado para garantir o máximo rendimento mecânico, o calibre P.9010/GMT, inteiramente concebido e produzido pela Manufactura da Panerai em Neuchâtel, destaca-se pela presença de dois tambores de corda, que armazenam energia suficiente para uma reserva de marcha de três dias, e um ajuste rápido da hora ligado à modificação da data. A função GMT é crucial para se sincronizar com o fuso horário da Luna Rossa à medida que se aproxima a 36.ª edição da America’s Cup.

Hermético até 30 bares (300 metros de profundidade), o novo Luminor Luna Rossa GMT – 44 mm vem equipado com uma correia em pele de bezerro Ponte Vecchio preta com costuras brancas. Também vem incluída uma correia adicional em borracha preta, juntamente com uma caixa embrulhada em tecido técnico da vela e personalizado com os logótipos da Panerai e Luna Rossa. Também se encontra um certificado que atesta a autenticidade do material técnico do Luna Rossa que compõe o revestimento do mostrador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here