A gravação foi o Métiers d’Art de eleição da Vacheron Constantin para 2015, que apresentou dois novos modelos sob o tema Mécaniques Gravées.

Trata-se de duas peças do tempo distinguidas por movimentos gravados à mão com motivos clássicos. Para esta experiência de gravação integral, a Maison dois dos seus mais celebrados movimentos: os calibres 2260 e 4400.

O principal motivo decorativo utilizado nestes modelos é a folha de acanto, frequentemente utilizada nas colunas Coríntias da arquitectura clássica Grega e Romana. Usando a técnica champlevé, o mestre gravador “escava” o movimento, cerca de 0,2 mm ou menos, de modo a criar uma sensação de profundidade no relevo. Algumas partes do movimento possuem menos de 0,35 mm de espessura, como tal, não há espaço para erros neste processo que leva mais de 10 dias a ser concluído. Depois de gravado, cada calibre é subtilmente patinado com cor antracite para destacar o volume e relevos.

6000a-000p-b025-rv-tr-877781

O Turbilhão 14 Dias, movido pelo calibre manual 2660, está alojado numa caixa de 41 mm em platina. No lado do mostrador, uma visão sobre a gaiola do turbilhão, em forma de cruz de Malta, rodeada por motivos serpenteantes de folhas de acanto, e um indicador de reserva de marcha competem com o anverso do relógio, onde o vidro de safira revela parte dos 231 componentes do movimento. O segundo calibre seleccionado para este tratamento real foi o 4400, apresentado numa caixa de platina de 39 mm. Também aqui, neste modelo solo tempo, o impressionante trabalho de gravação na platina e pontes substitui o mostrador convencional.

Características técnicas

Vacheron Constantin Métiers d’Art Mécaniques Gravées

icon-Movimento

MOVIMENTO

Manual, calibre 2260 (turbilhão) ou 4400 (solo tempo), integralmente gravado e decorado, 18.000 alt/h e 14 dias de reserva de marcha (turbilhão) ou 28.800 alt/h e 65 horas de reserva de marcha (solo tempo), Selo de Genebra.

icon-Caixa

CAIXA

Platina, 41 mm (turbilhão) ou 39 mm (solo tempo), fundo em vidro de safira, estanque até 30 metros (solo tempo).

icon-Mostrador

MOSTRADOR

Esqueletizado, gravado com padrão de folhas de acanto, ponteiros em ouro branco, indicação de horas, minutos, pequenos segundos no turbilhão e reserva de marcha (turbilhão) ou horas e minutos (solo tempo).

BRACELETE

Pele de crocodilo azul-escura cosida à mão com fecho de fivela em platina.

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.