Com os voos supersónicos inaugurais e os foguetões para a Lua, pode dizer-se que o ano de 1969 epitomou a velocidade.

Nesse mesmo ano, a Zenith lançava o primeiro cronógrafo automático de alta frequência: o El Primero, com 36.000 vibrações por hora. Desde a sua génese, este calibre lendário percorreu um longo caminho, tendo sido desenvolvido e combinado com outras complicações.

Em 2010, a Zenith reinventou o principio dos segundos fulminantes (ou foudroyante) com o El Primero Striking 10th, permitindo, não só medir, mas também exibir com precisão os décimos de segundo. Este ano, a marca inicia um novo capítulo ao lançar uma versão desportiva e vanguardista do El Primero Striking 10th: o El Primero Lightweight.

El-Primero-Lightweight_3

Como o próprio nome indica o novo modelo, apesar de apresentar uma caixa maior (45 mm), é bastante mais leve do que o antecessor. Para alcançar uma leveza máxima, a Zenith utilizou todos os meios ao seu alcance.

Desta forma, a caixa do Lightweight apresenta-se em fibra de carbono, enquanto o mítico calibre El Primero é, pela primeira vez, construído em titânio, apresentando também peças, como algumas rodas e alavancas, em silício. O resultado? Uma peça do tempo com apenas 40 gramas, cerca de metade do peso dos El Primero tradicionais.

EL-PRIMERO-mouvement

Esteticamente, o novo modelo limitado a 250 exemplares mantém o ADN da família El Primero, conservando os contadores de três cores da versão original, enquanto o mostrador semi-esqueletizado deixa vislumbrar o movimento.

Os esforços para alcançar uma leveza extrema repetem-se através do esvaziamento dos numerais da data, das asas perfuradas, da coroa e botões em titânio e até do bracelete em Nomex, uma fibra sintética muito leve.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS


icon-Movimento
MOVIMENTO

icon-Movimento
CAIXA

icon-Movimento
MOSTRADOR

icon-Movimento
BRACELETE


A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.