Duplo Turbilhão 30° Technique foi distinguido com o primeiro prémio do Concurso Internacional de Cronometria 2011, que decorreu no Museu de Relojoaria de Locle, na Suíça.

O Duplo Turbilhão 30° Technique viu confirmada a aposta dos relojoeiros Robert Greubel e Stephen Forsey na alta relojoaria mecânica.

Quando em 2004 se lançou na aventura de Greubel Forsey, a dupla relojoeira – que acima de tudo gostam de se reclamar inventores – definiu o que seria a linha mestra do projecto comum: a pesquisa e o desenvolvimento de peças de relojoaria únicas. O modelo Duplo Turbilhão 30° Technique premiado ao mais alto nível, equipado com um duplo turbilhão com uma das gaiolas inclinada a 30 graus, obteve 915 pontos num máximo de mil, arrecadando assim com ampla vantagem o primeiro lugar tanto na categoria dos relógios mecânicos com turbilhão, como no conjunto do competição.

Foram necessários quatro anos de desenvolvimento a Robert Greubel e Stephen Forsey para concluir esta primeira de seis invenções fundamentais assinadas por Greubel Forsey, das quais três já foram convertidas em colecções de relógios.

DT30S_mvt_hd_4mb

No interior de uma caixa de 15 mm de diâmetro rodando durante quatro minutos está contida uma segunda caixa inclinada de 30 graus em relação à primeira, que completa uma revolução em 60 segundos. No seu interior encontra-se o sistema de balanço de inércia variável e espiral de curva Phillips.

A inclinação a 30 graus do plano de rotação da pequena gaiola, na relação de velocidades de rotação das duas gaiolas, permite ao balanço oscilar permanentemente em todos os planos. O peso das duas gaiolas, compreendendo 128 elementos, é de apenas 1,17 gramas.

A complexidade do movimento esqueleto de corda manual do Duplo Turbilhão 30°
Technique, oferece-se ao olhar através do vidro de safira que cobre a caixa de 47,5mm de diâmetro em outro rosa 5N ou platina, no anverso e no fundo. Contando um total de 385 componentes, possui uma reserva de marcha de 120 horas, assegurada por um sistema de quatro barriletes co-axiais com velocidade de rotação rápida, cuja cobertura, gravada em relevo e tratada com níquel-paládio, é visível nas dez horas.

O conjunto articulado de pontes e platinas de maillechort finamente decoradas possui os ângulos polidos e acabamentos também em níquel-paládio. Ponteiros de safira anunciam as horas, ao passo que indicadores sectoriais informam da reserva de marcha, nas 3 horas, e a passagem dos segundos, nas 9 horas.

A mais recente honraria concedida ao Duplo Turbilhão 30° Technique vem acrescentar-se ao formidável palmarés da Greubel Forsey, consagrada como a única marca de relógios a ter conquistado, além daquele, o Prémio Gaïa, atribuído pelo Museu Internacional de Relojoaria da Chaux-de-Fonds, na categoria “Espírito de Empresa” (2009), e o “Ponteiro de Ouro” para o melhor relógio em todas as categorias no Grande Prémio de Relojoaria de Genebra (2010).

O Duplo Turbilhão 30° Technique em ouro 5N de Greubel Forsey é um modelo que define com clareza as características fundamentais de um relógio destinado a coleccionadores, que apenas uma selecção de retalhistas mundiais oferece ao mercado. A busca constante de inovação e de perfeição levada a cabo pela Greubel Forsey a partir da sua base laboratorial instalada no Experimental Watch Technology, tem no modelo Duplo Turbilhão 30° Technique um expoente máximo.

double_tourbillon_30_white_gold_case_black_gold_dial


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS


icon-Movimento
MOVIMENTO

icon-Movimento
CAIXA

icon-Movimento
MOSTRADOR

icon-Movimento
BRACELETE



Boutique relogios

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.